Total de visualizações de página

sábado, 27 de abril de 2024

GUERREAR

 É MOMENTO DE GUERREAR


"Com medidas de prudência farás a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória" (Prov 24:6)


Há momentos de paz e momentos de guerra. Há tempo de observar e tempo de guerrear. O livro de Provérbios nos fala sobre vários "momentos de guerra" e nosso texto de hoje nos adverte sobre este importante assunto. 


Primeiramente, gostaria de falar sobre contra quem guerrear e, depois, como guerrear. O livro de Provérbios nos ensina que há três inimigos centrais. O primeiro é o próprio coração, o segundo é a sociedade ao nosso redor, e o terceiro é o inimigo de Deus. O apóstolo Paulo nos fala sobre o mesmo assunto em um linguajar neotestamentário, chamando tais inimigos de "carne", "mundo" e "diabo" (Ef 2:1-3). Precisamos saber contra quem guerrear. 


Faça guerra contra o seu coração, quando ele se inclinar ao pecado! Diga "não" aos seus próprios desejos que conduzem ao mal e crucifique a carne que alimenta o ego e busca mais os prazeres do que a Deus (Prov 4:23; 24:28).


Faça guerra contra os vícios e tentações da sociedade! Não venda a sua fé ou a sua integridade por nenhum preço. Proteja a sua família contra os ataques espirituais, morais, físicos e emocionais. Coloque barreiras, limites, para que seus filhos não caiam nas teias do maligno (Prov 16:32; 22:24).


Faça guerra contra o diabo, não dando a ele lugar em sua vida, sua família e sua igreja! 

Cuidado com as propostas de benefício pessoal à custa do sofrimento de outros. Cuidado com as ciladas armadas pelo inimigo contra você e os seus. Alimente-se da Palavra, mantenha uma vida séria de oração e ande com aqueles que amam e seguem a Cristo (Prov 1:16; 27:20). 


Mas, como guerrear? Nosso verso nos ensina a fazer guerra "com medidas de prudência". Em outras palavras, saiba bem contra quem guerrear e como guerrear. Não reaja com o ímpeto da carne e não jogue palavras ao vento. Coloque perante Deus os inimigos que o cercam e peça a Ele discernimento sobre a batalha perante você. Nosso verso também nos ensina que "na multidão de conselheiros está a vitória". Portanto, não guerreie sozinho, peça ajuda! Peça conselhos, peça oração, peça ajuda aos companheiros de caminhada, o povo de Deus.


Faça guerra contra os inimigos certos e gaste o seu tempo e energia na batalha que está perante você, com prudência, oração e bons conselhos. Deus dará vitória! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECOMECE

 Se você quer um conselho recomece.  Não há presente maior na vida do que o dom de poder recomeçar.  Recomece, seja na mudança de pensamento...