terça-feira, 21 de maio de 2024

SENSO

 TENHA BOM SENSO


"O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará" (Prov 2:11)


Continuaremos nossas reflexões no livro de Provérbios por mais alguns dias. Hoje, gostaria de chamar a sua atenção para algo extremamente necessário, porém, cada vez mais raro de encontrar: o bom senso. 


Lemos que "o bom siso te guardará e a inteligência te conservará" (v.11). A expressão hebraica traduzida por "siso" (mezimmah) e "inteligência" (tôbunah) apontam para 'clareza', 'propósito', 'entendimento' e 'equilíbrio'. A afirmação bíblica faz uma interessante ligação entre nossa equilibrada compreensão perante os fatos da vida, e a forma como somos guardados e conservados ao transitarmos por eles. Que preciosas e necessárias lições! 


Primeiro, não seja inconsequente. O inconsequente é justamente aquele que não se importa com as consequências. Assim, vive a partir de seus desejos e paixões, não pelo bom senso instruído na Palavra. Desta forma, o preço a pagar é alto para você, sua família e sua igreja. Falta de bom senso nas palavras, falando sem pensar e sem equilíbrio. Falta de bom senso nas finanças, comprando o que não pode e não precisa. Falta de bom senso nos relacionamentos, sempre se vitimizando ou acusando. Falta de bom senso na devoção, deixando em segundo plano a adoração, oração, comunhão e Palavra. Falta de bom senso na paixão, entrando de cabeça em tudo o que deseja seu coração, sem medir as consequências. 


Segundo, não seja extremado. A falta de "siso" e "inteligência" levam a um perfil que valoriza os extremos. Por vezes se vitimiza, outras vezes se revolta, pois assume uma postura radical perante os fatos da vida e as pessoas ao redor. Não sabe calar, ouvir, pensar prolongadamente (refletir), buscar conselhos na Palavra e nos irmãos mais experientes. E quando o faz, não segue tais conselhos. Prefere os extremos. Nos problemas relacionais, todos sempre estão errados. Nos financeiros, a conta não fecha porque ganha pouco. Nos problemas espirituais, Deus não atende as suas orações. Portanto, transita entre a vitimização e a revolta.


Terceiro, não alimente o seu ego. O ego, quebrado pelo pecado, deseja ser o centro do mundo e de todos ao redor. Assim, não ouve o outro, pois o interesse é em si mesmo. Não socorre o outro, visto que a sua necessidade impera. Não adora a Deus, pois suas palavras são repletas de reclamação e não contentamento. Aproxima-se das pessoas por interesse próprio, não pelo desejo de um relacionamento saudável. Observa a sua igreja e enxerga todos os erros, mas não colabora para nenhuma melhora. Sabe ser crítico, mas não encorajador. 


Busquemos a Deus para que tenhamos bom senso perante os fatos da vida, com os olhos em Cristo, corações gratos e mãos compassivas em nome de Jesus. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Olhar com fé   Bom Dia! Amanhece um dia especial: é domingo, dia do Senhor! Último domingo de setembro... Tivemos 5 domingos, neste mês que...