Sola Scriptura – Somente as Escrituras
"Toda a Palavra de Deus é pura; Ele é escudo para os que confiam nEle. Nada acrescentes às Suas palavras, para que Ele não te repreenda e sejas achado mentiroso" (Pv 30.5-6)
A Bíblia não contém erros. Ela é infalível em sua mensagem e inerrante em seu conteúdo. Ela tem saído incólume de todos os ataques: tem vencido a fogueira dos intolerantes e triunfado sobre a prepotência dos críticos arrogantes. A Bíblia é a bigorna de Deus que tem quebrado todos os martelos dos céticos. A enxada e a pá dos arqueólogos desmentem a falsa sapiência daqueles que se insurgiram contra sua infalibilidade.
A Bíblia é a inerrante Palavra de Deus, pois ela foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo.
‹‹Se é inspirada, é inerrante, pois Deus não erra! A inerrância é uma decorrência lógica da inspiração. Porque inerrância significa verdade total, sem erros. E o que Deus profere (inspira) tem de ser completamente verdadeiro e sem erros (inerrante)››
"Não interpretemos as Escrituras à luz de nossas experiências. Mas examinemos bem nossas experiências à luz das Escrituras." (Martin Lloyd Jones)
“As Escrituras explicam a si mesmas” (Arthur W Pink)
A Bíblia contém a mente de Deus, o estado do homem, o caminho da salvação, a recompensa dos santos e o julgamento dos pecadores. Suas histórias são verdadeiras, suas doutrinas sagradas, seus preceitos determinantes. Ela contém luz para guiá-lo, alimento para sustentá-lo, conforto para animá-lo. Ela é o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado e o manual do cristão. A Bíblia é um rio de prazer, uma mina de riqueza, um paraíso de glória. Leia-a para ser sábio, creia nela para estar seguro e pratique-a para ser santo››
Reafirmamos a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.
Jonh Wesley disse sobre às ESCRITURAS:
A PALAVRA DE DEUS
A Palavra de Deus é: Semente, Espelho, Alimento, Luz, Arma, Lâmpada, Fogo, Martelo, Espada, Leite, Chuva espiritual, Tesouro para a alma. Mapa do viajante, Cajado do peregrino, Bússola do piloto, Espada do soldado. Ela ataca e defende, Ela fere e cura, Ela justifica e condena, Ela está no céu e também na terra, Ela mostra o caminho da vida e também o caminho da morte, Ela é doce e também amargo, Ela prepara cidadão na terra para o céu. (João Wesley)
Porventura a Minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a pedra?" (Jr 23.29)
A BIGORNA DE DEUS
"Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?" (Jeremias 23.29)
"A Bíblia é a bigorna de Deus que tem quebrado os martelos dos críticos. Muitos se levantaram e ainda se levantam, com argumentos sofismáticos, tentando desacreditar a Palavra de Deus, dizendo que ela é um livro eivado de erros e contradições. Porém, nem a crítica dos céticos nem a fogueira dos intolerantes tem impedido a marcha imperturbável, vitoriosa e sobranceira da Bíblia. Ela é inspirada por Deus, escrita por homens santos, pregada pela igreja, perseguida pelo inferno, crida pelos fiéis. Ela é infalível, pois Jesus disse que as Escrituras não podem falhar. Ela é inerrante, porque toda a Escritura é inspirada por Deus. Ela é suficiente, porque contém tudo quanto precisamos saber para herdarmos a vida eterna".
BÍBLIA, O LIVRO DOS LIVROS
A Bíblia é o livro singular. É o livro dos livros.
É inspirada pelo Espírito Santo e escrita por homens santos.
É inerrante quanto ao seu conteúdo, infalível quanto às suas profecias e suficiente em matéria de fé e prática. A Bíblia é o conteúdo da pregação e o instrumento da nossa santificação. Ela é leite para os neófitos e carne para os amadurecidos. Ela é mais preciosa que ouro e mais doce que o mel. Ela é lâmpada que ilumina e água que purifica. É martelo que quebra a dureza dos corações e fogo que inflama a alma. A Bíblia é a Palavra de Deus e não palavra de homens!
A Bíblia não é um livro comum. É a Palavra de Deus, inerrante, perfeita e completa. Mas não é um livro de mágicas, deve ser lido e estudado de forma responsável, constante e profunda. Cristão que não estuda a Bíblia, não tem a direção de Deus para sua vida (decisões, escolhas, visão de mundo, conforto, etc) e vive apenas por emoções e sentimentos, levado e influenciado por outros, sem contudo, ter convicções firmes e arraigadas nas Escrituras.
‹Não é lícito aos homens, nem mesmo aos anjos, fazerem, nas Santas Escrituras, qualquer acréscimo, diminuição ou mudança. Por conseguinte, nem a antiguidade, nem os costumes, nem a multidão, nem a sabedoria humana, nem os juramentos, nem as sentenças, nem editos, nem os decretos, nem os concílios, nem as visões, nem os milagres se devem contrapor as estas Santas Escrituras; mas, ao contrário, por elas é que todas as coisas se devem examinar, regular e reformar›› (Artigo V da Confissão Reformada da França, adotada em 1559).
"Toda e cada Escritura é dada por assopro de Deus e proveitosa para doutrinação, para reprovação, para correição, para paternal instrução até por castigos aquela (paternal instrução até por castigos) que é em justiça)" (2Tm 3.16 .)
"DADA POR ASSOPRO DE DEUS" ou "assoprada por Deus" ou "INSPIRADA POR DEUS": {theopneustos} significa que toda e cada letra de toda e cada palavra das Escrituras foi assoprada por Deus PARA DENTRO da mente do escritor (respeitando seu vocabulário e estilo), e foi por Deus perfeitamente protegida ao ser escrita por ele e ao ser copiada através dos séculos.
A Palavra de Deus é viva. É ativa e inerentemente poderosa, e o Todo-Poderoso a usa como um cirurgião usa um bisturi, cortando diretamente no coração, e transformando vidas para sempre››
Diz o Catecismo Maior de Westminster:
Como pode ser demonstrado que as Escrituras são a Palavra de Deus?
CMW:
O que é a Palavra de Deus?
As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamentos são a Palavra de Deus, a única regra de fé e prática.
(2Tm 3:16; 2Pe 1:19- 21; Is 8:20; Lc 16:29,31; Gl 1:8-9).
Como se demonstra que as Escrituras são a Palavra de Deus?
Demonstra-se que As ESCRITURAS são a PALAVRA DE DEUS pela sua MAJESTADE e PUREZA do seu conteúdo, pela HARMONIA de todas as suas partes e pelo PROPÓSITO do seu conjunto, que é DAR TODA GLÓRIA a Deus; pela sua LUZ e pelo PODER que possuem para CONVENCER e CONVERTER os pecadores e para EDIFICAR e CONFORTAR os crentes para salvação. O Espírito de Deus, porém, ao TESTEMUNHAR, PELAS Escrituras e JUNTAMENTE com elas, NO coração do homem, é o ÚNICO capaz de PERSUADI-LO completamente do que SÃO realmente a Palavra de Deus.
* (Os 8:12; 1Co 2:6-7; Sl 119:18, 129,140; Sl 12:6; Lc 24:27; At 10:43; At 26.22; Rm 16:25-27; At 28:28; Hb 4:12; Tg 1:18; Sl 19:7-9; Rm 15:4; At 20:32; Jo 16:13-14). (CMW)
( A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS)
"Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, PELA MESMA DOUTRINA CONHECERÁ se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo" (João 7.16-17 .)
Cristo Jesus
"Só a Escritura é a regra inerrante da vida da igreja, mas a igreja evangélica atual fez separação entre a Escritura e sua função oficial. Na prática, a igreja é guiada, por vezes demais, pela cultura. Técnicas terapêuticas, estratégias de marketing, e o ritmo do mundo de entretenimento muitas vezes tem mais voz naquilo que a igreja quer, em como funciona, e no que oferece, do que a Palavra de Deus. Os pastores negligenciam a supervisão do culto, que lhes compete, inclusive o conteúdo doutrinário da música.
À medida que a autoridade bíblica foi abandonada na prática, que suas verdades se enfraqueceram na consciência cristã, e que suas doutrinas perderam sua proeminência, a igreja foi cada vez mais esvaziada de sua integridade, autoridade moral e discernimento.
Em lugar de adaptar a fé cristã para satisfazer as necessidades sentidas dos consumidores, devemos proclamar a Lei como medida única da justiça verdadeira, e o evangelho como a única proclamação da verdade salvadora. A verdade bíblica é indispensável para a compreensão, o desvelo e a disciplina da igreja.
A Escritura deve nos levar além de nossas necessidades percebidas para nossas necessidades reais, e libertar-nos do hábito de nos enxergar por meio das imagens sedutoras, clichês, promessas e prioridades da cultura massificada. É só à luz da verdade de Deus que nós nos entendemos corretamente e abrimos os olhos para a provisão de Deus para a nossa sociedade. A Bíblia, portanto, precisa ser ensinada e pregada na igreja. Os sermões precisam ser exposições da Bíblia e de seus ensino, não a expressão de opinião ou de idéias da época. Não devemos aceitar menos do que aquilo que Deus nos tem dado.
A obra do Espírito Santo na experiência pessoal não pode ser desvinculada da Escritura. O Espírito não fala em formas que independem da Escritura. À parte da Escritura nunca teríamos conhecido a graça de Deus em Cristo. A Palavra bíblica, e não a experiência espiritual, é o teste da verdade. Tese 1: Sola Scriptura
Reafirmamos a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.
Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação."
(Declaração de Cambridge)
NORMAN GEISLER notável apologeta cristão disse:
Quanto à inerrância bíblica:
“Se Deus existe e Ele não falha, e a Bíblia é a Palavra de Deus, então a Bíblia não falha. Logo, se você diz que a Bíblia tem falhas, sendo que a mesma é a Palavra de Deus, então você está afirmando, também, que Deus falha, o que não é verdade”, afirmou. “Alguns podem argumentar dizendo que talvez Deus falhe. Mas como um Deus onisciente pode falhar? Se Ele conhece todas as coisas em todos os aspectos, como Ele pode errar?”
"Sendo dada por Deus verbalmente em toda sua inteireza, a Escritura é isenta de erros ou equívocos em tudo quanto ensina, não somente no que afirma sobre os atos de Deus na criação, sobre os eventos da história mundial e sobre suas origens literárias em conformidade com os desígnios de Deus, como também no testemunho que dá da graça salvadora de Deus na vida de cada indivíduo.
A autoridade da Escritura torna-se inviável se a integridade dessa inerrância divina for de algum modo limitada, negligenciada ou relativizada por uma visão contrária à da Bíblia. Tais lapsos acarretam em perdas tanto para o indivíduo quanto para a Igreja." (Norman Geisler)
(A Inerrância da Bíblia)
"A supremacia das Escrituras. Paulo escreve: “Prega a palavra”. Paulo não ordena a Timóteo a pregar suas próprias ideias nem o autoriza a pregar a mensagem mais popular da época. Timóteo deveria pregar a palavra. Não temos outra mensagem a transmitir a não ser a palavra de Deus. O pregador não pode criar a mensagem; é sua incumbência transmiti-la. Não tem o direito de sonegar parte da mensagem que recebe; deve comunicá-la com inteireza. Hoje, muitos pregadores pregam outro evangelho. Um evangelho que não tem boas novas de salvação.
Um evangelho fabricado no laboratório do enganoso coração humano. Um evangelho que atrai multidões, mas não tem poder para transformá-las. Um evangelho humanista, centrado no homem, e não o evangelho da graça, centrado em Cristo e na sua obra redentora. Floresce hoje o espúrio evangelho da prosperidade, prometendo aos homens as riquezas e glórias deste mundo, mas sonegando a eles a palavra da salvação eterna. Recrudesce um evangelho místico, sincrético, com fortes laivos de paganismo, desviando os incautos da cruz de Cristo, para sua própria ruína e destruição. Ah, é tempo da igreja voltar-se para o lema da Reforma: “Sola Scriptura”!
É preciso interromper essa marcha inglória de uma pregação cheia do homem e vazia de Deus; uma pregação que promete curas, milagres e prosperidade, mas não oferece aos perdidos a vida eterna em Cristo Jesus. É preciso colocar em relevo a mensagem da graça e erguer o estandarte da cruz onde os pregadores infiéis drapejam a bandeira de perigosas heresias.
A tarefa do intérprete é determinar, por rigorosa investigação exegética, o sentido exato das palavras usadas pelo Espírito Santo e, na medida do possível, transmitir os pensamentos de Deus em Sua própria linguagem.(A.W. Pink | A Interpretação das Escrituras)
‹‹Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes›› (1Ts 2.13 )
"Pois, se chamou-os deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada" (João 10.35 )
O termo sola Scriptura simplesmente quer dizer "somente pela Escritura". Essa frase declarava a idéia de que só a Bíblia tem autoridade de obrigar as consciências dos crentes. Os protestantes reconheciam outras formas de autoridade, como cargos da igreja, magistrados civis, credos e Confissões eclesiásticas. Mas viam essas autoridades como sendo derivadas de e subordinadas à autoridade de Deus. Nenhuma dessas autoridades menores era considerada absoluta, porque todas elas eram capazes de erro. Somente Deus é infalível. Autoridades falíveis não podem constranger a consciência de modo absoluto; este direito é reservado somente a Deus e à sua Palavra". (Sproul)
Não interpretemos as Escrituras à luz de nossas experiências. Mas examinemos bem nossas experiências à luz das Escrituras" (Martin Lloyd Jones)
As escrituras são como um facho de luz que iluminam nossa mente e dão lugar à orientação e à inspiração do alto" (Richard G. Scott)
O grande é notável J. I. Packer disse uma grande verdade: "Os lobos sempre vão rosnar quando as Escrituras forem anunciadas com ousadia" (J.l. Packer)
• ‹‹Os escritores bíblicos não inventaram suas próprias palavras, de acordo com as coisas que haviam aprendido, mas apenas expressaram as palavras que receberam›› (John Owen)
• As Escrituras não precisam da aprovação dos homens para ser verdadeira, pois até em sua negação, ela estará cumprindo seu propósito.
"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada" (1Pe 1.23,25 )
"Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente" (Isaías 40.8 )
"Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas" (Tg 1.18 )
• "Pois a Escritura é a escola do Espírito Santo, na qual não se deixa de pôr coisa alguma necessária e útil de se conhecer, nem tampouco se ensina nada mais além do que se precisa saber" (João Calvino)
• "Estuda a Palavra, para que tua Fé não esteja firmada em sabedoria de homens, mas no poder de DEUS" (C. H. Spurgeon)
"Se Ele (Deus) *os* chamou de deuses, (isto é,) àqueles aos quais a Palavra de Deus veio (e não pode a Escritura ser destruída anulada)" (Jo 10.35 .
● As Escrituras é para Deus o quê uma luva cirúrgica é para o cirurgião, Deus chega até essas Palavras para tocar lá no fundo do seu íntimo.
"Porque vivendo está a Palavra de Deus, e é eficaz poderosa e mais afiada do que toda espada de dois gumes, mesmo penetrando (a Palavra) até (chegar à ação de o) fazer divisão tanto (dentro) da alma como (dentro) do espírito, e tanto (dentro) das juntas como (dentro) das medulas, e é juiza discernidora dos pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4.12 Pois a Escritura é a escola do Espírito Santo, na qual não se deixa de pôr coisa alguma necessária e útil de se conhecer, nem tampouco se ensina nada mais além do que se precisa saber.
O ESPÍRITO SANTO ILUMINA ÀS ESCRITURAS E NOS MOSTRA CRISTO"
"Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nossSola Scriptura – Somente as Escrituras
"Toda a Palavra de Deus é pura; Ele é escudo para os que confiam nEle. Nada acrescentes às Suas palavras, para que Ele não te repreenda e sejas achado mentiroso" (Pv 30.5-6)
A Bíblia não contém erros. Ela é infalível em sua mensagem e inerrante em seu conteúdo. Ela tem saído incólume de todos os ataques: tem vencido a fogueira dos intolerantes e triunfado sobre a prepotência dos críticos arrogantes. A Bíblia é a bigorna de Deus que tem quebrado todos os martelos dos céticos. A enxada e a pá dos arqueólogos desmentem a falsa sapiência daqueles que se insurgiram contra sua infalibilidade.
A Bíblia é a inerrante Palavra de Deus, pois ela foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo.
‹‹Se é inspirada, é inerrante, pois Deus não erra! A inerrância é uma decorrência lógica da inspiração. Porque inerrância significa verdade total, sem erros. E o que Deus profere (inspira) tem de ser completamente verdadeiro e sem erros (inerrante)››
"Não interpretemos as Escrituras à luz de nossas experiências. Mas examinemos bem nossas experiências à luz das Escrituras." (Martin Lloyd Jones)
“As Escrituras explicam a si mesmas” (Arthur W Pink)
A Bíblia contém a mente de Deus, o estado do homem, o caminho da salvação, a recompensa dos santos e o julgamento dos pecadores. Suas histórias são verdadeiras, suas doutrinas sagradas, seus preceitos determinantes. Ela contém luz para guiá-lo, alimento para sustentá-lo, conforto para animá-lo. Ela é o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado e o manual do cristão. A Bíblia é um rio de prazer, uma mina de riqueza, um paraíso de glória. Leia-a para ser sábio, creia nela para estar seguro e pratique-a para ser santo››
Reafirmamos a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.
