A MULHER VIRTUOSA
"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias" (Prov 31:10)
No fim do livro de Provérbios encontramos uma seção com 21 versos dedicados à mulher virtuosa, lançando a conhecida pergunta: "mulher virtuosa, quem a achará?"; e apontando para o seu valor, que "excede o de finas jóias" (v.10).
A palavra hebraica traduzida por "virtuosa" (chayil) significa também 'força', 'habilidade', 'valentia' e 'exército'. Trata-se de uma daquelas palavras hebraicas com vasto significado. Em Êxodo é usada para homens "capazes" (Ex 18:21). Em Deuteronômio, para "valentes" (Dt 3:18). Em 2 Crônicas, "exército" (2Cr 13:3). Aponta para pessoas que conciliam um coração valoroso e honrado com valentia, capacidade e força; e, tudo isto, como algo recebido de Deus. Assim, lemos que a mulher virtuosa, o seu valor "excede o de finas joias". O termo "jóias" (paniyn) significa "uma pedra preciosa". Que riquíssimas lições!
Primeiro, a mulher é virtuosa quando reconhece que toda virtude vem de Deus. Ela sabe que é pela graça que permanece fiel, mantém a família no rumo da Palavra, provê o que o esposo e filhos necessitam para uma vida saudável, faz justiça aos oprimidos e socorre os necessitados. Não é por mérito próprio. Assim, ela não se compara a outras, não despreza outras, não se acha melhor do que outras, pois é somente pela maravilhosa graça que está de pé e permanece fiel ao Senhor Jesus.
Segundo, a mulher virtuosa é um raro achado. O próprio texto pergunta: "quem a achará?". Aquele que a tem em sua vida, seja sua mãe, esposa, filha, irmã, tia, amiga ou irmã na fé, deve louvar a Deus por tê-la achado. O esposo que a encontrou deve celebrar a bondade de Deus todos os dias, como eu faço em relação à minha querida esposa Rossana, mulher virtuosa, pela graça de Deus. Tenha um coração grato ao Senhor por ter uma mulher virtuosa em sua família e em sua igreja!
Terceiro, a mulher virtuosa é capaz, valente e humilde. Ela busca ter bom senso, equilíbrio, domínio próprio e, sobretudo, o temor do Senhor. Não fala o que não deve, nem com quem não deve. Guarda o seu coração e ajuda outros também a se guardarem perante Deus. Veremos amanhã outras características, mas destaco uma neste momento: "a força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações" (v.25). Ela tem valentia para lutar e, ao mesmo tempo, mantém a dignidade e a honra por meio da vida piedosa que teme a Deus. Assim, confia no Senhor e não teme o amanhã. Por fim, lembremos: nenhuma mulher é virtuosa sem a graça de Deus, da qual ela precisa todos os dias para manter-se fiel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário