terça-feira, 27 de agosto de 2024

PAZ

 MINHA PAZ


"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14:27 ACF)


*Paz | gr. εἰρήνη - (eirene) | Substantivo Feminino | i-ray'-nay |

Sf. 


1°. um estado de tranquilidade nacional

a) isenção da fúria e devastação da guerra


2°. paz entre indivíduos, ou seja, harmonia, concórdia


3°. segurança, proteção, prosperidade, felicidade, (porque a paz e a harmonia tornam as coisas seguras e prósperas)


4°. da paz do Messias

a) o caminho que leva à paz (salvação)


5°. do cristianismo, o estado tranquilo de uma alma assegurada de sua salvação por meio de Cristo, e portanto, não temendo nada de Deus e contente com sua sorte terrena, seja qual for


6°. o estado abençoado dos homens piedosos e íntegros após a morte


▪︎ A paz é um conceito fundamental que permeia toda a Escritura. É vista como um estado de harmonia, segurança e prosperidade que vai além da ausência de conflitos. A paz é um dom de Deus, e o Novo Testamento enfatiza a paz que Cristo trouxe ao reconciliar a humanidade com Deus. A paz interior, descrita neste texto teológico, é um aspecto importante da espiritualidade cristã, pois traz confiança, contentamento e segurança aos crentes. A busca pela paz, tanto no âmbito individual como no coletivo, é uma jornada espiritual que visa à restauração do relacionamento com Deus e com o próximo, refletindo assim o Reino de Deus na Terra.


▪︎ Paz é uma palavra maravilhosa. Significa tranquilidade, confiança, despreocupação, serenidade, mansidão e segurança; que palavra rica!


Essas palavras em João 14:27 foram ditas por Jesus. Seu desejo não é que apenas os apóstolos tenham paz, mas que eles possuam a paz Dele.


"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus."


Neste texto, Paulo traz uma informação adicional: a paz de Cristo guarda corações e mentes. Não deixamos de ser nós mesmos, nem perdemos nossa individualidade, mas somos transformados em maturidade, graça e amor.


Que presente maravilhoso Cristo nos deixou: uma paz que nos transforma! Cristo nos dá esta paz sobrenatural, em meio ao caos dos dias atuais. Que ele possa guardar o seu coração e a sua mente, para encontrar descanso para a sua alma!


***

A PAZ INTERIOR 


O mundo dá prioridade à paz interior e oferece infinitas possibilidades para aqueles que buscam a "paz de alma e mente". Normalmente, os gurus da paz interior mencionam que a própria pessoa é a fonte da paz. Fala-se muito sobre a meditação, encontrar uma "luz interior" e os chakras. A sabedoria do mundo diz que se precisarmos de ajuda de fora de nós mesmos, ela virá na forma de um "guia espiritual" ou talvez de alguns cristais ou ervas. O problema com essas dicas, além do óbvio endosso à feitiçaria, é que ignoram completamente a fonte da verdadeira paz: o Senhor Jesus Cristo.


A Bíblia tem muito a dizer sobre a paz. Jesus é chamado de Príncipe da Paz (Isaías 9:6). Paulo refere-se ao "Deus de toda a paz" (Romanos 15:13, 33; Gálatas 6:16). Freqüentemente, o termo paz é usado como uma saudação e uma bendição (veja Lucas 24:36). Então, o que exatamente é a paz e como podemos ter "paz interior"?


▪︎ Uma palavra frequentemente traduzida como "paz" na Bíblia na verdade significa "ligar como um todo, quando todas as partes essenciais estão unidas". A paz interior, então, é uma integridade de mente e espírito, e um coração totalmente tranquilo. A paz interior tem pouco a ver com o ambiente externo. Jesus disse: "Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo." Ele também disse a Seus seguidores: "No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo" (João 16:33). Portanto, a paz não é a ausência de problemas; é a presença de Deus.