Jonh Wesley disse sobre às ESCRITURAS:
A PALAVRA DE DEUS
A Palavra de Deus é: Semente, Espelho, Alimento, Luz, Arma, Lâmpada, Fogo, Martelo, Espada, Leite, Chuva espiritual, Tesouro para a alma. Mapa do viajante, Cajado do peregrino, Bússola do piloto, Espada do soldado. Ela ataca e defende, Ela fere e cura, Ela justifica e condena, Ela está no céu e também na terra, Ela mostra o caminho da vida e também o caminho da morte, Ela é doce e também amargo, Ela prepara cidadão na terra para o céu. (João Wesley)
Porventura a Minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a pedra?" (Jr 23.29)
A BIGORNA DE DEUS
"Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?" (Jeremias 23.29)
"A Bíblia é a bigorna de Deus que tem quebrado os martelos dos críticos. Muitos se levantaram e ainda se levantam, com argumentos sofismáticos, tentando desacreditar a Palavra de Deus, dizendo que ela é um livro eivado de erros e contradições. Porém, nem a crítica dos céticos nem a fogueira dos intolerantes tem impedido a marcha imperturbável, vitoriosa e sobranceira da Bíblia. Ela é inspirada por Deus, escrita por homens santos, pregada pela igreja, perseguida pelo inferno, crida pelos fiéis. Ela é infalível, pois Jesus disse que as Escrituras não podem falhar. Ela é inerrante, porque toda a Escritura é inspirada por Deus. Ela é suficiente, porque contém tudo quanto precisamos saber para herdarmos a vida eterna".
BÍBLIA, O LIVRO DOS LIVROS
A Bíblia é o livro singular. É o livro dos livros.
É inspirada pelo Espírito Santo e escrita por homens santos.
É inerrante quanto ao seu conteúdo, infalível quanto às suas profecias e suficiente em matéria de fé e prática. A Bíblia é o conteúdo da pregação e o instrumento da nossa santificação. Ela é leite para os neófitos e carne para os amadurecidos. Ela é mais preciosa que ouro e mais doce que o mel. Ela é lâmpada que ilumina e água que purifica. É martelo que quebra a dureza dos corações e fogo que inflama a alma. A Bíblia é a Palavra de Deus e não palavra de homens!
A Bíblia não é um livro comum. É a Palavra de Deus, inerrante, perfeita e completa. Mas não é um livro de mágicas, deve ser lido e estudado de forma responsável, constante e profunda. Cristão que não estuda a Bíblia, não tem a direção de Deus para sua vida (decisões, escolhas, visão de mundo, conforto, etc) e vive apenas por emoções e sentimentos, levado e influenciado por outros, sem contudo, ter convicções firmes e arraigadas nas Escrituras.
‹Não é lícito aos homens, nem mesmo aos anjos, fazerem, nas Santas Escrituras, qualquer acréscimo, diminuição ou mudança. Por conseguinte, nem a antiguidade, nem os costumes, nem a multidão, nem a sabedoria humana, nem os juramentos, nem as sentenças, nem editos, nem os decretos, nem os concílios, nem as visões, nem os milagres se devem contrapor as estas Santas Escrituras; mas, ao contrário, por elas é que todas as coisas se devem examinar, regular e reformar›› (Artigo V da Confissão Reformada da França, adotada em 1559).
"Toda e cada Escritura é dada por assopro de Deus e proveitosa para doutrinação, para reprovação, para correição, para paternal instrução até por castigos aquela (paternal instrução até por castigos) que é em justiça)" (2Tm 3.16 .)
"DADA POR ASSOPRO DE DEUS" ou "assoprada por Deus" ou "INSPIRADA POR DEUS": {theopneustos} significa que toda e cada letra de toda e cada palavra das Escrituras foi assoprada por Deus PARA DENTRO da mente do escritor (respeitando seu vocabulário e estilo), e foi por Deus perfeitamente protegida ao ser escrita por ele e ao ser copiada através dos séculos.
A Palavra de Deus é viva. É ativa e inerentemente poderosa, e o Todo-Poderoso a usa como um cirurgião usa um bisturi, cortando diretamente no coração, e transformando vidas para sempre››
Diz o Catecismo Maior de Westminster:
Como pode ser demonstrado que as Escrituras são a Palavra de Deus?
CMW:
O que é a Palavra de Deus?
As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamentos são a Palavra de Deus, a única regra de fé e prática.
(2Tm 3:16; 2Pe 1:19- 21; Is 8:20; Lc 16:29,31; Gl 1:8-9).
Como se demonstra que as Escrituras são a Palavra de Deus?
Demonstra-se que As ESCRITURAS são a PALAVRA DE DEUS pela sua MAJESTADE e PUREZA do seu conteúdo, pela HARMONIA de todas as suas partes e pelo PROPÓSITO do seu conjunto, que é DAR TODA GLÓRIA a Deus; pela sua LUZ e pelo PODER que possuem para CONVENCER e CONVERTER os pecadores e para EDIFICAR e CONFORTAR os crentes para salvação. O Espírito de Deus, porém, ao TESTEMUNHAR, PELAS Escrituras e JUNTAMENTE com elas, NO coração do homem, é o ÚNICO capaz de PERSUADI-LO completamente do que SÃO realmente a Palavra de Deus.
* (Os 8:12; 1Co 2:6-7; Sl 119:18, 129,140; Sl 12:6; Lc 24:27; At 10:43; At 26.22; Rm 16:25-27; At 28:28; Hb 4:12; Tg 1:18; Sl 19:7-9; Rm 15:4; At 20:32; Jo 16:13-14). (CMW)
( A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS)
"Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, PELA MESMA DOUTRINA CONHECERÁ se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo" (João 7.16-17 .)
Cristo Jesus
"Só a Escritura é a regra inerrante da vida da igreja, mas a igreja evangélica atual fez separação entre a Escritura e sua função oficial. Na prática, a igreja é guiada, por vezes demais, pela cultura. Técnicas terapêuticas, estratégias de marketing, e o ritmo do mundo de entretenimento muitas vezes tem mais voz naquilo que a igreja quer, em como funciona, e no que oferece, do que a Palavra de Deus. Os pastores negligenciam a supervisão do culto, que lhes compete, inclusive o conteúdo doutrinário da música.
