Total de visualizações de página

domingo, 28 de abril de 2024

ANGUSTIA

 O DIA DA ANGÚSTIA


"Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena" (Prov 24:10)


O dia da angústia é diferente para cada pessoa. Para alguns, é quando chega a enfermidade. Para outros, um desgastante problema relacional. Ainda outros, o filho que deixou os caminhos do Senhor, as finanças que não fecham ou a depressão que se alojou na alma. Há, sem dúvida, milhares de motivos que podem gerar angústia. 


O nosso verso de hoje é bastante curioso. Diz que “se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena” (24:10). A palavra hebraica para “angústia” neste verso (tsarah), significa ‘uma grande aflição'. É quando chega o dia mau. E segue dizendo que nossa força é pequena se neste dia nos mostramos fracos. O que significa? 


Primeiro, o dia da angústia é para todos. O verso não se refere a um grupo específico, seleto, mas faz uma afirmação geral. Ele nos ensina que neste mundo o povo de Deus enfrentará provações e aflições, como os demais. Portanto, não entenda o dia mau como uma teoria da conspiração contra você, mas como o reflexo de um universo quebrado pelo pecado. Não se vitimize e não terceirize suas aflições. Olhe para elas com a confiança de quem conhece o Deus que é infinitamente maior do que a dor e a angústia. 


Segundo, fortaleça a sua fé, para que você esteja firme se o dia da angústia chegar. O verso nos alerta que é um perigo estarmos fracos espiritualmente quando chega o dia mau. Mas com a fé em Jesus Cristo fortalecida, olhamos para os fatos da vida (mesmo os mais difíceis) com os valores de Deus. A fé nos ajuda a entendermos que Deus tem um plano de amor para seus filhos, mesmo quando chega a aflição, Ele continua Senhor da nossa história e Provedor de tudo o que precisamos para enfrentar o sofrimento com alegria de alma. 


Terceiro, devemos confiar que o Senhor provê tudo o que precisamos para sermos fiéis. Podemos concordar que é mais fácil ser grato a Deus quando as coisas vão bem. A cura chegou, as finanças se equilibraram e os problemas relacionais foram resolvidos. Não há dificuldade, em momentos assim, de sermos gratos a Deus e enchermos nossos corações de contentamento. A Palavra, porém, nos desafia a confiarmos em Deus o suficiente para sermos gratos, e termos contentamento de alma, mesmo no dia da angústia. Para isto, é preciso estarmos com a nossa fé fortalecida em Cristo Jesus. 


Fortaleça a sua fé na Palavra, oração, comunhão, adoração e missão, para que, se o dia mau chegar, possa encontrá-lo firme. E assim você poderá dizer: obrigado Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECOMECE

 Se você quer um conselho recomece.  Não há presente maior na vida do que o dom de poder recomeçar.  Recomece, seja na mudança de pensamento...