ELE É O SENHOR
(Marcos 16:20)
Encerramos hoje as nossas reflexões no evangelho segundo Marcos. O título dessa série (Quem é Jesus) aponta para o foco do evangelho, que apresenta Jesus Cristo, sua natureza humana e divina, sua singularidade na redenção e centralidade na mensagem proclamada.
Assim, Jesus neste evangelho é o "Filho de Deus" (Mc 1:1), "Senhor" (Mc 1:3), "Santo de Deus" (Mc 1:24), "Cristo" (Mc 8:29), "Filho do Homem" (Mc 8:31), "Rei dos judeus" (Mc 15:2), "Rabi" (Mc 9:5), "Jesus de Nazaré" (Mc 10:47), "Filho de Davi" (Mc 12:35) e "Eu sou" (Mc 14:62).
O último verso deste evangelho nos diz: "E eles, tendo partido, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam" (16:20).
Vemos, portanto, que Jesus é o Senhor absoluto sobre tudo e sobre todos, sobre o fortalecimento dos discípulos e a confirmação da mensagem por meio de sinais. A palavra "sinais" (semeion) se refere a milagres e maravilhas que seguiam a pregação. Que verdades preciosas!
Jesus é Senhor sobre todos. Vimos em Marcos que Jesus é Senhor sobre as tempestades, os demônios, as enfermidades, a dúvida humana, os ataques do inferno e a própria morte. Ele é Senhor sobre os céus e a terra, tudo e todos que há. Devemos, portanto, nos submeter diariamente ao Senhorio de Cristo, colocando perante Ele os nossos planos e desejos, nossos caminhos e escolhas, e pedindo que Ele nos confirme a Sua vontade.
Jesus é Senhor sobre a igreja. É maravilhoso ver como Jesus lidou com os discípulos e aqueles que o seguiam. Ele os abençoava, gerava fé, ensinava o caminho da verdade e da salvação. Ele também os repreendia e confrontava, sobretudo destacando seus pecados e imaturidade. A igreja, portanto, pertence a Cristo. Devemos submeter quem somos e o que fazemos, como igreja, a Jesus Cristo todos os dias. E avaliar, na Palavra e pela ação do Espírito Santo, a confirmação do Senhor para os nossos caminhos.
Jesus é Senhor sobre a mensagem pregada. Lemos neste último versículo que é Jesus quem "coopera" com os discípulos à medida que eles pregam o evangelho. E é Jesus quem "confirma" a mensagem pregada por meio de sinais e maravilhas. Portanto, cabe-nos proclamar com nossas palavras e testemunho de vida quem é Jesus e o que Ele fez por nós. E Ele usará a mensagem pregada para chamar, redimir e guardar, em Seu nome, aqueles que serão salvos. Ele é o Senhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário