Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de abril de 2024

GENEROSO

 


"O generoso será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre" (Prov 22:9)


A generosidade está em decadência em nossa geração. A impressão é que nos acostumamos com os necessitados ao nosso redor; e somos chamados a sempre pensar mais em nós mesmos. 


O texto de hoje é uma promessa do Senhor. Diz que "o generoso será abençoado". E logo depois explica o que é generosidade: "porque dá do seu pão ao pobre". O "generoso" (tôb) é aquele que é sensível ao outro, suas necessidades, e colabora para que os outros sejam supridos. É o 'benigno', que 'faz o que é correto'. Diz a Palavra que este "será abençoado". Trata-se da bênção de Deus, derramada aos seus filhos quando estes fazem a vontade do Pai. E é curioso que a generosidade aqui exemplificada é dar o "pão ao pobre". É algo prático, necessário e humano. Tantos ensinos preciosos em um verso tão pequeno! 


Primeiro, a generosidade é pessoal. O texto nos ensina que o generoso "dá do seu pão" ao necessitado. Ou seja, não apenas faz pontes e desafia outros a fazerem o bem, mas retira do que tem para dar ao necessitado. É do "seu pão" que vem a generosidade. Portanto, seja generoso com os seus bens, seus talentos e suas oportunidades, compartilhando com aqueles que precisam. Retire do que Deus tem lhe dado para que outros sejam supridos. 


Segundo, a generosidade é prática. Ela supre a necessidade observada. Olha para aquele que precisa, identifica o que é necessário e colabora para que sua necessidade seja suprida. O que tem fome precisa de alimento. O que está nas ruas, de abrigo. Os desempregados, de oportunidade. Os angustiados, de encorajamento. Os enfermos, de oração e cura. E todos precisam do evangelho vivo de Cristo! 


Terceiro, a generosidade é sábia. Supre a necessidade na medida certa. Dá ao necessitado, mas não promove a preguiça. Colabora com o próximo oferecendo oportunidades. Sabe identificar as reais necessidades e a melhor forma de colaborar. Esta não é tarefa fácil e demanda discernimento do Alto. É preciso, portanto, ter o coração compassivo, olhos abertos para os necessitados e sabedoria para saber quando e como colaborar. Sejamos generosos! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECOMECE

 Se você quer um conselho recomece.  Não há presente maior na vida do que o dom de poder recomeçar.  Recomece, seja na mudança de pensamento...