sábado, 31 de agosto de 2024

ILUMINAÇÃO

 A ILUMINAÇÃO 


"Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" (II Coríntios 4:6 ACF)


*ILUMINAÇÃO | gr. φωτισμός - (photismos) | Substantivo Masculino | 

fo-tis-mos' | Sf. 


a) O ato de iluminar, iluminação

b) Brilho, luz brilhante


A luz é associada a Deus, à verdade e à vida. Em (João 8:12), Jesus se apresenta como a luz do mundo, aquele que guia e ilumina os caminhos dos seus seguidores. A luz também simboliza a revelação divina, esclarecendo mentes e corações. Que possamos ser como a luz, irradiando a presença de Deus em meio à escuridão do mundo.


Introdução  


A iluminação espiritual do crente diz respeito à ação do Espírito Santo que ilumina sua mente para que ele possa entender e revelação de Deus na Escritura e apreciar adequadamente as bênçãos da salvação em Cristo. Através da iluminação espiritual o crente é capaz de compreender a esperança e a herança que ele tem em Cristo; bem como de viver de acordo com essa nova realidade.


Na Carta aos Efésios o apóstolo Paulo fala sobre a necessidade da iluminação espiritual do crente. Primeiro, ele fala sobre as grandezas das bênçãos espirituais que os crentes desfrutam por estarem em Cristo, e explica que o selo do Espírito Santo é a garantia da herança eterna dos eleitos (Efésios 1:1-14).


Depois, o apóstolo ora a Deus para que os crentes possam entender a sublimidade dessas bênçãos e que vivam à altura delas (Efésios 1:15-23). Por isso ele diz: “Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força” (Efésios 1:17-19).


A ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL 


A Bíblia não deixa dúvida de que as verdades espirituais só podem ser discernidas espiritualmente. Isso significa que por mais preparada intelectualmente que uma pessoa possa ser, sozinha, por suas próprias faculdades humanas, ela não é capaz de discernir as coisas de Deus.


A Escritura diz que “olho nenhum viu, ouviu nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus” (1 Coríntios 2:9-11).


A boa notícia é que aos crentes não foi dado “o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus”. Assim eles podem entender as coisas que Deus lhes tem dado gratuitamente (1 Coríntios 2:11).


Então quando o apóstolo Paulo ora pela iluminação espiritual do crente, ele se refere ao esclarecimento que os redimidos precisam ter acerca do que Deus, por meio de Cristo, fez por eles. Daí é essencial que o próprio Deus dê aos seus filhos esse entendimento espiritual.


● Nesse sentido, podemos dizer que a iluminação espiritual do crente basicamente é a uma maior compreensão do significado do Evangelho e um entendimento mais apurado da vontade de Deus para sua vida.


A IMPORTÂNCIA DA ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL DO CRENTE 


Com base na oração do apóstolo Paulo no primeiro capítulo da Carta aos Efésios, podemos identificar pelo menos três pontos principais acerca da importância da iluminação espiritual do crente.


a) Em primeiro lugar, a iluminação espiritual é fundamental para que o crente conheça a esperança para a qual Deus o chamou. Essa esperança, como escreve o autor de Hebreus, é a “âncora da alma”, e está fundamentada nas promessas imutáveis de Deus (Hebreus 6:18-20). 


● Como diz Warren Wiersbe, o crente que não compreende a esperança de seu chamamento soberano, santo e celestial, não pode andar de forma digna a esse chamamento.


b) Em segundo lugar, a iluminação espiritual é fundamental para que o crente saiba como são maravilhosas e sublimes as riquezas da gloriosa herança dada pelo Senhor aos santos. Então essa esperança tem a ver com as bênçãos espirituais em Cristo que incluem: a eleição (no passado); a redenção e a santificação (no presente); e principalmente a consumação da herança eterna na glória futura. Em Cristo os crentes são possuidores de riquezas incontáveis, de modo que não lhes falta nada.


c) Em terceiro lugar, a iluminação espiritual é fundamental para que o crente conheça como é grande o poder de Deus. O apóstolo destaca que o crente tem à disposição, agindo em sua vida, o mesmo poder que ressuscitou Jesus dos mortos (Efésios 1:19,20). Com isso, Paulo enfatiza que os crentes podem descansar no infinito poder de Deus que faz com que sua esperança se cumpra e que sua herança seja obtida.


Então com os olhos de seu coração iluminados pelo Espírito Santo, o crente não apenas compreende a esperança de sua vocação e conhece as riquezas de sua herança que está guardada, como também experimenta em sua própria vida o indescritível poder de Deus que garante a consumação de sua bem-aventurança final. 


