quinta-feira, 23 de maio de 2024

BEM

 FAÇA O BEM


"Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo" (Provérbios 3:27).


Um dos pecados mais aplaudidos em nossa geração é o individualismo egocêntrico, que leva muitos a pensarem apenas em si mesmos, seus sonhos, alvos e desejos, sem nutrir qualquer compaixão pelos que sofrem, são injustiçados ou se encontram em total abandono.


O verso de hoje nos ensina de forma imperativa: "Não te furtes a fazer o bem a quem de direito". Esse "bem", na língua hebraica (tôb), significa o que é bom, amável, apropriado e generoso. É curioso que o texto complementa dizendo: "a quem de direito". Em outras palavras, refere-se àqueles que precisam e que estão ao nosso alcance. Isso nos lembra das palavras de Jesus, que nos ensinou a amar o próximo como a nós mesmos (Mt 12:31). A segunda parte do nosso verso ainda diz: "estando na tua mão o poder de fazê-lo". Mesmo diante da injustiça e do sofrimento, nem tudo é possível ser feito; mas há aquilo que está em nossas mãos.


O verso seguinte (v. 28) propõe um exercício prático: "Não digas ao teu próximo: Vai e volta amanhã; então, to darei, se o tens agora contigo". Portanto, faça o que pode ser feito agora, e faça com compaixão e amor. Que grandes e desafiadoras lições! Proponho alguns pontos para reflexão.


Primeiro, ame o seu próximo e faça o bem! Ame o suficiente para se importar com sua dor e angústia, sua necessidade e tribulação. Ame o suficiente para fazer-lhe o bem. Não o despeça para que saia do alcance dos seus olhos e do seu coração. Lembre-se de que uma das marcas de Jesus Cristo foi a compaixão pelas multidões aflitas e exaustas; por isso, Ele foi até elas pregando o Reino, amando os sofredores e curando os enfermos.


Segundo, faça o bem hoje! Diante de guerras crueis e tragédias sem fim, temos a sensação de que os problemas são grandes demais e distantes demais. E talvez sejam. Mas há uma parte que nos cabe. Podemos fazer o bem com aquilo que alcançamos, seja pelo dobrar dos joelhos, ao dar pão a quem tem fome, ajudando o que não tem voz ou ouvindo as dores do necessitado. Comece com o que você pode fazer hoje!


Terceiro, não há bem maior do que partilhar com o perdido a salvação em Cristo Jesus. Não há maior mensagem e compaixão do que apresentar a água viva a quem tem sede. Portanto, abra os olhos para ver as incríveis oportunidades que Deus lhe tem dado de partilhar o evangelho com os de perto e os de longe, falando ao mundo esta insuperável verdade: Jesus vive!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINAIS

 Esses pequenos sinais nos lembram que a vida está repleta de possibilidades e que, mesmo diante de tudo o que acontece, podemos encontrar m...