Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de abril de 2024

FOFOCA

 PARE DE FOFOCAR


"Pleiteia a tua causa diretamente com o teu próximo e não descubras o segredo de outrem" (Prov 25:9)


O livro de Provérbios nos adverte sobre muitas coisas. Uma das principais são as palavras. Elas podem ser usadas para encorajar ou destruir; perdoar ou enraivecer; afirmar ou acusar. Elas também podem ser usadas para questionar ou falar mal de outros em sua ausência, que é a fofoca. 


O verso de hoje nos ensina que, se há algo a ser resolvido com alguém, devemos fazê-lo diretamente com esta pessoa. Nas palavras de Salomão: "diretamente com o teu próximo". O ensino vai além e nos comanda a não procurarmos saber da vida dos outros: "não descubras o segredo de outrem". O verso seguinte (10) explica que não devemos fofocar, pois os fofoqueiros perdem a confiança das pessoas ao seu redor, e perdem também a reputação. Preciosos ensinos!


Primeiro, cuide mais da sua vida do que da vida dos outros. Não corra para conhecer o segredo da vida das outras pessoas, pois isto não te compete. Use este tempo e energia para olhar para o próprio coração, observar os próprios atos e cuidar que a sua família esteja guardada e seguindo os caminhos de Deus. Isto serve para leitura de revistas ou canais nas redes sociais especializados em expor a vida dos outros. Isto não nos compete. 


Segundo, não fale mal de outros. Não fofoque! Se há algo negativo ou perigoso que você observou na vida de alguém, procure diretamente esta pessoa para encorajá-la na Palavra. Se não tiver acesso a ela, ore secretamente por sua vida, colocando perante o Senhor as suas preocupações. Você foi chamado para ser sal e luz, não alguém que leva e traz notícias e rumores sobre as outras pessoas. Você é um filho do Rei e deve honrá-lo com suas palavras. 


Terceiro, trate das questões relacionadas a outros com oração, reflexão e integridade. Se há algo a ser tratado sobre alguém, seja um familiar, amigo, membro de sua equipe de trabalho ou de sua igreja, aborde o problema com passos de sabedoria. Primeiramente oração. Nada fale sem primeiro orar pedindo a Deus sabedoria e clareza e, sobretudo, orando pela pessoa e seu motivo de preocupação. Segundo, converse diretamente com a pessoa e envolva outras apenas se elas estão em posição de autoridade e responsabilidade no caso, ou envolvidas de alguma forma. Terceiro, ore com elas e descanse no Senhor, pois é Ele quem sonda e transforma os corações. 


Que nossas palavras possam ser usadas por Deus para consolo, alegria e edificação; jamais conversas levianas sobre a vida de outros em assuntos que pouco conhecemos e segredos que não deveríamos buscar conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECOMECE

 Se você quer um conselho recomece.  Não há presente maior na vida do que o dom de poder recomeçar.  Recomece, seja na mudança de pensamento...