segunda-feira, 23 de setembro de 2024

CONSELHOS

 CONSELHOS PARA PASTORES, PREGADORES, EVANGELISTAS E PROFESSORES


"Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue" (Atos 20:28 ACF)


ALERTA SOBRE NÓS | CUIDADO DE NÓS MESMOS 

       

1°. Primeiro, tem cuidado de ti mesmo. Assegura-te de que hás sido verdadeiramente convertido. Toma cuidado de não estares pregando acerca de Cristo a outros, enquanto que tu mesmo estejas sem Cristo. Foi prometida aos fiéis pregadores do Evangelho uma recompensa gloriosa, mas tu jamais desfrutarás desta recompensa, a menos que tu mesmo tenhas recebido primeiro o Evangelho. Há muitos pregadores que estão agora no Inferno, os quais advertiam, muitas vezes, os seus ouvintes da necessidade de escapar dele. Talvez esperes que Deus te salve a ti por teres oferecido o Evangelho a outros, enquanto que tu o rechaças? Deus nunca prometeu salvar os pregadores, sem importar quão dotados fossem, a menos que eles fossem convertidos.

Ser não convertido é terrível, mas ser um pregador não convertido é muito pior. Não terás medo de abrir a tua Bíblia e leres acerca da tua própria condenação? Quando pregas o Evangelho, não te dás conta que estás incrementando a tua própria culpa, ao rechaçares o Salvador que proclamas? Contudo, é comum que um pregador não convertido não se precate da sua própria condição.


2°. Sê diligente em manter-te numa boa e saudável condição espiritual. Primeiro prega os teus sermões a ti mesmo. O teu povo observará se tu tens passado muito tempo com Deus e eles serão beneficiados. O que mais ocupa o teu coração ser-lhes-á comunicado mais eficazmente a eles. Confesso que quando o meu coração está frio, então a minha pregação é fria. Se o nosso amor, a nossa fé ou a nossa reverência diminuem logo se manifestará na nossa pregação, quiçá nem tanto no que pregamos, mas na maneira como o fazemos. E o nosso povo sofrerá. Se por outro lado, estivermos cheios de amor, de fé e de zelo, então o nosso ministério trará refrigério e alento.


Irmãos, guardai os vossos corações para mantê-los livres das concupiscências, das paixões e da mundanalidade. Mantende a vossa fé, o vosso amor e o vosso zelo. Passai muito tempo em comunhão com Deus. Se não fizerdes isto, então tudo irá mal. Deveis obter dEle o fogo celestial para consumir os vossos sacrifícios. Se o teu ardor for artificial não podes esperar a bênção de Deus. Os pecados vergonhosos e as heresias começam normalmente com pequenos desvios. Frequentemente Satanás aparece como um anjo de luz para te atrair às trevas. Se cederes ante o orgulho ou caíres no erro, então serás uma maldição em lugar de uma bênção para o povo de Deus. Portanto, toma cuidado tanto para teu próprio benefício, como para o de outros.


Penso que um ministro deveria cuidar do seu coração, especialmente antes de ministrar em público. Lê algum livro espiritualmente estimulante ou considera a grande importância da tua mensagem ou pensa nas grandes necessidades espirituais dá igreja. Sobe ao púlpito no zelo do Senhor,.


3°. Assegura-te de que o teu estilo de vida não contradiga o teu ensino, de outro modo, terminarás desfazendo todo o bem que pudesses ter feito. Se as nossas vidas forem inconsistentes, as pessoas logo pensarão que há muito pouca verdade no cristianismo e que a nossa pregação é somente palavreado. Se o que dizemos é a sério, então púnhamos em prática o que dizemos. Uma só palavra de soberba, uma explosão de irritação, ou um só acto egoísta podem destruir rapidamente todos os teus trabalhos. Se não desejas o êxito do Evangelho, então, porque é que estás no ministério? 


Não estás preparado para aguentar insultos e ofensas, não estás disposto a controlar o teu temperamento, a mortificar o teu orgulho e a acomodares-te aos pobres para ganhar almas? É estranho ver como alguns pregam muito cuidadosamente, mas vivem descuidadamente. Devemos ter muito cuidado de ser fazedores da palavra e não somente “faladores”, enganando-nos a nós mesmos. Devemos ser tão cuidadosos acerca da nossa forma de viver, tal como somos cuidadosos a pregar. Se desejamos ganhar almas, então esta será a nossa meta, tanto como quando estamos no púlpito, como tanto quando estamos fora dele. Sê diligente para usar toda a tua vida para Deus e não simplesmente a tua língua.


Mantém uma conduta e uma forma de falar que sejam irrepreensíveis. A tua vida deveria condenar o pecado e inspirar a piedade em todos os aspectos. Se quiseres que o povo cuide bem das suas famílias, então, deverias cuidar bem da tua. Não há nada que se compare com a mansidão e a auto negação como meios para vencer os preconceitos. Resiste à tentação de usar a tua autoridade para pressionares as pessoas à submissão e à obediência. Sê amigo de todos, especialmente dos membros pobres da tua Igreja. Isto pode ser um caminho eficaz para fazeres muito bem.


Rogo-te que sejas generoso e compassivo. Usa os teus recursos materiais para suprir as necessidades dos outros. Provê livros espirituais e edificantes para o teu povo. Não é um crente verdadeiro aquele que recusa compartilhar o que tem quando Cristo lho peça. Se mais ministros praticassem a auto negação, isto abriria mais corações para receberem a mensagem da tua pregação. A religião sem auto negação é hipocrisia. Não é necessário que vivamos como num mosteiro, não obstante, devemos usar tudo o que temos para Cristo.


4°. Toma cuidado para não caíres nos pecados que condenas nos outros. Como podes exaltar a Cristo como Senhor, se tu estás quebrantando as Suas leis? É mais fácil condenares o pecado que vencê-lo. Toma cuidado para manteres o teu corpo: “sob disciplina não seja que, depois de teres pregado a outros, tu mesmo venhas a ser desqualificado” (1Co 9:27 ).


5°. Assegura-se de teres o que necessitas para seres um bom ministro do Jesus Cristo. Há muitas dificuldades por resolver, até nas coisas mais básicas do cristianismo. Temos deveres que são demasiado difíceis para muitos. Temos de advertir o nosso povo acerca de muitas tentações subtis para que possam escapar delas. Temos de vencer muitos preconceitos e muita obstinação. Necessita-se de muita capacidade para fazer com que a verdade seja clara ante a consciência de cada um. Requer-se muito conhecimento para responder a todos os argumentos errados contra a verdade. Necessita-se de muita sabedoria para aconselhar. 


Isto é algo que uma pessoa qualquer possa fazer? Não pensas que é necessário fazeres um grande esforço para te equipares a fim de cumprires uma obra tão exigente? Subtraíres-te aos teus estudos não te ajudará a ser um bom pregador. Somente Deus nos pode ajudar e equipar-nos, mas se nós formos frouxos e negligentes no uso dos meios que Ele nos tem dado, isto apagará o Espírito. Portanto, não percas mais tempo. Estuda, ora, investiga e pratica! Este é o caminho para melhorares as tuas habilidades.


▪︎ Lembre-se de que os homens, como os demônios, estão acorrentados e dependentes de Deus, e não têm nenhum poder além do que ele lhes dá, não podendo fazer nada a não ser que recebam permissão. E se Deus a der, você tem a sua promessa de que tudo deve cooperar para seu bem (Rm 8:28). E você está com medo do bem que Deus lhe pode fazer por meio deles? Se você vir uma faca ou lanceta na mão de um inimigo você temerá, mas se você as vir nas mãos de um cirurgião ou de um pai, embora sua natureza o faça ficar desconfortável, a razão irá proibi-lo de fazer da situação um grande problema, ou de começar a temer sem controle. E se Deus permitir que os irmãos de José o prendam e vendam para os amalequitas, e a esposa de seu patrão levá-lo a ser preso? Será que não se pode confiar que tudo isso irá cooperar para o seu bem? 


E se ele quiser permitir que Simei amaldiçoe Davi, ou o rei lance Daniel na cova dos leões ou os três jovens na fornalha? Você acredita que a vontade de seu Pai é ser o triturador de todos os homens? E ainda assim você está com medo do homem? Nosso Senhor disse a Pilatos quando ele se vangloriou de seu poder para tirar-lhe a vida ou salvá-la: "Não terias nenhuma autoridade sobre mim, se esta não te fosse dada de cima" (Jo 19:11).


● OBJEÇÃO: nós temos medo deles apenas como instrumentos de Deus. Eu sei que você vai dizer que é apenas como instrumentos de Deus que você os teme, e que se você estivesse certo de seu favor e não estivesse com medo de sua ira, você não temeria a ira dos homens.


RESPOSTA: Por meio dessa objeção, você pode ver o que é ser desobediente e nutrir seus medos do desagrado de Deus, abalando a certeza de seu amor, e quanto isso deve ser a causa ou o pretexto de tantos outros pecados. Mas se você teme de verdade os homens como instrumentos do desagrado de Deus:


1°) Por que então você não temia o seu desagrado antes, quando o perigo dos homens não estava aparecendo? Você sabe que Deus não carece de instrumentos para executar sua ira ou vontade; 


2°) Por que você não teme o pecado que desagrada a Deus mais do que os instrumentos, quando eles não poderiam fazer nenhum dano se não fosse o pecado? 


3°) Por que não temê-los mais como tentadores do que como causadores de aflição e, consequentemente, por que não temer sua lisonjeá, seduções e preferências, e não temer sua prosperidade mais que a adversidade? 


4°) Por que você não teme mais o inferno que qualquer coisa que o homem possa fazer contra você, quando Deus considera o inferno mais ameaçador que as penalidades humanas? 


5°) Por que não se aplica a Deus, principalmente para libertação, mas estuda a forma de pacificar o homem? Por que você, com mais cuidado, diligência e conformidade se aplica aos que teme, se você tem mais medo de Deus que deles? Arrependa-se e faça as pazes com Deus por intermédio de Cristo e, em seguida, fique quieto, se é a Deus que você teme: seu caso, então, não é o primeiro com a criatura, mas com Deus; 


6°) E se você os teme apenas como instrumentos de Deus, por que seu medo não o leva a voar com mais cautela para longe da culpa, mas faz com que você ouse esticar os limites de sua consciência e ouse se aventurar a conhecer o desagrado de Deus, e escapar do desagrado dos homens?


● São estes sinais de que você teme os homens apenas como instrumentos do descontentamento de Deus? Ou você percebe como os seus ouvidos são enganosos? Com efeito, os homens devem ser temidos em subordinação total a Deus: 


a) Como seus oficiais, ordenando-nos que o obedeçamos; 


b) Como seus executores, punindo-nos por desobedecê-lo; 


c) Mas não como instrumentos de Satanás (com a permissão de Deus), sem merecimento: "Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. 


Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal" (Rm 13:3-4). Podemos ir mais adiante: "Quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal, Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem? Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados. 


Antes, santifique Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias. É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal" (1 Pedro 3:10-17). cf. (1 Pedro 4:13-15).


( Richard Baxter | Conselhos Contra o Medo Pecaminoso | Pág. 21-25 )


REFLEXÃO 


COMO PASSAR O DIA COM DEUS 


Richard Baxter


“Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.


SONO 


Controle o tempo do seu sono apropriadamente, de modo que você não desperdice as preciosas horas da manhã preguiçosamente em sua cama. O tempo do seu sono deve ser determinado pela sua saúde e labor, e não pelo prazer da preguiça.


PRIMEIROS PENSAMENTOS 


Dirijam a Deus os seus primeiros pensamentos ao acordar, elevem a Ele o coração com reverência e gratidão pelo descanso desfrutado durante a noite e confiem-se a Ele no dia que inicia.


Familiarizem-se tão consistentemente com isto, até que a consciência de vocês venha a acusá-los quando pensamentos ordinários queiram insurgir em primeiro lugar. Pensem na misericórdia de uma noite de descanso, mal acomodados, padecendo dores e enfermidades, cansados do corpo e da vida.


Pensem em quantas almas foram separadas dos seus corpos nesta noite, aterrorizadas por terem que se apresentar diante de Deus, e em quão rapidamente os dias e noites estão passando! Quão rapidamente a última noite e dia de vocês virão! Considerem no que está faltando no preparo da alma de vocês para tal momento e busquem isso sem demora.


ORAÇÃO 


Acostumem-se a orar sozinhos (ou com o cônjuge) antes da oração coletiva em família. Se possível, que isto seja feito antes de qualquer outra ocupação.


CULTO FAMILIAR 


Realizem o culto familiar consistentemente e em uma hora em que é mais provável que a família não sofra interrupções.


PROPÓSITO BÁSICO 


Lembrem-se do propósito básico da vida de vocês, e quando estiverem se preparando para trabalhar ou realizar atividade neste mundo, que a inscrição santos para o Senhor esteja gravada no coração de vocês em tudo o que fizerem.


Não realizem nenhuma atividade que não possam considerar agradável a Deus, e que não possam verdadeiramente afirmar que Deus a aprova. Não façam nada neste mundo com nenhum outro propósito que não agradar a Deus, glorificá-lO e gozá-lO. O que quer que fizerdes, fazei tudo para a glória de Deus (1Co 10:31).


DILIGÊNCIA NA VOCAÇÃO 


● Realizem as tarefas concernentes à ocupação de vocês cuidadosa e diligentemente. Assim fazendo:


1°. Vocês demonstrarão que não são preguiçosos e escravos da carne (como aqueles que não podem negar-lhe o comodismo); e estarão mortificando todas as paixões e desejos que são alimentados pelo comodismo e preguiça.


2°. Vocês estarão mantendo fora da mente os pensamentos indignos que fervilham nas mentes de pessoas desocupadas.


3°. Vocês não estarão desperdiçando tempo precioso, algo do que pessoas desocupadas se tornam diariamente culpadas.


4°. Vocês estarão num caminho de obediência a Deus, enquanto que os preguiçosos estão em constante pecado de omissão.


5°. Vocês poderão dispor de mais tempo para empregar em deveres santos se realizarem suas tarefas com diligência. Pessoas desocupadas não têm tempo para os deveres espirituais, porque desperdiçam tempo demorando-se em seus trabalhos.


6°. Vocês poderão esperar bênçãos da parte de Deus e provisões confortáveis para vocês e para as suas famílias.


7°. Isto também pode exercitar o corpo de vocês, o que poderá habilitá-los mais para o serviço da alma.


TENTAÇÕES E COISAS QUE CORROMPEM 


Estejam perfeitamente familiarizados com as tentações e coisas que tendem a corromper você, e sejam vigilantes o dia todo contra isso. Vocês devem estar alertas especialmente para as tentações que têm se mostrado mais perigosas e cuja presença ou emprego sejam inevitáveis.


Estejam alertas contra os pecados mestres da incredulidade: a hipocrisia, a auto-suficiência, o orgulho, o agradar a carne e o prazer excessivo nas coisas terrenas. Tenham cuidado para não se deixarem atrair para uma mente mundana, e para os cuidados excessivos , ou desejos cobiçosos pela abastança, sob a pretensão de serem diligentes no trabalho de vocês.


Se tiverem que negociar com outras pessoas, tenham cuidado contra o egoísmo ou qualquer coisa que se assemelhe à injustiça ou falta de caridade. Ao lidar com as pessoas, estejam alertas para não usarem de palavras vãs e desocupadas.


Sejam vigilantes também com relação às pessoas que tentam vocês à ira (ou a qualquer tipo de pecado). Mantenham a modéstia e a clareza, no falar, que as leis da pureza requerem. Se tiverem que conviver com bajuladores, sejam vigilantes para não se deixarem inchar de orgulho.


▪︎ Se tiverem de conviver com pessoas que desprezam ou injuriem vocês, resistam contra a impaciência e o orgulho vingativo.


No início estas coisas serão muito difíceis, enquanto o pecado for forte em vocês. Mas tão logo tiverem adquirido profunda compreensão do perigoso veneno de qualquer destes pecados, o coração de vocês irá pronta e facilmente evitá-los.


MEDITAÇÃO 


Quando estiverem sozinhos nas ocupações de vocês, aprendam a remir o tempo em meditações práticas e benéficas. Meditem na infinita bondade e perfeições de Deus, em Cristo e na obra da redenção, nos céus e em quão indignos são de irem para lá e em como vocês merecem a miséria eterna do inferno.


RESUMINDO O TEMPO 


Valorizem o tempo de vocês. Sejam mais cuidadosos em não desperdiçá-lo do que o são em não desperdiçar dinheiro. Não permitam que recreações inúteis, conversas vãs e companhias não proveitosas, ou o sono roubem o preciosos tempo de vocês.


Sejam mais cuidadosos em escapar das pessoas, ações ou situações da vida que tendem a roubar o tempo de vocês do que o seriam em escapar de ladrões ou salteadores.


Certifiquem-se não apenas de não estarem sendo desocupados, mas de estarem usado o tempo de vocês da maneira mais proveitosa possível. Não prefiram um caminho menos proveitosos à um outro de maior proveito.


COMER E BEBER 


Comam e bebam com moderação e gratidão, para serem saudáveis e não por prazer inútil. Jamais satisfaçam o apetite pela comida ou bebida quando isto tender a fazer mal à saúde de vocês.


Lembrem-se do pecado de Sodoma: “Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade, teve ela e suas filhas...” (Ez.16:49).


O Apóstolo Paulo chorou quando mencionou aqueles: “cujo destino é a destruição, cujo deus é o ventre, e cuja glória está na infâmia; visto que só se preocupam com as coisas terrenas” (Fp.3:19). Estes são chamados de inimigos da cruz de Cristo (v.18). “Porque se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas se pelo Espírito mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis” (Rm.8:13).


PECADOS PREVALECENTES | QUEDA EM PECADO


Se qualquer tentação prevalecer, e vocês vierem a cair em qualquer pecado adicional às deficiências habituais de vocês, lamentem imediatamente e confessem isto a Deus. Arrependam-se rapidamente, custe o que custar. Certamente custará mais ainda continuar no pecado e sem arrependimento.


Não façam pouco caso das falhas habituais de vocês, mas confessem-nas e esforcem-se diariamente contra elas, tendo cuidado para não agravá-las pela falta de arrependimento e pelo descaso.


RELACIONAMENTO 


Atentes diariamente para os deveres especiais relativos aos vários relacionamentos de vocês, seja na condição de maridos, esposas, filhos, patrões, empregados, pastores cidadãos ou autoridades.


Lembrem-se que cada relação tem seus deveres especiais e seus proveitos da realização de algum bem. Deus requer de vocês fidelidade nestes relacionamentos, bem como em quaisquer outros deveres.


AO FINAL DO DIA 


Antes de dormir, é sábio e necessário relembrar as nossas atitudes e misericórdias recebidas durante o dia que termina, de maneira que sejam agradecidos por todas as misericórdias recebidas e humilhados por todos os pecados cometidos.


Isto é necessário a fim de que vocês possam renovar o arrependimento bem como ser mais resolutos na obediência, e a fim de que examinem a si mesmos, para ver se a alma de vocês progrediu ou piorou, para ver se o pecado foi diminuído e a graça aumentada; e para avaliar se vocês es

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESCANSA

DESCANSA NO SENHOR E ESPERA NELE  Descansa no SENHOR e espera nele... (Sl 37.7a).  Temos mais dificuldade para descansar que para agir. Temo...