Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de abril de 2024

IRA

 CUIDADO COM A IRA


"Não te associes com o iracundo, nem andes com o homem colérico, para que não aprendas as suas veredas e, assim, enlaces a tua alma" (Prov 22:24)


 

Cuidado com a cara amarrada. Não ache que a ira do coração é normal, que a contínua revolta com as pessoas ao seu redor é algo natural. Coloque perante o Senhor o seu pecado, suas dores e suas angústias. Não se ache o melhor, indispensável e juiz dos que te rodeiam. Busque quebrantamento na presença de Deus, perdão pelos seus pecados e livramento de suas angústias. Faça um propósito perante o Senhor de buscar um coração amoroso e compassivo, que dá formosura ao rosto, abre um sorriso na face e gera tolerância e calma perante os fatos da vida. Leia a Palavra, o que ela diz sobre a ira, e ore ao Senhor. 


Cuidado com as explosões. Elas não são culpa dos outros, das provocações ou dos problemas da vida, mas do seu pecado, seu próprio coração. O cristão deve ser cheio de amor, paciência e domínio próprio. Deve saber ser provocado, sem responder na mesma moeda; questionado, sem estourar; criticado, sem explodir. Observe que suas explosões atingem, sobretudo, os de perto. Geram tristezas e frustrações, especialmente se você for o modelo a seguir, como pais perante filhos, cônjuge no casamento e líderes em uma igreja. Olhe para o seu coração com sinceridade e arrependimento perante a ira explosiva, palavras altas e acusadoras, menosprezo com os demais. Peça perdão a Deus. Leia a Palavra, o que ela diz sobre domínio próprio. 


Cuidado para não imitar o pecado. O texto nos alerta a não andarmos com os iracundos e coléricos para não nos tornarmos iguais a eles. Portanto, imite o que é bom e distancie a sua alma daquilo que é pecaminoso. 


E àqueles que lutam contra esses pecados… sim, é possível mudar! E tudo pela misericórdia e graça de Deus, as quais todos nós, igualmente, precisamos a cada dia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECOMECE

 Se você quer um conselho recomece.  Não há presente maior na vida do que o dom de poder recomeçar.  Recomece, seja na mudança de pensamento...