Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de abril de 2024

GRAÇA

 “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios‬ ‭2:8-9‬ ‭NVI).

Gosto desta frase do atual Ministro da Educação e pastor presbiteriano, Milton Ribeiro: “Graça é o que você não merece, mas Deus te dá e misericórdia é quando você merece, mas Deus não te dá”. A maioria das pessoas não entendem o que seja “salvos pela graça”. A humanidade sempre pensa assim: “De duas, uma - ou pagamos por aquilo que recebemos ou de alguma forma merecemos”. Para entender a salvação pela graça, precisamos voltar os nossos olhares para a cruz. Em todos os sentidos, ela traduz essa maravilhosa graça, principalmente quando de forma clara lemos sobre um criminoso, que não merecia nada de ninguém, receber de Jesus a garantia de salvação da forma como recebeu. Um bandido, condenado e sentenciado à morte. Veja se não foi isso que aconteceu: “Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: “Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença? Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal”. Então ele disse: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”. Jesus lhe respondeu: “Eu garanto: Hoje você estará comigo no paraíso” (Lucas‬ ‭23:40-43). A razão porque alguém possa receber a certeza de que será salvo, sempre contrariará o julgamento do mundo. Por isso, Paulo completa o versículo inicial dessa devocional, assim: “…isto não vem de vocês, é dom de Deus…”. A palavra ‘dom’, aqui, é um “presente” oferecido por Deus de forma gratuita. É bom saber que na criação o Pai se revelou como o grande doador. A vida, os alimentos, a natureza, tudo foi um “dom gratuito do Criador”. Nesse sentido, essas coisas, ou seja, a criação, a vida e a salvação integram o projeto amoroso de Deus, que é rico em misericórdia. A palavra “dom”, precisa ser reconhecida como uma iniciativa divina. Por isso, Tiago escreveu: “Meus amados irmãos, não se deixem enganar. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes. Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, a fim de sermos como os primeiros frutos de tudo o que ele criou” (Tiago‬ ‭1:16-18). Assim, “Dom” é uma dádiva dada por Deus, já os “Dons” são as capacitações dadas por Deus, através do Espírito Santo presente na vida dos salvos. Tudo, em suma, são dádivas de Deus, mas a maior delas, é sem dúvida a graça salvadora. O que aconteceu na cruz, com o nosso salvador salvando de última hora um homem pecador, sem lhe exigir qualquer coisa, foi algo incrível. Aquele homem não precisou ser batizado, não necessitou reparar os erros cometidos e nem restituir as perdas causadas. Salvá-lo da forma como foi, demonstrou com mais profundidade o tipo do amor que Deus tem por nós. Infelizmente, na criação o homem desqualificou o amor demonstrado por Deus. Tudo o que o Senhor criou foi para que o homem, um ser diferente de tudo o que veio à existência, reconhecesse como dádiva. Usando uma linguagem poética, eu diria que: “Na criação foi escrita uma carta de amor que não foi lida pela humanidade”. Ele deu à Adão e Eva todas as condições para que sentissem a profundidade desse amor, sem que nada lhes faltassem. Olhe o que Deus fez: “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criaram. Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”. Disse Deus: “Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão”. E assim foi” (Gênesis‬ ‭1:27-30‬). Foi muito amor! Porém, mostrar o seu amor na cruz foi simplesmente divino. Paulo registrou esse sentimento dessa forma: “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores” (Romanos‬ ‭5:8). Se a criação não foi suficiente para o homem perceber, a crucificação se tornou o ápice. Foi a segunda carta escrita com o seu sangue, que a maioria faz questão de ignorar: “Vocês demonstram que são uma carta de Cristo…, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo; não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos” (II Coríntios‬ ‭3:3). Reconhecer esse amor pelo que Ele já fez, tanto na criação, quanto na remissão de nossos pecados, deveria nos constranger à sermos mais dedicados, fervorosos, agradecidos e consagrados nesta obra que tem como objetivo continuar demonstrando esse tipo de amor ao mundo perdido. Conclusão. Por fim, não podemos mesmo nos salvar! Estaríamos irremediavelmente perdidos se não fosse o amor de Deus. Os filhos de Corá até compuseram um salmo que foi cantado por todo o povo de Deus, revelando a verdade a respeito disso: “Homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida, pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre” (‭‭Salmos‬ ‭49:7-8‬ ‭NVI‬). Os sacrifícios de animais foram ordenados por Deus para que tal pessoa pudesse experimentar o perdão dos pecados. Tal animal servia como um substituto, ou seja, era sacrificado no lugar do pecador. Esses sacrifícios de animais pararam com Jesus Cristo. Ele foi o substituto sacrificial supremo. João Batista afirmou assim: “No dia seguinte, João viu Jesus aproximando-se e disse: ‘Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!’” (João‬ ‭1:29). E agora, Jesus é o único mediador entre Deus e os homens: “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Timóteo 2:5). Sacrifícios de animais serviam como um sinal do que estava por vir – o sacrifício de Cristo em nosso favor. Agora, Jesus mesmo garante a salvação aos que, apenas e simplesmente, decidem ouvir e crer na voz do salvador Jesus Cristo: “Eu asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida” (João‬ ‭5:24). Diante de tão grande demonstração de amor, você acha que o seu desempenho como servo ou serva de Deus, expressa bem o que Ele fez e continua fazendo por você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário