Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de abril de 2024

VIVA

 “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João‬ ‭7:38‬ ‭NVI).

Que versículo maravilho é esse que recebemos nesta manhã, porém, se você se dispor a ler todo o capítulo concordará que, não apenas o versículo 38, mas todo ele, é surpreendentemente profundo. O contexto diz que os irmãos de Jesus, ao que perece, tinham convicção de que Ele era mesmo o Messias, e que precisava mostrar-se ao povo. Veja o que João registrou: “os irmãos de Jesus lhe disseram: ‘Você deve sair daqui e ir para a Judeia, para que os seus discípulos possam ver as obras que você faz. Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. Visto que você está fazendo estas coisas, mostre-se ao mundo’” (João‬ ‭7:3-4). Inicialmente, Jesus respondeu que não iria: “Vão vocês à festa; eu ainda não subirei a esta festa, porque para mim ainda não chegou o tempo apropriado” (João‬ ‭7:8). É bom lembrar, que a Bíblia afirma claramente que Jesus tinha irmãos e irmãs: “Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs?…” (Marcos 6:3), mesmo porque, a virgindade de Maria, nada tinha a ver com os outros filhos e filhas que ela teria, mas sim, que antes de casar-se com José, ficou grávida sem nunca ter se relacionado intimamente com qualquer homem. Ela mesma, questionou isso ao anjo que lhe deu a notícia da gravidez: “Perguntou Maria ao anjo: ‘Como acontecerá isso se sou virgem?’. O anjo respondeu: ‘O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus’” (Lucas‬ ‭1:34-35). Os irmãos de Jesus com certeza conheciam essa história da própria boca de Jose e Maria. Embora no hebraico não existam palavras diferentes para primo e irmão, no grego, em que o Novo Testamento foi escrito, as palavras são diferentes para “irmão”, adelpho, e para “primo”, anepsios. Jesus, embora inicialmente não tivesse concordado com os seus irmãos, por parte de pai, em ir: “… depois que os seus irmãos subiram para a festa, ele também subiu, não abertamente, mas em segredo” (João‬ ‭7:10). Jesus encontrou motivos suficientes de que seria uma ótima oportunidade para, mesmo correndo riscos, testemunhar de Deus: “Quando a festa estava na metade, Jesus subiu ao templo e começou a ensinar. Os judeus ficaram admirados e perguntaram: ‘Como foi que este homem adquiriu tanta instrução, sem ter estudado?’ Jesus respondeu: ‘O meu ensino não é de mim mesmo. Vem daquele que me enviou’” (João‬ ‭7:14-16). Entretanto, o ponto incrível à ser destacado desta inesperada aparição de Jesus na festa, foi quando no meio da cerimônia onde o sacerdote, acompanhado de cânticos e danças, trazia uma jarra com água tirada no tanque de Siloé, derramando-a num altar preparado para esse fim, agradecendo a Deus a benção providencial da água convertida numa boa colheita, assim como, quando no deserto, Moisés feriu a Rocha para dar de beber ao povo saído do Egito. Agora, imagine a cena?! Ele desviou a atenção e os olhares de todos daquela cerimônia para si, da seguinte forma: “No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: ‘Se alguém tem sede, venha a mim e beba’” (João‬ ‭7:37). Disse mais: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João‬ ‭7:38‬ ‭NVI). João não deixou de registrar sobre o que Jesus estava se referindo quando disse do fluir de rios de águas vivas do interior das pessoas: “Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado” (João‬ ‭7:39). Glória a Deus! Aleluia! Conclusão. Que coisa maravilhosa! Todos os que acreditam no evangelho de Cristo, tem cumprido em sua vida essa promessa: “Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória” (Efésios‬ ‭1:13-14). O selo do Espírito Santo é exatamente a presença de Deus através de Jesus, o rio de “água viva” na vida dos salvos. É importante você se lembrar do que Jesus disse a mulher samaritana sobre a água do poço de Jacó: “Jesus respondeu: ‘Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna’” (João‬ ‭4:13-14). Aqui em João 4, diz sobre quem beber da água de Jesus, terá uma: ‘fonte a jorrar para a vida eterna’; lá em João 7, diz também que ‘do seu interior fluirão rios de água viva’. Uau! Isso é o poder da presença do Senhor na vida dos salvos. Quando o Espírito Santo ainda não havia sido derramado sobre toda a terra, Jesus já havia falado desse poder: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos‬ ‭1:8). O fluir é deixar-se ser usado pelo Espírito Santo, pela obediência a Jesus! É aniquilar-se como Paulo, que afirmou: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gálatas‬ ‭2:20). Preste a atenção na frase de Paulo: “…já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim…”. Isso sim, é o fluir! Mas, para que isso ocorra, precisamos tomar uma decisão muito importante: “Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Mas, agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador” (Colossenses‬ ‭3:5-10). O “fluir de Deus” só acontece quando decidimos FAZER morrer em nós o que desagrada a Deus. É uma disposição diária de permitir que o Espírito Santo domine a poder da carne, e Não o contrário. A decisão é nossa, porém o poder para agir é de Deus, quando deixamos o Espírito Santo trabalhar, ou seja, fluir. O nosso Senhor, sempre terá o desejo de ocupar a nossa vida por inteiro. Por isso, João registrou em Apocalipse 3:20: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo”. O quanto você tem deixado o Espírito Santo vencer os seus maus desejos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário