sexta-feira, 11 de outubro de 2024

VELHO POTE


Leitura Bíblica:

1 Tessalonicenses 4.1-3


Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).


“A santificação é aquela operação espiritual interna que o Senhor Jesus realiza em uma pessoa pelo Espírito Santo, quando a chama para ser um crente verdadeiro. Não somente ele a lava de seus pecados, mediante o seu próprio sangue, mas também a separa do seu apego natural ao pecado e ao mundo, insuflando um novo princípio em seu coração e tornando-a piedosa na vida prática” (J.C. Ryle). Ser santo é ser separado para o uso exclusivo de Deus e, a cada dia, subir os degraus da santidade, vencendo as lutas pelo poder divino. Na Bíblia, há instruções bem claras quanto à maneira que devemos viver para agradar ao Senhor. É preciso praticar sua Palavra e continuar progredindo cada vez mais, “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (v.3, RA). A santidade não está em nossa própria força. O poder para ser santo não vem de nós mesmos. Para entender o que é santificação, veja que oportuna a comparação feita pelo pastor Gary Kinnaman: “Os potes e jarros utilizados para servir no antigo templo judeu eram vasos normais, simples. Mas quando eram colocados no templo, tornavam-se ‘santos’. Eram os mesmos potes, mas num novo lugar com um novo propósito. Pareciam os mesmos velhos vasos, mas tinham sido dedicados a Deus”. A importância não está no pote, mas em quem o utiliza. Importante é a obra do Senhor realizada através de cada um de nós. Buscar a santificação é entender que eu sou um vaso separado para o uso exclusivo de Deus. Quem é cristão não vive em busca do que desagrada ao Senhor. Portanto, deixa de fazer coisas e ir a lugares que desagradam a ele. É um pote que foi lavado, esvaziado das coisas ruins que carregava e agora serve a um novo propósito, que é agradar ao seu Senhor. A santidade não está no pote. Afinal, não é o pote que importa, mas o que ele tem dentro. O que tem preenchido seu interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMAR

 Reflexão sobre amar e orar pelos inimigos  Os judeus tinham a mesma tradição que o resto do mundo: amar quem nos ama de volta e odiar os in...