Total de visualizações de página

domingo, 21 de abril de 2024

DEUS

 É DEUS QUEM FAZ


"Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor; este, segundo o seu querer, o inclina" (Prov 21:1)


Este é um texto especial em minha vida, desde a minha mocidade. Ainda no seminário, eu enfrentava um desafio que me trazia intranquilidade e, lendo a Palavra, o Senhor trouxe ao meu coração esse precioso verso. Fez, assim, brotar paz e confiança em Deus. Desde então, em momentos difíceis eu me lembro deste texto e me apego ao transformador poder de Deus nas circunstâncias mais adversas da vida. 


O verso inicia com uma linda analogia e rompe depois com uma forte afirmação. A analogia é sobre os ribeiros de águas, e diz: "como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor". E completa, afirmando: "este, segundo o seu querer, o inclina". 


Há diferentes interpretações sobre o significado dos "ribeiros de águas" neste verso. Meu entendimento é que se refere a canais de irrigação que eram facilmente mudados de um lugar para o outro. A expressão hebraica usada para "ribeiros" (peleg) também significa 'torrente', 'corrente' e 'canal'. Neste contexto, possivelmente se refere a 'canal', semelhante ao texto em Provérbios 5:16. Era fácil e recorrente mudar os canais de água para onde fosse necessário. Portanto, com a mesma facilidade que os canais são mudados, assim é o coração do rei na mão do Senhor, que o põe onde quiser. Algumas lições à luz deste verso. 


Primeiro, o coração de todos, até dos mais poderosos, está nas mãos do Senhor. Deus controla tudo e todos e age como quer, quando quer e com o propósito que deseja. Somos completa e eternamente dependentes de Deus. Ele é maior que exércitos, reis, imperadores e presidentes; intelectuais, milionários e personagens influentes; líderes, pastores e mestres. Nada e ninguém impõe a Deus a sua vontade. Nossa postura, portanto, deve ser de dependência, súplica e adoração.


Segundo, nada é impossível para Deus. Não há barreira intransponível, problema insolúvel ou pessoa inalcançável. Deus inclina o coração dos homens, mesmo dos maiores reis, segundo o Seu propósito. Talvez haja uma pessoa difícil, uma situação impensável ou uma barreira amedrontadora em sua vida neste momento. Apegue-se a esta linda verdade bíblica! Segundo o propósito do Senhor, não há nada que Ele não consiga mudar. Esta convicção deve produzir paz, descanso e motivação em nossos corações! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECOMECE

 Se você quer um conselho recomece.  Não há presente maior na vida do que o dom de poder recomeçar.  Recomece, seja na mudança de pensamento...