▪︎ A paz é um fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Quando o "Deus de toda a paz" vem habitar em um coração crente (1 Coríntios 6:19), Ele começa a produzir Suas próprias características naquela vida. A paz interior nasce do conhecimento de que as circunstâncias são temporárias e que Deus é soberano sobre todos (Isaías 46:9-11). A paz vem do exercício da fé no caráter de Deus e em Sua Palavra. Podemos ter paz em meio aos desafios quando lembramos que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:28). Podemos escolher a paz em vez do medo e da preocupação. A paz interior que resulta de um relacionamento com Deus nos permite manter as coisas na perspectiva correta. Podemos aceitar situações difíceis na terra lembrando que nossa cidadania está no céu (Filipenses 3:20).


▪︎ Somos ordenados a "viver em paz" com os outros, no que depender de nós (Romanos 12:18; 2 Coríntios 13:11; Hebreus 12:14). Viver em paz significa que interagimos com aqueles que nos rodeiam de acordo com a nossa própria integridade mental. Nossas reações às circunstâncias podem trazer paz a uma situação caótica. Jesus disse: "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5:9). E Tiago 3:18 diz: "Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz." O desejo de Deus é que aqueles de nós que o conhecemos aprendamos a viver em paz dentro de nós mesmos primeiro. Assim podemos irradiar essa paz para os outros, dando calma e sabedoria às situações tensas, e assim seremos luzes no mundo cf. (Mateus 5:14; Filipenses 2:14-15).


***

A PAZ


A paz é algo que todos desejam, mas poucos parecem encontrar. O que é a paz? Pode ser definida como “tranquilidade, harmonia ou segurança”. Dependendo da situação, pode significar “prosperidade” ou “bem-estar”. Existem diferentes tipos de paz, incluindo paz falsa, paz interior, paz com Deus e paz com o homem.


No Antigo Testamento, a principal palavra hebraica para “paz” é shalom, e refere-se a relacionamentos entre pessoas (Gênesis 34:21), nações (1 Reis 5:12) e Deus com os homens (Salmo 85:8). A paz é um status desejado em cada uma dessas áreas, e shalom é muitas vezes ligado a uma aliança ou promessa cumprida. Um amigo íntimo (literalmente, “amigo da minha paz” no Salmo 41:9) é aquele com quem você ficaria à vontade, um companheiro confiável. “Paz” era a saudação padrão (1 Samuel 25:6), ainda usada em muitas culturas hoje.


A paz está diretamente relacionada às ações e atitudes dos indivíduos; mas, em última análise, é um dom de Deus (Isaías 45:7; Levítico 26:6; João 14:27). A presença de paz indica a bênção de Deus sobre a obediência do homem (Isaías 32:17; Malaquias 2:5) e fé (Isaías 26:3). Não há paz para os ímpios (Isaías 48:22).


Por mais valiosa que seja a paz, não é surpreendente descobrir que às vezes é falsificada. Promessas vazias de paz podem ser usadas para manipular os outros. Homens enganadores falam palavras de paz enquanto secretamente planejam o mal (Obadias 1:7). O Anticristo confirmará um tratado, produzindo uma paz temporária que ele mesmo destruirá abruptamente ao revelar suas verdadeiras intenções (Daniel 9:27). Os falsos mestres proclamam a paz quando Deus está realmente proclamando o julgamento (Ezequiel 13:10-16). No dia de Jeremias, os líderes religiosos lidavam apenas com os sintomas dos problemas nacionais, sem abordar a raiz pecaminosa da crise. Esses falsos profetas declaravam que tudo estava bem entre Deus e Israel: “Paz, paz”, eles disseram, quando não havia paz real (Jeremias 6:14).


● No Novo Testamento, a principal palavra grega para “paz” é eirene, e refere-se a descanso e tranquilidade. Um foco chave da paz no Novo Testamento é o advento de Jesus Cristo, conforme anunciado pelos anjos em Lucas 2:14 (“Paz na terra...”). Isaías havia predito que o Messias seria o Príncipe da Paz (Isaías 9:6), e Ele é chamado de Senhor da paz em 2 Tessalonicenses 3:16. É através da obra de justificação de Cristo que podemos ter paz com Deus (Romanos 5:1), e essa paz manterá nossos corações e mentes seguros (Filipenses 4:7).


