domingo, 26 de maio de 2024

PALAVRAS

 SUAS PALAVRAS


"A boca do justo é manancial de vida, mas na boca dos perversos mora a violência" (Prov 10:11)


A Bíblia dedica especial atenção às palavras. E o livro de Provérbios expõe diversos ensinos a este respeito, como este: “o que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruina” (13:3). Se por um lado, o coração humano abriga a verdadeira guerra por santidade e pureza, por outro, as palavras humanas revelam, em boa medida, o que se passa no coração. 


Em nosso texto de hoje há um importante contraste entre a "boca do justo" e a "boca dos perversos". A dos justos é "manancial de vida" e na dos perversos "mora a violência". Na boca dos justos há encorajamento, acolhimento, compartilhar da fé, repreensão amorosa e silêncio para escutar o outro. A intenção é que o outro amadureça e floresça em todos os aspectos da sua existência, por isto é "manancial de vida". Na boca dos perversos há zombaria, amargura, inveja, crítica gratuita e palavras com duplo sentido. O perverso deseja que as pessoas possam conflitar, pois ali "mora a violência". Irmãos e irmãs, tenhamos muito cuidado com nossas palavras!


Cuide do que você fala. Estou convencido que precisamos falar menos e ouvir mais. Falar menos e orar mais. Falar menos e aprender mais. Devemos cuidar que as nossas palavras sejam um reflexo da nossa fé em Cristo Jesus. Elas devem construir, ajudar, encorajar e promover o amadurecimento e florescimento espiritual. Tenhamos cuidado com palavras ditas sem reflexão, especialmente em situações complexas. Raramente alguém se arrepende por se calar, mas frequentemente há profundo arrependimento por falar aquilo que não deveria. De forma especial, cuidado ao falar quando provocado. Guarde o coração e peça ao Senhor domínio próprio. Jamais retribua o mal com o mal e use as oportunidades de oposição e crítica para responder com amor e glorificar a Cristo. 


Cuide com quem você fala. Às vezes as palavras são certas, mas proferidas na hora errada para as pessoas erradas. É possível que mesmo a verdade, falada na medida e hora errada, venha causar danos. Há momentos de repreender e momentos de encorajar. Há momentos de falar e momentos de ouvir. Há momentos de perguntar e momentos de responder. E é preciso discernimento para saber o tempo certo para cada coisa. Significa que dependemos de Deus. Assim, precisamos orar mais e falar menos.  


Cuide com que intenção você fala. Somos desafiados a cuidar não apenas das palavras, mas das intenções. Assim, devemos nos livrar da hipocrisia, que usa palavras de elogio quando alimenta a crítica no coração; profere palavras de contentamento quando há amargura no coração. Portanto, não agrada ao Senhor cuidarmos apenas das nossas palavras, mas também das nossas intenções. O mais difícil não é fazer o certo, mas fazer o que é certo com a motivação certa. Que o Senhor nos ajude a guardar os corações e as palavras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINAIS

 Esses pequenos sinais nos lembram que a vida está repleta de possibilidades e que, mesmo diante de tudo o que acontece, podemos encontrar m...