Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de abril de 2024

INTEGRIDADE



"Compra a verdade e não a vendas; compra a sabedoria, a instrução e o entendimento" (Prov 23:23)


Vivemos em uma sociedade consumista que gera compradores compulsivos. Todos somos bombardeados diariamente por anúncios, ofertas, oportunidades e propagandas desejando nos vender alguma coisa. Corremos o risco de comprar o que não precisamos, com o dinheiro que não temos para satisfazer as pessoas que não conhecemos. 


O livro de Provérbios, porém, nos apresenta quatro 'produtos' que precisaríamos correr para adquirir. São tesouros preciosos que frequentemente são deixados de lado, como se pouco valor tivessem. A Palavra nos ensina: "Compra a verdade e não a vendas; compra a sabedoria, a instrução e o entendimento" (23:23). Portanto, devemos comprar a verdade, sabedoria, instrução e entendimento. Estes quatro tesouros devem entrar em nossas vidas para nunca mais sair! Dentre os quatro, porém, chama a atenção a primeira expressão: "compra a verdade e não a vendas". É possível, portanto, vender a verdade. 


A palavra "verdade" ('emeth) refere-se ao que é genuíno, fiel e íntegro. E a ordem é comprá-la, ou seja, agarrar-se a ela, e jamais vendê-la. Portanto, reflitamos juntos sobre dois claros ensinamentos.


Primeiro, os tesouros mais preciosos não podem ser adquiridos com dinheiro. São dados por Deus ao seu povo por sua infinita misericórdia e graça. A verdade, sabedoria, instrução e entendimento nos são revelados na Palavra e usados pelo Espírito Santo para fazer nossa mente, alma e coração amarem e seguirem os caminhos de Deus. Portanto, busquemos na Palavra, em oração e expectativa, a verdade que nos aponta o rumo certo, bem como a sabedoria, instrução e entendimento, que nos dão discernimento e compreensão das coisas do Alto. 


Segundo, não venda a sua integridade. Como lemos, a verdade deve ser comprada e jamais vendida. Não negocie a sua fidelidade ao Senhor, a sua integridade de coração, por mais alta que seja a proposta. Não a troque por dinheiro, elogios, privilégios ou relacionamentos. Agarre-se ao que é verdadeiro, fiel e íntegro, confiado no Senhor. E cuidado com os que te encorajam a vender a sua integridade - fuja deles! 


Que o Senhor nos ajude a ver com clareza o verdadeiro valor daquilo que está ao nosso redor, sabendo que pessoas valem mais que coisas; o que é eterno vale mais do que o passageiro; a verdade vale mais que as fantasias; e a integridade vale mais do que riqueza e fama. Busquemos, sobretudo, a fidelidade ao Senhor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECOMECE

 Se você quer um conselho recomece.  Não há presente maior na vida do que o dom de poder recomeçar.  Recomece, seja na mudança de pensamento...