quarta-feira, 22 de maio de 2024

SEGURANCA

 QUEM É A SUA SEGURANÇA?


"Porque o Senhor será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos" (Prov 3:26)


Quem é a sua segurança? Sua força e recursos? Sua igreja e líderes? Seu emprego e profissão? Ou quem sabe, sua família e amigos? 


Os versos 25 e 26 do capítulo 3 no livro de Provérbios nos falam sobre medo e segurança. No verso 25 lemos: "Não temas o pavor repentino, nem a arremetida dos perversos, quando vier". E o motivo de não precisarmos temer encontra-se logo a seguir: "Porque o Senhor será a tua segurança e guardará os teus pés de serem pregos" (v.26). 


O "pavor repentino" refere-se àquilo que não esperamos, mas vem a acontecer. É uma inesperada tragédia, catástrofe natural, enfermidade física, crises relacionais ou financeiras. Ou quem sabe algo diferente! Qual é o seu medo? O que faz gelar a sua alma?


Além do "pavor repentino", o verso 25 nos fala também sobre "a arremetida dos perversos, quando vier". A figura é de alguém sendo atacado por gente perversa, injusta e cruel. A "arremetida" é algo semelhante à uma guerra, alguém que se levanta para nos fazer mal.


Portanto, temos dois temores que rondam a alma humana, o "pavor repentino" e "a arremetida dos perversos". Sem dúvida, motivos suficientes para perder o sono? No verso anterior (v.24) vemos que "quando te deitares, não temerás; deitar-te-às, e o teu sono será suave". O que pode tornar o sono suave perante tamanhos perigos? O que dá segurança ao coração quando a alma gela de medo? A linda resposta encontra-se em nosso verso de hoje: "Porque o Senhor será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos" (v.26). Duas lindas promessas! 


Primeira, o Senhor Deus será a nossa segurança. Isto significa que perante a tragédia e o agressor, Ele não se apartará de nós. E não estará apenas presente, mas será - Ele mesmo - a nossa segurança! Estamos nas mãos do Altíssimo, Eterno, insuperável e incomparável Deus. O nosso coração humano, quebrado e limitado, teme o que vê e o que sente. E as vezes, ansioso que é, teme até mesmo o que ainda não aconteceu. Mas, pela fé somos convidados a crer e confiar nesta incrível verdade: Ele é a nossa segurança!


Segunda promessa, Ele livrará os nossos pés. Nas masmorras antigas, muitos eram presos pelos pés. Mesmo na época de Paulo, ele e Silas foram presos, tendo os pés amarrados em um tronco (At 16:24). Mas o Senhor não permitirá que nossos pés fiquem presos. Nem pela tristeza, angústia, tragédias, ansiedade ou pecado, pois Ele é o nosso Libertador! Aleluia! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAIS

 QUANDO OS PAIS ENVELHECEM: deixe-os envelhecer com o mesmo amor que eles te deixaram crescer, deixe-os falar e contar repetidas vezes histó...