(Daniel Conegero)


***

O QUE É A DOUTRINA BÍBLICA DA ILUMINAÇÃO?


Em termos simples, a iluminação no sentido espiritual é "ligar a luz" do entendimento em alguma área. Quando a iluminação divina lida com novos conhecimentos ou coisas futuras, nós a chamamos de "profecia". Quando a iluminação lida com a compreensão e aplicação do conhecimento já dado, nós a chamamos de "iluminação". Surge então a pergunta: "Como é que Deus ilumina as mentes daqueles que estudam a Sua Palavra?"


O nível mais básico de iluminação é o conhecimento do pecado; sem esse conhecimento, todo o resto é inútil. Salmo 18:28 diz: "Sim, tu acendes a minha candeia; o Senhor meu Deus alumia as minhas trevas." Salmo 119, o maior capítulo da Bíblia, é uma canção sobre a Palavra de Deus. O versículo 130 diz: "A exposição das tuas palavras dá luz; dá entendimento aos simples." Este versículo estabelece o método básico da iluminação de Deus. Quando a Palavra de Deus entra no coração de uma pessoa, dá luz e entendimento. Por esta razão, somos repetidamente encorajados a estudá-la. Salmo 119:11 diz: "Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti." Os versículos 98 e 99 dizem: "O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação."


O estudo regular da Palavra de Deus dá direção e compreensão nas questões da vida. Este é o primeiro método da iluminação de Deus e o ponto de partida para todos nós. No Salmo 119, encontramos também um outro tipo de iluminação de Deus. O versículo 18 diz: "Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei." Estas "coisas maravilhosas" não são novas revelações, mas coisas que foram escritas muito tempo antes e só agora compreendidas pelo leitor. Da mesma forma, o versículo 73 diz: "As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me entendimento para que aprenda os teus mandamentos." O apelo é por entendimento pessoal para aplicar as leis de Deus. Quinze vezes neste salmo, Deus é convidado a ensinar ou dar conhecimento de Suas leis.


Uma passagem que às vezes provoca controvérsia a respeito da iluminação é João 14:26: "Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito." Jesus estava falando aos Seus discípulos no Cenáculo, dando-lhes as últimas instruções antes de Sua morte. Este grupo especial de homens seria responsável por espalhar as boas novas de Jesus Cristo para o mundo inteiro. Eles tinham passado três anos e meio com Ele, assistindo os Seus milagres e ouvindo os Seus ensinamentos. Ao repassar esses ensinamentos para o resto do mundo, eles precisariam da ajuda especial de Deus em lembrar-se com precisão. Jesus disse que o Espírito Santo os ensinaria e lembraria do que tinha sido dito para que pudessem corretamente transmitir a mensagem aos outros. Embora este versículo ensine que os apóstolos teriam ajuda divina em escrever os Evangelhos, ela não ensina que o Espírito faria o mesmo com todos os crentes.


ENTÃO, COMO FUNCIONA O TRABALHO DA ILUMINAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NOS CRENTES? 


Efésios 1:17-18 nos diz que o Espírito dá sabedoria e revelação a respeito de Jesus Cristo e abre os olhos do entendimento para que possamos conhecer os propósitos de Deus em nossas vidas. Em 1 Coríntios 2:10-13, Deus revela os Seus planos para nós pelo Seu Espírito, o qual nos ensina as coisas espirituais. O contexto aqui aponta para a Palavra de Deus como aquilo que foi revelado. O Espírito de Deus sempre nos apontará para a Palavra de Deus para a nossa instrução. Como Jesus disse aos Seus discípulos em João 16:12-15, o Espírito simplesmente repete o que o Pai e o Filho já disseram. Esta repetição nos ajuda a lembrar e totalmente ouvir o que Deus já nos disse. Às vezes temos que ouvir coisas várias vezes para que possamos realmente "ouvi-las". É aí que o Espírito entra em cena.


Uma coisa que é às vezes negligenciada na discussão de iluminação é o seu propósito. Em ouvir alguns argumentos, parece que todo o propósito da iluminação é uma compreensão exata e acadêmica da Palavra de Deus. Não há dúvida de que Deus deseja que compreendamos corretamente o que Ele nos deu. As palavras têm significado, e devemos prestar atenção aos detalhes nessas palavras. No entanto, um entendimento acadêmico dos fatos não faz bem a ninguém se não houver uma aplicação de tais fatos.


Voltando ao Salmo 119, encontramos declarações sobre o propósito em conexão com os versículos de iluminação. "Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim meditarei nas tuas maravilhas" (v. 27); "Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei, e a observe de todo o meu coração" (v. 34); "Sou teu servo; dá-me entendimento, para que eu conheça os teus testemunhos" (v. 125); "dá-me entendimento, para que eu viva" (v. 144). A iluminação sempre aponta para alguma ação. Por que Deus nos ajuda a entender a Sua Palavra? Para que possamos viver em sua luz. 1 João 1:6 nos desafia: “Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.” Podemos parafrasear esse versículo da seguinte maneira: "Se dissermos que temos sido iluminados, mas ainda andamos na escuridão, mentimos sobre a compreensão da Palavra de Deus." O Espírito de Deus, o qual nos ilumina a compreender a Palavra de Deus, pega esse conhecimento e nos ajuda a vivê-lo. Romanos 8:14 diz: "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." 


● A iluminação do Espírito Santo em nossas vidas é uma confirmação de que somos realmente filhos de Deus. - (Gotquestions)


***

Conclusão


A ILUMINAÇÃO DIVINA 


"Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" (2Coríntios 4.6)


● Iluminar gr. Phõtizõ derivado de phõs (LUZ). usado no intransitivo, significa "dar luz; brilhar", (Ap.22.5). Usado no transitivo, "iluminar; alumiar", é usado metaforicamente em (Efésios 1.18), acerca de "esclarecimento" espiritual; o mesmo se dá em (Jo 1.9), ou seja, "que alumina Todo homem" (por causa da sua vinda); cf. (Ef 3.9; Hb 6.4; Hb 10.32). - (Dicionário VINE)


● gr. photizo


1°) produzir luz, brilhar


2°) iluminar, clarear, ilustrar


3°) fazer brilhar, tornar evidente


3a) fazer algo existir e assim vir a luz e tornar-se claro para todos


4°) esclarecer, espiritualmente, imbuir alguém com o conhecimento salvador


4a) instruir, informar, ensinar


4b) dar entendimento a - (Dic. Strong)


▪︎ "Uma Mente iluminada espiritualmente é o único meio do verdadeiro entendimento e apreciação da esperança e da herança em Cristo e de viver de maneira obediente à ele" - (Jonh MacArthur)


"Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" (2Coríntios 4.6)


▪︎ "A iluminação divina, pois, resulta na conversão. (Uma Luz Divina e Sobrenatural Conferida à Alma, de Forma Imediata, pelo Espírito de Deus, Sendo esta uma Doutrina Tanto bíblica Quanto Racional.)


Essa luz é tal que influencia eficazmente a tendência e modifica a natureza da alma. Assemelha nossa natureza à natureza divina... Esse conhecimento nos desliga do mundo e eleva nossa inclinação quanto às coisas celestes. Faz o coração voltar-se para Deus, como a fonte do bem, a fim de que O escolhamos como nossa única porção. Essa luz, e somente ela, leva a alma a aproximar-se de Cristo e ser salva; molda o coração segundo o evangelho, mortifica sua inimizade e oposição ao plano de salvação ali revelado; leva o coração a aceitar as boas-novas, aderindo e aquiescendo à revelação de Cristo como nosso Salvador, fazendo a alma toda concordar e entrar em sintonia com isso... apegando-se com toda disposição e afinidade, e dispõe eficazmente a alma para que se dedique totalmente a Cristo... Quando atinge o fundo do coração e muda a natureza, assim também inclina eficazmente à obediência total. Mostra que Deus é digno de ser obedecido e servido. Atrai o coração em um amor sincero a Deus... e convence da realidade daquelas gloriosas recompensas que Deus tem prometido aos que Lhe obedecem." - (Jonathan Edwards)


***

REFLEXÃO 


Esse conceito é simples de entender. Imagine que nossa vida sem Deus é uma escuridão (como de fato é). A luz que ilumina essa escuridão é a capacidade que Deus nos dá de entender a Sua palavra inspirada e revelada, de compreender Sua vontade, Seus planos e tudo quanto está contido na Palavra: “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder” (Efésios 1:18-19). Essa iluminação, porém, nos é concedida pela ação do Espírito Santo em nossa vida, que nos capacita a discernir (enxergar de forma iluminada) as coisas de Deus e não apenas por um mero exame racional (humano) da Palavra do Senhor: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Coríntios 2:14).


● Um termo teológico usado para expressar a maneira pela qual o ESPÍRITO SANTO deixa claro para o homem a PALAVRA de Deus, seja pregada ou na forma escrita. Sem uma iluminação das Sagradas Escrituras, nenhum homem pode entender a revelação divina e infalível de Deus, porque as coisas espirituais são entendidas e discernidas apenas espiritualmente, Isto é, pela ajuda do Espírito Santo cf. (1Co 2.11-14; Jo 16.13). Portanto, o apóstolo Paulo orou para que tivéssemos os OLHOS de nossos entendimentos iluminados cf. (Ef 1.18). 


