terça-feira, 28 de maio de 2024

MÁSCARAS



"abomináveis para o Senhor são os perversos de coração, mas os que andam em integridade são o seu prazer (Prov 11:20)


Somos ensinados a construir e usar máscaras. Os professores que promovem o ensino são competentes e muito experientes: a carne, a sociedade e o maligno. Eles nos ensinam a usar máscaras que escondem quem de fato somos e, assim, usamos máscaras de valentia quando temos medo, máscaras de santidade quando em pecado, máscaras de amizade quando desejamos o mal e máscaras de adoradores quando exaltamos o próprio ego. As pessoas ao nosso redor não nos veem. Olham para nós e enxergam apenas as máscaras. E como as máscaras não somos nós, podemos trocá-las com facilidade. Deus, entretanto, nos ensina outro caminho, o da integridade, que promove a verdade, não as máscaras.


Ao buscar alguém que agradasse o coração de Deus, para ser ungido rei, o profeta Samuel é instruído pelo Senhor: "Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração" (1Sm 16:7). Deus não olha a máscara que você usa. Ele olha e vê o seu coração, e o convida a retirar as máscaras, para a sua paz e a alegria do Eterno. 


O verso de hoje nos diz que Deus abomina os que são perversos de coração, "mas os que andam em integridade são o seu prazer". Que linda expressão: andar em integridade dá prazer a Deus! A palavra hebraica traduzida por "integridade" (tamiym) significa algo completo, inteiro, verdadeiro. Para nós, cristãos, a integridade é ser quem Deus deseja que sejamos, e fazer o que Deus deseja que façamos, sem máscaras ou dissimulações, abraçando e usando apenas a verdade. 


Máscaras servem para esconder. Esconder os medos e temores; as lágrimas e angústias; as capacidades e dons; o pecado e a revolta; a fé e a missão. Máscaras servem para esconder quem somos e como estamos. Os professores do baile de máscaras (carne, sociedade e maligno) nos catequizam dizendo que devemos usá-las para agradar a sociedade e exaltar o nosso ego. É o convite ao orgulho. Em direção contrária, Jesus ensina: "e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8:32).


Máscaras servem para dissimular. Aparência de santidade para quem cultiva o pecado. Aparência de felicidade para casamentos quebrados. Aparência de adoração para aqueles que exaltam o próprio ego. Aparência de cristão para quem está andando em outros caminhos, não o de Cristo. O mundo exalta a aparência e defende que tudo podemos conseguir por meio das máscaras. Esquece, porém, que o Senhor não vê como vê o homem: "... o homem vê o exterior, porém, o Senhor o coração". 


Retire as máscaras. Faça isto primeiramente perante Deus. Ele já o conhece, pois o Senhor sonda e conhece as câmaras secretas do seu ser. Mas Ele se agrada quando o seu povo se abre em sua presença, confessando os segredos do coração. Retire as máscaras perante você mesmo, e faça isto junto à Palavra, para que seja ela o seu espelho. Assim, você verá quem de fato você é e como de fato você está. Retire as máscaras perante os outros. Seja verdadeiro, tanto com os seus dons como as suas limitações. Seja "íntegro" (inteiro, verdadeiro) com Deus, consigo e com os outros, e o Senhor nosso Deus se alegrará! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINAIS

 Esses pequenos sinais nos lembram que a vida está repleta de possibilidades e que, mesmo diante de tudo o que acontece, podemos encontrar m...