À medida que a autoridade bíblica foi abandonada na prática, que suas verdades se enfraqueceram na consciência cristã, e que suas doutrinas perderam sua proeminência, a igreja foi cada vez mais esvaziada de sua integridade, autoridade moral e discernimento.
Em lugar de adaptar a fé cristã para satisfazer as necessidades sentidas dos consumidores, devemos proclamar a Lei como medida única da justiça verdadeira, e o evangelho como a única proclamação da verdade salvadora. A verdade bíblica é indispensável para a compreensão, o desvelo e a disciplina da igreja.
A Escritura deve nos levar além de nossas necessidades percebidas para nossas necessidades reais, e libertar-nos do hábito de nos enxergar por meio das imagens sedutoras, clichês, promessas e prioridades da cultura massificada. É só à luz da verdade de Deus que nós nos entendemos corretamente e abrimos os olhos para a provisão de Deus para a nossa sociedade. A Bíblia, portanto, precisa ser ensinada e pregada na igreja. Os sermões precisam ser exposições da Bíblia e de seus ensino, não a expressão de opinião ou de idéias da época. Não devemos aceitar menos do que aquilo que Deus nos tem dado.
A obra do Espírito Santo na experiência pessoal não pode ser desvinculada da Escritura. O Espírito não fala em formas que independem da Escritura. À parte da Escritura nunca teríamos conhecido a graça de Deus em Cristo. A Palavra bíblica, e não a experiência espiritual, é o teste da verdade. Tese 1: Sola Scriptura
Reafirmamos a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.
Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação."
(Declaração de Cambridge)
NORMAN GEISLER notável apologeta cristão disse:
Quanto à inerrância bíblica:
“Se Deus existe e Ele não falha, e a Bíblia é a Palavra de Deus, então a Bíblia não falha. Logo, se você diz que a Bíblia tem falhas, sendo que a mesma é a Palavra de Deus, então você está afirmando, também, que Deus falha, o que não é verdade”, afirmou. “Alguns podem argumentar dizendo que talvez Deus falhe. Mas como um Deus onisciente pode falhar? Se Ele conhece todas as coisas em todos os aspectos, como Ele pode errar?”
"Sendo dada por Deus verbalmente em toda sua inteireza, a Escritura é isenta de erros ou equívocos em tudo quanto ensina, não somente no que afirma sobre os atos de Deus na criação, sobre os eventos da história mundial e sobre suas origens literárias em conformidade com os desígnios de Deus, como também no testemunho que dá da graça salvadora de Deus na vida de cada indivíduo.
A autoridade da Escritura torna-se inviável se a integridade dessa inerrância divina for de algum modo limitada, negligenciada ou relativizada por uma visão contrária à da Bíblia. Tais lapsos acarretam em perdas tanto para o indivíduo quanto para a Igreja." (Norman Geisler)
(A Inerrância da Bíblia)
"A supremacia das Escrituras. Paulo escreve: “Prega a palavra”. Paulo não ordena a Timóteo a pregar suas próprias ideias nem o autoriza a pregar a mensagem mais popular da época. Timóteo deveria pregar a palavra. Não temos outra mensagem a transmitir a não ser a palavra de Deus. O pregador não pode criar a mensagem; é sua incumbência transmiti-la. Não tem o direito de sonegar parte da mensagem que recebe; deve comunicá-la com inteireza. Hoje, muitos pregadores pregam outro evangelho. Um evangelho que não tem boas novas de salvação.
Um evangelho fabricado no laboratório do enganoso coração humano. Um evangelho que atrai multidões, mas não tem poder para transformá-las. Um evangelho humanista, centrado no homem, e não o evangelho da graça, centrado em Cristo e na sua obra redentora. Floresce hoje o espúrio evangelho da prosperidade, prometendo aos homens as riquezas e glórias deste mundo, mas sonegando a eles a palavra da salvação eterna. Recrudesce um evangelho místico, sincrético, com fortes laivos de paganismo, desviando os incautos da cruz de Cristo, para sua própria ruína e destruição. Ah, é tempo da igreja voltar-se para o lema da Reforma: “Sola Scriptura”!
É preciso interromper essa marcha inglória de uma pregação cheia do homem e vazia de Deus; uma pregação que promete curas, milagres e prosperidade, mas não oferece aos perdidos a vida eterna em Cristo Jesus. É preciso colocar em relevo a mensagem da graça e erguer o estandarte da cruz onde os pregadores infiéis drapejam a bandeira de perigosas heresias.
A tarefa do intérprete é determinar, por rigorosa investigação exegética, o sentido exato das palavras usadas pelo Espírito Santo e, na medida do possível, transmitir os pensamentos de Deus em Sua própria linguagem.(A.W. Pink | A Interpretação das Escrituras)
‹‹Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes›› (1Ts 2.13 )
"Pois, se chamou-os deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada" (João 10.35 )
O termo sola Scriptura simplesmente quer dizer "somente pela Escritura". Essa frase declarava a idéia de que só a Bíblia tem autoridade de obrigar as consciências dos crentes. Os protestantes reconheciam outras formas de autoridade, como cargos da igreja, magistrados civis, credos e Confissões eclesiásticas. Mas viam essas autoridades como sendo derivadas de e subordinadas à autoridade de Deus. Nenhuma dessas autoridades menores era considerada absoluta, porque todas elas eram capazes de erro. Somente Deus é infalível. Autoridades falíveis não podem constranger a consciência de modo absoluto; este direito é reservado somente a Deus e à sua Palavra". (Sproul)
Não interpretemos as Escrituras à luz de nossas experiências. Mas examinemos bem nossas experiências à luz das Escrituras" (Martin Lloyd Jones)
As escrituras são como um facho de luz que iluminam nossa mente e dão lugar à orientação e à inspiração do alto" (Richard G. Scott)
O grande é notável J. I. Packer disse uma grande verdade: "Os lobos sempre vão rosnar quando as Escrituras forem anunciadas com ousadia" (J.l. Packer)
• ‹‹Os escritores bíblicos não inventaram suas próprias palavras, de acordo com as coisas que haviam aprendido, mas apenas expressaram as palavras que receberam›› (John Owen)
• As Escrituras não precisam da aprovação dos homens para ser verdadeira, pois até em sua negação, ela estará cumprindo seu propósito.
"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada" (1Pe 1.23,25 )
"Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente" (Isaías 40.8 )
"Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas" (Tg 1.18 )
• "Pois a Escritura é a escola do Espírito Santo, na qual não se deixa de pôr coisa alguma necessária e útil de se conhecer, nem tampouco se ensina nada mais além do que se precisa saber" (João Calvino)
• "Estuda a Palavra, para que tua Fé não esteja firmada em sabedoria de homens, mas no poder de DEUS" (C. H. Spurgeon)
"Se Ele (Deus) *os* chamou de deuses, (isto é,) àqueles aos quais a Palavra de Deus veio (e não pode a Escritura ser destruída anulada)" (Jo 10.35 .
● As Escrituras é para Deus o quê uma luva cirúrgica é para o cirurgião, Deus chega até essas Palavras para tocar lá no fundo do seu íntimo.
"Porque vivendo está a Palavra de Deus, e é eficaz poderosa e mais afiada do que toda espada de dois gumes, mesmo penetrando (a Palavra) até (chegar à ação de o) fazer divisão tanto (dentro) da alma como (dentro) do espírito, e tanto (dentro) das juntas como (dentro) das medulas, e é juiza discernidora dos pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4.12 Pois a Escritura é a escola do Espírito Santo, na qual não se deixa de pôr coisa alguma necessária e útil de se conhecer, nem tampouco se ensina nada mais além do que se precisa saber.
O ESPÍRITO SANTO ILUMINA ÀS ESCRITURAS E NOS MOSTRA CRISTO"
"Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nossSola Scriptura – Somente as Escrituras
"Toda a Palavra de Deus é pura; Ele é escudo para os que confiam nEle. Nada acrescentes às Suas palavras, para que Ele não te repreenda e sejas achado mentiroso" (Pv 30.5-6)
A Bíblia não contém erros. Ela é infalível em sua mensagem e inerrante em seu conteúdo. Ela tem saído incólume de todos os ataques: tem vencido a fogueira dos intolerantes e triunfado sobre a prepotência dos críticos arrogantes. A Bíblia é a bigorna de Deus que tem quebrado todos os martelos dos céticos. A enxada e a pá dos arqueólogos desmentem a falsa sapiência daqueles que se insurgiram contra sua infalibilidade.
A Bíblia é a inerrante Palavra de Deus, pois ela foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo.
‹‹Se é inspirada, é inerrante, pois Deus não erra! A inerrância é uma decorrência lógica da inspiração. Porque inerrância significa verdade total, sem erros. E o que Deus profere (inspira) tem de ser completamente verdadeiro e sem erros (inerrante)››
"Não interpretemos as Escrituras à luz de nossas experiências. Mas examinemos bem nossas experiências à luz das Escrituras." (Martin Lloyd Jones)
“As Escrituras explicam a si mesmas” (Arthur W Pink)
A Bíblia contém a mente de Deus, o estado do homem, o caminho da salvação, a recompensa dos santos e o julgamento dos pecadores. Suas histórias são verdadeiras, suas doutrinas sagradas, seus preceitos determinantes. Ela contém luz para guiá-lo, alimento para sustentá-lo, conforto para animá-lo. Ela é o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado e o manual do cristão. A Bíblia é um rio de prazer, uma mina de riqueza, um paraíso de glória. Leia-a para ser sábio, creia nela para estar seguro e pratique-a para ser santo››
Reafirmamos a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.
Jonh Wesley disse sobre às ESCRITURAS:
A PALAVRA DE DEUS
A Palavra de Deus é: Semente, Espelho, Alimento, Luz, Arma, Lâmpada, Fogo, Martelo, Espada, Leite, Chuva espiritual, Tesouro para a alma. Mapa do viajante, Cajado do peregrino, Bússola do piloto, Espada do soldado. Ela ataca e defende, Ela fere e cura, Ela justifica e condena, Ela está no céu e também na terra, Ela mostra o caminho da vida e também o caminho da morte, Ela é doce e também amargo, Ela prepara cidadão na terra para o céu. (João Wesley)
Porventura a Minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a pedra?" (Jr 23.29)
A BIGORNA DE DEUS
"Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?" (Jeremias 23.29)
"A Bíblia é a bigorna de Deus que tem quebrado os martelos dos críticos. Muitos se levantaram e ainda se levantam, com argumentos sofismáticos, tentando desacreditar a Palavra de Deus, dizendo que ela é um livro eivado de erros e contradições. Porém, nem a crítica dos céticos nem a fogueira dos intolerantes tem impedido a marcha imperturbável, vitoriosa e sobranceira da Bíblia. Ela é inspirada por Deus, escrita por homens santos, pregada pela igreja, perseguida pelo inferno, crida pelos fiéis. Ela é infalível, pois Jesus disse que as Escrituras não podem falhar. Ela é inerrante, porque toda a Escritura é inspirada por Deus. Ela é suficiente, porque contém tudo quanto precisamos saber para herdarmos a vida eterna".
BÍBLIA, O LIVRO DOS LIVROS
A Bíblia é o livro singular. É o livro dos livros.
É inspirada pelo Espírito Santo e escrita por homens santos.
É inerrante quanto ao seu conteúdo, infalível quanto às suas profecias e suficiente em matéria de fé e prática. A Bíblia é o conteúdo da pregação e o instrumento da nossa santificação. Ela é leite para os neófitos e carne para os amadurecidos. Ela é mais preciosa que ouro e mais doce que o mel. Ela é lâmpada que ilumina e água que purifica. É martelo que quebra a dureza dos corações e fogo que inflama a alma. A Bíblia é a Palavra de Deus e não palavra de homens!
A Bíblia não é um livro comum. É a Palavra de Deus, inerrante, perfeita e completa. Mas não é um livro de mágicas, deve ser lido e estudado de forma responsável, constante e profunda. Cristão que não estuda a Bíblia, não tem a direção de Deus para sua vida (decisões, escolhas, visão de mundo, conforto, etc) e vive apenas por emoções e sentimentos, levado e influenciado por outros, sem contudo, ter convicções firmes e arraigadas nas Escrituras.
‹Não é lícito aos homens, nem mesmo aos anjos, fazerem, nas Santas Escrituras, qualquer acréscimo, diminuição ou mudança. Por conseguinte, nem a antiguidade, nem os costumes, nem a multidão, nem a sabedoria humana, nem os juramentos, nem as sentenças, nem editos, nem os decretos, nem os concílios, nem as visões, nem os milagres se devem contrapor as estas Santas Escrituras; mas, ao contrário, por elas é que todas as coisas se devem examinar, regular e reformar›› (Artigo V da Confissão Reformada da França, adotada em 1559).
"Toda e cada Escritura é dada por assopro de Deus e proveitosa para doutrinação, para reprovação, para correição, para paternal instrução até por castigos aquela (paternal instrução até por castigos) que é em justiça)" (2Tm 3.16 .)
"DADA POR ASSOPRO DE DEUS" ou "assoprada por Deus" ou "INSPIRADA POR DEUS": {theopneustos} significa que toda e cada letra de toda e cada palavra das Escrituras foi assoprada por Deus PARA DENTRO da mente do escritor (respeitando seu vocabulário e estilo), e foi por Deus perfeitamente protegida ao ser escrita por ele e ao ser copiada através dos séculos.
A Palavra de Deus é viva. É ativa e inerentemente poderosa, e o Todo-Poderoso a usa como um cirurgião usa um bisturi, cortando diretamente no coração, e transformando vidas para sempre››
Diz o Catecismo Maior de Westminster:
Como pode ser demonstrado que as Escrituras são a Palavra de Deus?
CMW:
O que é a Palavra de Deus?
As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamentos são a Palavra de Deus, a única regra de fé e prática.
(2Tm 3:16; 2Pe 1:19- 21; Is 8:20; Lc 16:29,31; Gl 1:8-9).
Como se demonstra que as Escrituras são a Palavra de Deus?
Demonstra-se que As ESCRITURAS são a PALAVRA DE DEUS pela sua MAJESTADE e PUREZA do seu conteúdo, pela HARMONIA de todas as suas partes e pelo PROPÓSITO do seu conjunto, que é DAR TODA GLÓRIA a Deus; pela sua LUZ e pelo PODER que possuem para CONVENCER e CONVERTER os pecadores e para EDIFICAR e CONFORTAR os crentes para salvação. O Espírito de Deus, porém, ao TESTEMUNHAR, PELAS Escrituras e JUNTAMENTE com elas, NO coração do homem, é o ÚNICO capaz de PERSUADI-LO completamente do que SÃO realmente a Palavra de Deus.
* (Os 8:12; 1Co 2:6-7; Sl 119:18, 129,140; Sl 12:6; Lc 24:27; At 10:43; At 26.22; Rm 16:25-27; At 28:28; Hb 4:12; Tg 1:18; Sl 19:7-9; Rm 15:4; At 20:32; Jo 16:13-14). (CMW)
( A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS)
"Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, PELA MESMA DOUTRINA CONHECERÁ se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo" (João 7.16-17 .)
Cristo Jesus
"Só a Escritura é a regra inerrante da vida da igreja, mas a igreja evangélica atual fez separação entre a Escritura e sua função oficial. Na prática, a igreja é guiada, por vezes demais, pela cultura. Técnicas terapêuticas, estratégias de marketing, e o ritmo do mundo de entretenimento muitas vezes tem mais voz naquilo que a igreja quer, em como funciona, e no que oferece, do que a Palavra de Deus. Os pastores negligenciam a supervisão do culto, que lhes compete, inclusive o conteúdo doutrinário da música.
À medida que a autoridade bíblica foi abandonada na prática, que suas verdades se enfraqueceram na consciência cristã, e que suas doutrinas perderam sua proeminência, a igreja foi cada vez mais esvaziada de sua integridade, autoridade moral e discernimento.
Em lugar de adaptar a fé cristã para satisfazer as necessidades sentidas dos consumidores, devemos proclamar a Lei como medida única da justiça verdadeira, e o evangelho como a única proclamação da verdade salvadora. A verdade bíblica é indispensável para a compreensão, o desvelo e a disciplina da igreja.
A Escritura deve nos levar além de nossas necessidades percebidas para nossas necessidades reais, e libertar-nos do hábito de nos enxergar por meio das imagens sedutoras, clichês, promessas e prioridades da cultura massificada. É só à luz da verdade de Deus que nós nos entendemos corretamente e abrimos os olhos para a provisão de Deus para a nossa sociedade. A Bíblia, portanto, precisa ser ensinada e pregada na igreja. Os sermões precisam ser exposições da Bíblia e de seus ensino, não a expressão de opinião ou de idéias da época. Não devemos aceitar menos do que aquilo que Deus nos tem dado.
A obra do Espírito Santo na experiência pessoal não pode ser desvinculada da Escritura. O Espírito não fala em formas que independem da Escritura. À parte da Escritura nunca teríamos conhecido a graça de Deus em Cristo. A Palavra bíblica, e não a experiência espiritual, é o teste da verdade. Tese 1: Sola Scriptura
Reafirmamos a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.
Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação."
(Declaração de Cambridge)
NORMAN GEISLER notável apologeta cristão disse:
Quanto à inerrância bíblica:
“Se Deus existe e Ele não falha, e a Bíblia é a Palavra de Deus, então a Bíblia não falha. Logo, se você diz que a Bíblia tem falhas, sendo que a mesma é a Palavra de Deus, então você está afirmando, também, que Deus falha, o que não é verdade”, afirmou. “Alguns podem argumentar dizendo que talvez Deus falhe. Mas como um Deus onisciente pode falhar? Se Ele conhece todas as coisas em todos os aspectos, como Ele pode errar?”
