Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de abril de 2024

TENTADO

 “Mas cada um é tentado pelos seus próprios maus desejos, quando estes desejos o atraem e o seduzem. Estes maus desejos, depois de conceber, dão à luz o pecado. E o pecado, depois de crescido, gera a morte”. (Tiago 1.14 – 15)


Recentemente, um amigo casado veio até mim com a seguinte fala: “Talita, tem uma mulher me assediando. Quanto mais eu digo ‘não’, mais ela insiste! Fica questionando minha masculinidade e me chamando de covarde. Quer saber? Vou ‘pegar!'”.


Claro que eu comecei citando este texto de Tiago para ele. É interessante como o Apóstolo descreve o processo do pecado. Você olha e deseja, depois fica gerando isso dentro de você, imaginando como seria, como faria e qual seria a sensação. E então, após ter desejado e gerado, você finalmente concebe o pecado, consumando. O problema é que o salário do pecado é a morte! (Romanos 6.23).


Mas, o que é pecado? Tiago 4.17 diz: “Portanto, todo aquele que conhece o bem que deve ser feito e não o faz, está pecando”. É correto adulterar? Não! É certo sonegar impostos? Não! Então tudo isso é pecado.


Aí, você vira para mim e diz: “Mas foi a emoção da hora. “Gente, vamos lá: o processo do desejo, geração e concepção do pecado pode durar dias, mas também minutos. Quando você vai contar uma mentira, por exemplo, certamente já pensou sobre ela, se ela iria colar, se era apropriada, quais as consequências de falar ou não falar. Talvez, você tenha precisado de dias para elaborá-la, ou talvez apenas alguns segundos, mas o fato é que você certamente seguiu passo a passo do que Tiago explica sobre como o pecado nasce. Então, sendo na hora ou demorando dias pra acontecer, você desejou sim!


Poder que você esteja aí pensando: “Puxa, mas então porque Deus manda essas tentações para me tirar do foco e fazer tropeçar?“. Quando nós observamos o texto de Tiago, 2 versículos antes do que citei lá em cima, a Bíblia ensina que Deus não tenta a ninguém e por ninguém é tentado.


Cada um é tentado na área mais complexa da sua vida. Para uns é o sexo, para outros é querer sempre ter mais e mais dinheiro, para outros ainda é a bebida, a gula, o orgulho. Mas, como se livrar dela?


Primeiro é que quanto mais forte o seu espírito estiver, menos ocasião sua carne vai encontrar. Existem maneiras de ser cheio do Espírito no homem interior e são elas “...mas enchei-vos do Espírito falando uns aos outros em salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e louvando ao Senhor em vosso coração” (Efésios 5.19).


Outras formas de permanecer firme são a oração e dedicação a meditar no que a Palavra ensina sobre quem você é, tem e pode fazer em Deus.


O Segundo passo é entender o que Jesus dizia aos discípulos: “E, se teu olho te fizer tropeçar, arranca-o, e lança-o de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que tendo dois olhos, ser lançado no inferno de fogo” (Mateus 18.9).


Jesus está dizendo que se você sabe que algo te fará tropeçar, evite aquilo, corte o mal pela raiz. Lembre-se de José do Egito nessas horas: corre da mulher de faraó! E sempre pense: minutos de prazer podem valer mais que a eternidade com Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECOMECE

 Se você quer um conselho recomece.  Não há presente maior na vida do que o dom de poder recomeçar.  Recomece, seja na mudança de pensamento...