As ESCRITURAS, em seu texto original, é a PALAVRA de Deus inspirada e infalível. A inspiração, portanto, descreve a obra do Espírito Santo nos autores das Escrituras e nas próprias ESCRITURAS; a ILUMINAÇÃO é o meio pelo qual as ESCRITURAS tornam-se Claras para o leitor. 


A ILUMINAÇÃO da mente obscurecida seja de um judeu (Hb 6.4; Hb 10.32) ou de um gentio (2Co 4.4-6), é um aspecto necessário da experiência da salvação. Davi reconheceu que o SENHOR iluminou a suas trevas cf. (Sl 18.28).


"Porque Tu acenderás a minha candeia; o SENHOR meu Deus iluminará as minhas trevas" (Sl 18.28) Rei Davi 


▪︎ "Tendo sido iluminados os olhos do vosso entendimento, para saberdes vós qual é a esperança do Seu chamamento, e qual a riqueza da glória da Sua herança dentro dos santos; E para saberdes qual é a grandeza, que estásuperabundando, do Seu poder para conosco (aqueles que estamos crendo), segundo a efetiva operação da força do Seu poder" (Efésios 1.18-19 LTT)


***

Pense nisso!


"Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos" (Efésios 1:17-18 ACF)


ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL DO CRENTE


Paulo, após ouvir que a fé em Cristo e o amor fraternal entre os crentes de Éfeso estava sendo praticados (Ef 1:12), bem como a alegria de saber que em Cristo todas as bênçãos espirituais são nossas (Ef 1:3), sentiu-se impelido a orar para que Deus os iluminasse, ou seja, que eles tivessem o conhecimento ainda mais firme e inabalável da vocação deles.


• "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça" (Efésios 1:3-7 ACF)


Enfim, temos o Céu, temos a vida eterna, a felicidade plena (João 14:2,3; Fp 3:20). Mas, todas estas bênçãos só são perceptíveis na vida do crente quando ele está sob o sobrenatural de Deus, quando ele tem a iluminação do Espírito Santo para enxergar com os olhos da fé todas estas maravilhas de Deus. Portanto, é preciso ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL, advinda do Espírito Santo da graça, para que enxerguemos esta realidade. Devemos, pois, pedir a Deus que abra o nosso entendimento a fim de que saibamos que somos o povo mais poderoso e o mais feliz da terra, pois temos uma gloriosa e viva esperança que não deve ser abalada pelas circunstâncias adversas.


A ESPERANÇA DA VOCAÇÃO E AS RIQUEZAS DA GLÓRIA


"Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos" (Efésios 1:18 ACF)


Paulo queria que os crentes destinatários de sua epístola tivessem a conscientização do chamado deles e de quão preciosas riquezas espirituais estavam destinados a eles; por isso, orou efusivamente para que os olhos espirituais deles se abrissem e, através da experiência, alcançassem a compreensão da plenitude dessas bênçãos.


INTERCESSÃO - (Ef 1:17-23)


Tendo ouvido a fé que havia entre eles no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos (Ef 1:15), Paulo teve a certeza de que os destinatários de sua epístola eram possuidores das bênçãos já descritas, sendo então levado a orar por eles. A fé e o amor dos crentes impeliram Paulo a oferecer ações de graças ao Senhor e a interceder por eles sem cessar (Ef 1:16). 


Esta intercessão era por iluminação espiritual dos crentes de efésios e de todos os demais cristãos que creram efetivamente no Senhor Jesus. Paulo intercedeu porque sabia que a extensão das bênçãos (Ef 1:3) precisava ser reconhecida pelos crentes. Eles precisavam “saber” (Ef 1:18) qual era a plenitude do que Deus reservou para os santos. A oração se torna um instrumento necessário da revelação, abre nosso coração e ilumina a nossa mente para compreendermos melhor as bênçãos espirituais já reveladas.


Paulo orou pedindo que Deus concedesse a eles “espirito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele” (Ef 1:17) - revelação diz respeito à comunicação de conhecimento; sabedoria diz respeito ao uso adequado do conhecimento na nossa vida. O Espirito Santo é o Espírito de sabedoria (Is 11:2) e de revelação (1Co 2:10). Visto que cada crente tem o Espírito Santo habitando nele, Paulo não orou para que os crentes destinatários de sua epístola recebessem a Pesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA

 UM NOVO DIA   A última pregação de Moisés foi possivelmente a mais emblemática, pois tinha como missão orientar o povo a seguir onde ele nã...