segunda-feira, 20 de maio de 2024

RELACIONAMENTOS



O que queremos de Jesus? 


Durante o seu ministério terreno, muitos se aproximavam dele trazendo problemas e dúvidas. Queriam soluções e respostas. Algumas vezes, eram atendidos, outras vezes não.  


Muitos foram curados, mas não voltaram para agradecer. Foi o que aconteceu, quando Jesus curou 10 leprosos e apenas 1 voltou (Lc.17.12-19). Então, ele perguntou: "Onde estão os nove"?  


Certamente, já haviam recebido o que desejavam. Eles não queriam Jesus, mas apenas a cura. Este é o problema de muitas pessoas que veem Cristo e o cristianismo de modo utilitário. 


Assim, ficam frustradas quando ele não atende seus pedidos ou não responde seus questionamentos. Foi o caso daquela multidão que procurava o Mestre apenas para ganhar pães e peixes multiplicados (João 6). 


Sim, queremos bênçãos e respostas. Isto não é errado, desde que não desvalorizemos a pessoa de Jesus. Precisamos ter um compromisso com ele que esteja acima do que ele nos possa dar ou falar. Muitos ficam indignados por não receberem explicações sobre os mistérios da bíblia ou do universo e, por isso, se afastam, transformando suas dúvidas em perigosa incredulidade. 


O foco de Jesus não está nas bênçãos e respostas, mas nos relacionamentos e propósitos. Quando ele escolheu os 12 discípulos, não foi para ensinar-lhes todos os assuntos possíveis nem para conceder-lhes todas as bênçãos, mas para ter comunhão com eles, transformar o caráter de cada um e dar-lhes uma missão de grande importância. 


Muitas vezes, ele respondeu suas perguntas, como vemos em Mateus 24.3-6. Outras vezes, ele não respondeu nem atendeu seus pedidos, como está escrito: 


"E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos.E ele lhes disse: Que quereis que vos faça? E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado"? (Marcos 10:35-38).


"Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra" (Atos 1:6-8 ). 


Ainda que não obtenhamos todas as bênçãos e respostas, devemos continuar adorando a Deus. O profeta Habacuque, por exemplo, não conseguiu todas as explicações que desejava, mas, ainda assim, decidiu louvar ao Senhor:


"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação" (Hc 3:17,18). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRA

  Um dos maiores equívocos que cometemos é limitar a obra de Deus à nossa experiência. Julgamos que tudo quanto Deus quer e poder fazer em n...