Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de abril de 2024

FALAR

 A HORA CERTA DE FALAR


"Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo" (Prov 25:11)


Mais difícil do que fazer o que é certo, é fazê-lo com a motivação certa. De igual forma, mais difícil do que saber o que falar, é saber quando falar. O livro de Provérbios provê profundos ensinamentos sobre as nossas palavras e o tempo certo para cada coisa. 


O verso de hoje diz que a "palavra dita a seu tempo" é semelhante a "maçãs de ouro em salvas de prata". Algumas nuances devem ser observadas. A primeira é sobre a 'palavra'. A "palavra dita" chega quase a ser uma redundância, mas deseja enfatizar a ideia de elaboração. São palavras pensadas, fruto de reflexão, bem elaboradas. A segunda nuance é sobre o 'tempo'. A expressão "a seu tempo", em hebraico ('ôphan) indica a figura de uma 'roda', algo que desliza com fluidez, que produz o resultado esperado, na hora certa. Não é uma expressão comum, e se refere a algo que está em movimento, produzindo o resultado que se deseja. A terceira, sobre as "maçãs de ouro em salvas de prata", trata-se de uma comparação. As palavras certas, ditas no tempo certo é algo belíssimo, que promove alegria e edificação. A expressão hebraica, neste caso, parece se referir a maçãs de ouro em um fundo de prata, talvez um ornamento tecido com prata, sobre o qual poderiam ser colocadas maçãs douradas. É algo que combina, dá beleza e alegria. Assim são as palavras faladas no momento certo. 


Este ensino requer nossa atenção por alguns motivos. Primeiramente porque, em nossos dias, foi criada a cultura da comunicação instantânea. Tudo é rápido; precisa ser comentado e respondido na hora; sem reflexão ou oração. Cuidado com esta cultura. O ensino de Provérbios advoga o silêncio, até que chegue o momento certo de falar. 


Em segundo lugar, porque o tempo de espera até a hora certa de falar é também uma forma de Deus trabalhar em nossos corações. Quando criticados ou caluniados, somos tentados a responder rapidamente, na mesma moeda e na mesma hora. Aprendemos neste precioso livro que não deve ser assim. Nem tudo deve ser respondido e, quando for, deve ser com as palavras certas na hora certa. 


Em terceiro lugar, promove também a importância da fala. Com as expressões adequadas, no tempo de Deus, as palavras podem contribuir muito para a vida de outros, e também a nossa. Palavras de consolo, conforto, afirmação e reconciliação. Palavras de confronto, exortações e admoestações. Palavras de perdão e amor. As palavras certas na hora certa são uma grande bênção! 


Encerro propondo um exercício de fé. Cuidar das nossas palavras como um tesouro nas mãos de Deus. Cuidar para que elas cheguem na hora certa (não cedo ou tarde demais) e com as motivações e expressões corretas, após reflexão e oração. Que sejam palavras que pintam uma linda figura que glorifica o Senhor, como um belíssimo enfeite de prata abrigando reluzentes maçãs de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECOMECE

 Se você quer um conselho recomece.  Não há presente maior na vida do que o dom de poder recomeçar.  Recomece, seja na mudança de pensamento...