sexta-feira, 27 de setembro de 2024

PODER

 "O poder do Evangelho não está na eloquência do pregador, caso contrário os homens seriam os conversores das almas. Tampouco reside na instrução do pregador, pois de outra maneira, consistiria na sabedoria dos homens. O poder que converte almas também não está na adaptação do pregador ao seu trabalho, ou em sua simplicidade – isto é uma causa secundária, não a principal. Ainda, o poder que converte almas nem mesmo reside no entusiasmo que o pregador possa empregar. Os homens podem chorar pela musa trágica em um teatro, bem como para frases proféticas em uma capela! As paixões das criaturas podem ficar impressionadas com atuações em um palco, assim como pela fala de servos de Deus! Não, há algo mais do que isto que é necessário, e onde quer que isto esteja em falta, toda pregação é nada! Nós podemos pregar até que nossas línguas apodreçam, até que os nossos pulmões se exaustem e morramos, mas nunca uma alma seria convertida sem o misterioso poder do Espírito Santo agindo nela, mudando a vontade do homem!"


“Ó Senhores! Nós podemos pregar para as pedras ou para os homens e será a mesma coisa, a menos que o Espírito Santo use a Palavra para regenerar suas almas”.


(C. H. Spurgeon) SEMEADURA ESPIRITUAL

O que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. (Gálatas 6.8)


"Semear perece um negócio perdido, pois colocamos a semente no solo e nunca mais a vemos. Semear para o Espírito assemelha-se a um negócio bastante esquisito e ilusório, pois negamos a nós mesmos e, aparentemente, não ganhamos nada com isso. Todavia, se semearmos para o Espírito, planejando viver para Deus, procurando obedecer a vontade dEle e dedicando-nos a promover a sua honra, não semearemos inutilmente. A vida, a própria vida eterna, será a nossa recompensa. Essa vida nós a temos neste mundo mesmo, quando entramos no conhecimento de Deus, na comunhão e no gozo dEle. Essa vida flui à semelhança de um rio que se aprofunda e se alarga sempre, até que adentre ao oceano da felicidade eterna, onde a vida de Deus é nossa para todo o sempre.


Neste dia, não semeemos para nossa carne, pois a colheita será a corrupção, visto que a carne sempre corre nesta direção. Mas, demonstrando um santo domínio sobre o "eu", vivamos para o mais sublime, puro e espiritual dos objetivos, procurando honrar nosso santíssimo Senhor, obedecendo seu graciosíssimo Espírito. Que maravilhosa colheita teremos, quando ceifarmos a vida eterna! Quantos frutos de bênção infinita serão colhidos! Que grande regozijo será aquela colheita! Senhor Deus, faze-nos esse tipo de ceifeiro, por amor ao teu Filho.


mas deixem-se encher pelo Espírito" (Efésios 5:18)


A. W. Tozer certa vez comentou que se o Espírito Santo fosse levado para longe da Igreja do Novo Testamento, 90% do que ela fizera iria estagnar. Mas se o Espírito Santo fosse tirado da Igreja de hoje, apenas 10% do que se faz pararia.


Às vezes, quando o assunto do poder do Espírito Santo vem à tona, ficamos um pouco preocupados, porque temos visto algumas coisas estranhas acontecerem, supostamente em nome dEle. Mas, é bom que você saiba que Deus não nos dá o Espírito Santo para apenas termos uma experiência emocional, nos sentirmos bem, ou termos um tempo maravilhoso na igreja. Ele nos dá sim, poder prático para sairmos e impactarmos o mundo no qual vivemos. E, é imperativo que peçamos esse poder para as nossas vidas.


A Bíblia nos diz para sermos constantemente abastecidos pelo Espírito Santo (Efésios 5:18). É algo que temos que fazer de forma continuada. Afinal, quando ficamos sem gasolina, não dizemos: "É hora de desistir deste carro velho. Ele ficou sem gasolina”. Ao invés disso, vamos até o posto e reabastecemos o seu tanque. Deus gosta de reabastecer. Ele quer encher-nos com o Seu Espírito sempre mais e mais.


Então precisamos dizer-Lhe: "Senhor, não há nenhuma maneira de impactar o mundo a nossa volta, usando apenas a nossa própria força. Não dá para fazê-lo através de programas, truques ou através de nossas próprias ferramentas. Precisamos de um poder superior. Não podemos fazer isso pelos nossos próprios meios. Mas, com o poder do Teu Espírito Santo dando-nos suporte, podemos fazer toda a diferença”.


É por esse poder que todos nós deveríamos pedir diariamente.


Alguns encorajam as pessoas a serem cheias do Espírito Santo para que possam tornar-se conhecidas ou pregar como Spurgeon. O Espírito jamais entra em um indivíduo para torná-lo famoso ou transformá-lo em uma celebridade. Ele nunca entrou em um homem para lhe dar uma boa reputação. Ele entra na pessoa para santificá-la, para lhe conceder dons e capacitá-la a testemunhar.

Alguns desejam ser cheios do Espírito para se tornarem sucessores de Billy Graham. Não, você só pode ter a plenitude do Espírito se estiver disposto a não ser ninguém, a ser um desconhecido, alguém que anda nas vielas escondidas e silenciosas do mundo, à sombra de outros indivíduos importantes.


“A Fé genuína leva a uma inquietude que começa a nos afastar desta vida e a nos preparar para a vindoura. O objetivo da obra e do ministério Espírito Santo na vida do cristão sempre foi levar seus filhos à glória”


Características do Homem Espiritual

A. W. Tozer


A leitura de Gálatas 6:1 nos mostra o que somos, se somos convertidos. Contudo, o conceito de espiritualidade varia entre os diferentes grupos cristãos. Em alguns círculos, a pessoas de boa prosa e que fala continuamente de religião é considerada muito espiritual; outros aceitam a exuberância ruidosa como sinal de espiritualidade; e, nalgumas denominações o homem que ora primeiro, mais comprido e mais alto, obtém a reputação de ser o homem mais espiritual da assembléia.


Ora, um testemunho vigoroso, orações freqüentes e altos louvores podem ser inteiramente coerentes com a espiritualidade, mas é importante compreender que estas coisas não a constituem em si mesmas, nem provam que ela está presente.


Observemos algumas características que devem estar presentes no homem espiritual:


1. Primeiro é o desejo de ser santo, antes que ser feliz. 

2. O homem pode ser considerado espiritual quando quer ver a honra de Deus promovida através da sua vida, mesmo que isto signifique que ele próprio deva sofrer desonra ou perda temporária. 

3. O homem espiritual deseja levar a sua cruz. Muitos cristãos aceitam a adversidade ou a tribulação como um suspiro e dizem que é a sua cruz, esquecidos de que essas coisas sobrevêm igualmente ao santo e ao pecador. A cruz é aquela adversidade extraordinária que nos sobrevêm como resultado da nossa obediência a Cristo. Esta cruz não nos é imposta; nós a tomamos voluntariamente com pleno conhecimento das conseqüências. 

4. Ainda, o cristão é espiritual quando vê todas as coisas do ponto de vista de Deus. A capacidade de pesar todas as coisas na balança divina, e de atribuir-lhe o mesmo valor atribuído por Deus, é sinal de vida cheia do Espírito. 

5. Outro desejo que caracteriza o homem espiritual é morrer com retidão antes que viver no erro. 

6. O desejo de ver outros progredirem às suas custas é outra característica do homem espiritual. Quer ver outros cristãos acima dele, e fica feliz quando eles são promovidos e ele é deixado de lado. 

7. O homem espiritual habitualmente faz julgamentos segundo a eternidade, e não julgamentos temporais.


O melhor ensino do mundo é inútil, se o Espírito Santo não o toma, não o aplica e não abre o nosso entendimento para ele, e não lhe dá um amplo e profundo lugar em todo o nosso ser para abrigá-lo.


Não se pode levar ninguém à vida cristã pelo raciocínio. Vocês podem dar as razões para creem, mas não podem levá-los a crer pela razão. Podemos pôr a causa diante deles, mas não podem prová-la como se fosse questão de um teorema de geometria. Devemos compreender que precisamos tanto instruir como orar. É só quando o Espírito Santo lida com eles e os prepara e abre o entendimento deles, que eles podem receber a Verdade ( João 16:13 / Romanos 8:9-14 / 1 João 2:27 ).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCOLHA

 "O poder de escolher e seguir em frente" Não existe "resposta certa", onde muitos se paralisam. O verdadeiro poder est...