"Sendo dada por Deus verbalmente em toda sua inteireza, a Escritura é isenta de erros ou equívocos em tudo quanto ensina, não somente no que afirma sobre os atos de Deus na criação, sobre os eventos da história mundial e sobre suas origens literárias em conformidade com os desígnios de Deus, como também no testemunho que dá da graça salvadora de Deus na vida de cada indivíduo.
A autoridade da Escritura torna-se inviável se a integridade dessa inerrância divina for de algum modo limitada, negligenciada ou relativizada por uma visão contrária à da Bíblia. Tais lapsos acarretam em perdas tanto para o indivíduo quanto para a Igreja." (Norman Geisler)
(A Inerrância da Bíblia)
"A supremacia das Escrituras. Paulo escreve: “Prega a palavra”. Paulo não ordena a Timóteo a pregar suas próprias ideias nem o autoriza a pregar a mensagem mais popular da época. Timóteo deveria pregar a palavra. Não temos outra mensagem a transmitir a não ser a palavra de Deus. O pregador não pode criar a mensagem; é sua incumbência transmiti-la. Não tem o direito de sonegar parte da mensagem que recebe; deve comunicá-la com inteireza. Hoje, muitos pregadores pregam outro evangelho. Um evangelho que não tem boas novas de salvação.
Um evangelho fabricado no laboratório do enganoso coração humano. Um evangelho que atrai multidões, mas não tem poder para transformá-las. Um evangelho humanista, centrado no homem, e não o evangelho da graça, centrado em Cristo e na sua obra redentora. Floresce hoje o espúrio evangelho da prosperidade, prometendo aos homens as riquezas e glórias deste mundo, mas sonegando a eles a palavra da salvação eterna. Recrudesce um evangelho místico, sincrético, com fortes laivos de paganismo, desviando os incautos da cruz de Cristo, para sua própria ruína e destruição. Ah, é tempo da igreja voltar-se para o lema da Reforma: “Sola Scriptura”!
É preciso interromper essa marcha inglória de uma pregação cheia do homem e vazia de Deus; uma pregação que promete curas, milagres e prosperidade, mas não oferece aos perdidos a vida eterna em Cristo Jesus. É preciso colocar em relevo a mensagem da graça e erguer o estandarte da cruz onde os pregadores infiéis drapejam a bandeira de perigosas heresias.
A tarefa do intérprete é determinar, por rigorosa investigação exegética, o sentido exato das palavras usadas pelo Espírito Santo e, na medida do possível, transmitir os pensamentos de Deus em Sua própria linguagem.(A.W. Pink | A Interpretação das Escrituras)
‹‹Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes›› (1Ts 2.13 )
"Pois, se chamou-os deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada" (João 10.35 )
O termo sola Scriptura simplesmente quer dizer "somente pela Escritura". Essa frase declarava a idéia de que só a Bíblia tem autoridade de obrigar as consciências dos crentes. Os protestantes reconheciam outras formas de autoridade, como cargos da igreja, magistrados civis, credos e Confissões eclesiásticas. Mas viam essas autoridades como sendo derivadas de e subordinadas à autoridade de Deus. Nenhuma dessas autoridades menores era considerada absoluta, porque todas elas eram capazes de erro. Somente Deus é infalível. Autoridades falíveis não podem constranger a consciência de modo absoluto; este direito é reservado somente a Deus e à sua Palavra". (Sproul)
Não interpretemos as Escrituras à luz de nossas experiências. Mas examinemos bem nossas experiências à luz das Escrituras" (Martin Lloyd Jones)
As escrituras são como um facho de luz que iluminam nossa mente e dão lugar à orientação e à inspiração do alto" (Richard G. Scott)
O grande é notável J. I. Packer disse uma grande verdade: "Os lobos sempre vão rosnar quando as Escrituras forem anunciadas com ousadia" (J.l. Packer)
• ‹‹Os escritores bíblicos não inventaram suas próprias palavras, de acordo com as coisas que haviam aprendido, mas apenas expressaram as palavras que receberam›› (John Owen)
• As Escrituras não precisam da aprovação dos homens para ser verdadeira, pois até em sua negação, ela estará cumprindo seu propósito.
"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada" (1Pe 1.23,25 )
"Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente" (Isaías 40.8 )
"Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas" (Tg 1.18 )
• "Pois a Escritura é a escola do Espírito Santo, na qual não se deixa de pôr coisa alguma necessária e útil de se conhecer, nem tampouco se ensina nada mais além do que se precisa saber" (João Calvino)
• "Estuda a Palavra, para que tua Fé não esteja firmada em sabedoria de homens, mas no poder de DEUS" (C. H. Spurgeon)
"Se Ele (Deus) *os* chamou de deuses, (isto é,) àqueles aos quais a Palavra de Deus veio (e não pode a Escritura ser destruída anulada)" (Jo 10.35 .
● As Escrituras é para Deus o quê uma luva cirúrgica é para o cirurgião, Deus chega até essas Palavras para tocar lá no fundo do seu íntimo.
"Porque vivendo está a Palavra de Deus, e é eficaz poderosa e mais afiada do que toda espada de dois gumes, mesmo penetrando (a Palavra) até (chegar à ação de o) fazer divisão tanto (dentro) da alma como (dentro) do espírito, e tanto (dentro) das juntas como (dentro) das medulas, e é juiza discernidora dos pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4.12 Pois a Escritura é a escola do Espírito Santo, na qual não se deixa de pôr coisa alguma necessária e útil de se conhecer, nem tampouco se ensina nada mais além do que se precisa saber.
O ESPÍRITO SANTO ILUMINA ÀS ESCRITURAS E NOS MOSTRA CRISTO"
"Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente" (Isaías 40.8 )
Sola Scriptura - Somente as Escrituras
Sola Scriptura!o Deus subsiste eternamente" (Isaías 40.8 )
Sola Scriptura - Somente as Escrituras
Sola Scriptura!o Deus subsiste eternamente" (Isaías 40.8 )
Sola Scriptura - Somente as Escrituras
Sola Scriptura!