▪︎ Deus nos ordena a buscar a paz (Salmo 34:14; Mateus 5:9). Devemos, “pois, seguir as coisas da paz” (Romanos 14:19). Claro, haverá algumas pessoas que não desejam a paz, mas ainda devemos fazer o nosso melhor para estar em paz com elas (Romanos 12:18).


▪︎ Os crentes têm a obrigação de “deixar a paz de Deus governar” em seus corações (Colossenses 3:15). Isso significa que temos a escolha de confiar nas promessas de Deus (deixar Sua paz reinar) ou confiar em nós mesmos e rejeitar a paz que Ele oferece. Jesus deu paz aos Seus discípulos com base na verdade de que Ele venceu o mundo (João 14:27; 16:33). A paz é um fruto do Espírito, portanto, se permitirmos que o Espírito de Deus governe em nossas vidas, experimentaremos a Sua paz (Gálatas 5:22-23). Ter uma mente espiritual traz vida e paz, de acordo com (Romanos 8:6).


▪︎ O mundo continuará a ter guerras e conflitos interpessoais até que Jesus venha estabelecer uma paz verdadeira e duradoura (veja Isaías 11:1-10), mas Deus dará Sua paz àqueles que confiam nEle. Jesus tomou o castigo que traz a nossa paz (Isaías 53:5) e tornou possível que tivéssemos paz com Deus. Quando Sua paz passa a reinar em nossos corações, somos capazes de compartilhar essa paz com os outros; nós nos tornamos publicadores da paz (Isaías 52:7) e ministros da reconciliação (2 Coríntios 5:18).


***

A PAZ DE ESPÍRITO 


A maioria das pessoas definiria "paz de espírito" como a ausência de estresse mental e ansiedade. A única vez que algo semelhante a “paz de espírito” é encontrado na Bíblia é em 2 Coríntios 2:13, onde Paulo diz que não encontrou “tranquilidade no espírito” porque não encontrou Tito em Trôade. A tradução literal dessa frase é "descanso do meu espírito".


A Bíblia usa a palavra paz de várias maneiras diferentes. A paz às vezes se refere a um estado de amizade entre Deus e o homem. Essa paz entre um Deus santo e uma humanidade pecadora foi efetuada pela morte sacrificial de Cristo, “havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz” (Colossenses 1:20). Além disso, como Sumo Sacerdote, o Senhor Jesus mantém esse estado de amizade em favor de todos os que “por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:25). Esse estado de amizade com Deus é um pré-requisito para o segundo tipo de paz, o que às vezes se refere a uma mente tranquila. É somente quando “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1) que podemos experimentar a verdadeira paz de espírito que é um fruto do Espírito Santo, ou seja, Seu fruto exibido em nós ( Gálatas 5:22-23).


Isaías 26:3 nos diz que Deus nos manterá em “perfeita paz” se nossa mente “permanecer” nEle, ou seja, quando nossas mentes se apoiam nEle, focalizam-se nEle e confiam nEle. Nossa tranquilidade mental é “perfeita” ou imperfeita na medida em que “a mente permanece” em Deus, em vez de em nós mesmos ou em nossos problemas. A paz é experimentada quando acreditamos no que a Bíblia diz sobre a proximidade de Deus como no (Salmo 139:1-12) e sobre Sua bondade e poder, Sua misericórdia e amor por Seus filhos e Sua total soberania sobre todas as circunstâncias da vida. Entretanto, não podemos confiar em alguém que não conhecemos, e é crucial, portanto, conhecer intimamente o Príncipe da Paz, Jesus Cristo.


A paz é experimentada como resultado da oração. “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7).


Uma mente e um coração pacíficos são experimentados como resultado do reconhecimento de que um Pai todo-sábio e amoroso tem um propósito em nossas provações. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28).


Deus pode trazer uma variedade de coisas boas, inclusive a paz, das aflições que experimentamos. Até mesmo a disciplina e castigo do Senhor “produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça” em nossas vidas (Hebreus 12:11). Eles fornecem uma nova oportunidade para “esperar em Deus” e eventualmente “louvá-lo” (Salmos 43:5). Eles nos ajudam a “confortar” os outros quando passam por provações semelhantes (2 Coríntios 1:4), e produzem “eterno peso de glória, acima de toda comparação” (2 Coríntios 4:17).


▪︎ A paz de espírito e a tranquilidade do espírito que a acompanha só estão disponíveis quando temos a verdadeira paz com Deus através do sacrifício de Cristo na cruz em pagamento dos nossos pecados. Aqueles que tentam encontrar a paz em atividades mundanas se encontrarão tristemente enganados. Para os cristãos, no entanto, a paz de espírito está disponível através do conhecimento íntimo e da total confiança no Deus que satisfaz, “em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Filipenses 4:19).


(Gotquestions)


***

REFLEXÃO 


A PAZ NA TURBULÊNCIA DA VIDA 


“Deixo-vos a paz, a minha paz nos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (Jo 14.27).


Jesus está no Cenáculo, junto com seus discípulos, na antessala de seu martírio. Longe de estar perplexo e intimidado pelos atrozes sofrimentos que deverá enfrentar, está acalmando o coração de seus discípulos. Uma das promessas mais consoladoras que Jesus ministra a eles é esta: “deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”.


A paz é um estado de alma, quando desfrutamos plena confiança em Deus, mesmo em meio às turbulências mais ruidosas da vida. A paz não é ausência de tempestade; é o senso da presença protetora de Deus em meio à tempestade. Num mundo marcado pela guerra, ferido pelo ódio e encharcado de aflição, nós podemos experimentar a paz de Deus, que excede todo o entendimento. Em vez de vivermos estrangulados pela ansiedade, podemos ser protegidos pela paz. A paz de Deus é a sentinela que guarda a nossa mente e o nosso coração, a nossa razão e os nossos sentimentos.


 A PAZ DE DEUS É DIFERENTE DA PAZ COM DEUS 


Esta fala de um relacionamento certo com Deus; aquela, de um sentimento de descanso em virtude desse relacionamento. A paz com Deus é a causa, e a paz de Deus é o resultado. A paz de Deus substitui a ansiedade, quando nas turbulências da vida, deixamos de olhar para as circunstâncias para adorarmos a Deus por quem ele é e rendermos graças a ele pelo que ele faz. Adoração, petição e gratidão são os remédios divinos para a ansiedade, e a paz de Deus é a cura que invade a nossa mente e o nosso coração. Você, portanto, não precisa viver atormentado; pode experimentar agora mesmo a paz de Deus, que excede todo o entendimento. É dessa paz que Jesus está falando com seus discípulos, na mesma noite em que foi traído por Judas Iscariotes. Foi na mesma noite em que enfrentaria a mais renhida das batalhas, uma batalha de sangrento suor no jardim do Getsêmani; a noite em que Pedro, covardemente o negaria, enquanto sofria cusparadas, açoites e escárnios nas mãos do sinédrio judaico. Naquela noite seus discípulos se dispersariam e Jesus seria sentenciado à morte pelo crime de blasfêmia. Oh, o pastor ferido, está consolando as ovelhas! Oh, o nosso glorioso Redentor está deixando para nós, a sua paz.


ESSA PAZ É DIAMETRALMENTE OPOSTA À PAZ QUE O MUNDO DÁ


A paz que o mundo oferece é uma trégua que sacrifica a verdade, esconde a justiça e aliança-se com o pecado. A paz que o mundo dá é um arremedo de paz. Mas, a paz que Cristo dá é verdadeira. Ela nos coloca num relacionamento certo com Deus, com o próximo e com nós mesmos. Essa paz não é costurada nos bastidores ensombrecidos da iniquidade, mas foi selada na cruz do Calvário. É a paz que coloca os nossos pés no caminho da santidade. É a paz que nos leva a amar até mesmo os nossos inimigos. É a paz que aquieta a nossa alma até mesmo nos vales mais escuros da vida. É a paz que reina em nós, mesmo quando o nosso corpo está sendo surrado pela enfermidade. Esta paz não nos abandona nem mesmo quando cruzamos o vale da sombra da morte. A paz que Cristo dá é a paz que triunfa sobre o medo, vence nossas angústias e nos equipa para vivermos vitoriosamente todos os dias da nossa vida.


Você já conhece essa paz? Está tudo bem com sua alma? Há descanso em sua mente? Há refrigério em seu coração? Você já foi reconciliado com Deus e já desfruta, portanto, da paz com Deus? Você já tem sido inundado com as consolações divinas e, por isso, já tem bebido dessa fonte inexaurível da paz de Deus?


***

Conclusão 


A PAZ COM DEUS 


Ter paz com Deus significa ter sido reconciliado com Ele por meio da obra redentora de nosso Senhor Jesus Cristo. Na Bíblia muitas passagens tratam acerca do que é ter paz com Deus, mas para estudarmos o assunto de forma bastante objetiva, vamos utilizar o capítulo 5 da Carta de Paulo aos Romanos.


Nesse capítulo o apóstolo tratou especialmente acerca da eficácia da justificação pela fé e dos frutos produzidos por ela. Para tanto, o apóstolo recorre a um paralelo entre Adão e Cristo, entre a condenação e a justificação. Com isso, Paulo conseguiu explicar de forma perfeita o que realmente significa ter paz com Deus.


A paz com Deus foi quebrada

Após o evento conhecido como A Queda da Humanidade, o homem foi separado de Deus, no sentido de que, por causa da desobediência do pecado, a comunhão que antes havia foi quebrada.


▪︎ Pela desobediência de Adão o pecado entrou no mundo, e, consequentemente, a morte. Com a transgressão de Adão, toda a humanidade caiu em pecado. Isso significa que todos pecaram e assim estão destituídos da glória de Deus (Rm 3:23).


Em outras palavras, o pecado tornou o homem inimigo de Deus cf. (Rm 5:10). Por si só, homem algum busca a Deus, pois todos se extraviaram e se fizeram inúteis (Rm 3:10-12). Esse estado de inimizade obviamente significa que não há paz, pois a justiça e a santidade de Deus exige a punição do pecado do homem.


A PAZ COM DEUS É RESTABELECIDA 


O homem não é capaz de sozinho se reconciliar com Deus. Não há qualquer mérito ou justiça própria que nos credencie a desfrutar da comunhão com nosso Criador. Dessa forma, a paz com Deus só pode ser restabelecida através da obra expiatória de Cristo na cruz.


Isso implica na verdade de que só é possível ter paz com Deus quando se está vestido de justiça pelos méritos de Cristo. Dessa forma, a Palavra de Deus nos ensina que foi o sacrifício de Cristo que trouxe a reconciliação dos redimidos com Deus.


O HOMEM NÃO MERECIA TER PAZ COM DEUS 


Já vimos que todos pecaram, e que ninguém poderia ser considerado justo por suas próprias obras perante Deus. A grande verdade é que Cristo morreu por ímpios (Rm 5:6), ou seja, não éramos pessoas dignas que mereciam um ato de compaixão. “Mas Deus prova o seu amor para conosco nisto: que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores” (Rm 5:8).


Isso é o suficiente para entendermos que não merecíamos ter paz com Deus. Ninguém que é detestável merece ter qualquer tipo de benefício, e esse é exatamente o estado em que nos encontrávamos. Mas por sua infinita graça, através da morte de Cristo, Deus amou os detestáveis.


O QUE É TER PAZ COM DEUS?


Como já foi dito, ter paz com Deus é basicamente ter sido reconciliado com Ele por meio da obra de Cristo. Esse estado de reconciliação naturalmente nos conduz a uma condição de pleno contentamento, pois resulta na convicção inabalável de que tudo está bem, e na certeza de que, através de Cristo, nossa condição mudou de culpado para justo, de condenado para justificado, de merecedores do salário do pecado para recebedores do dom gratuito de Deus que é a vida eterna (Rm 6:23).


▪︎ É claro que essa paz tem origem no próprio Deus, e é uma bênção a qual Cristo concedeu aos redimidos quando removeu o abismo que os separava de Deus. Ter paz com Deus é saber que a ira dele não está mais sobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA

 UM NOVO DIA   A última pregação de Moisés foi possivelmente a mais emblemática, pois tinha como missão orientar o povo a seguir onde ele nã...