quarta-feira, 14 de agosto de 2024

A PORTA

 A PORTA


"Eis que estou à PORTA, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei até ele, e com ele cearei, e ele comigo" (Apocalipse 3.20 ACF)


O MAU USO DE UM TEXTO BÍBLICO NA EVANGELIZAÇÃO É MUITO PERIGOSO!


Alguém sabe qual é a base [de onde nasceu], o uso de (Apocalipse 3:20) como forma de evangelismo?

De uma pintura religiosa de Sallman Warner bastante apreciada tanto por católicos romanos como por evangélicos, que retrata a interpretação que o artista faz do texto: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”


● Num quadro, o artista pintou uma porta sem maçaneta, ou puxador do lado de fora, para ilustrar a forma como entende o texto. Ele acredita que Cristo não força a entrada, nem usa o puxador, ele crê que Deus deseja salvar, mas depende, passivamente, de que a pessoa Lhe abra o coração para que Ele entre.

Mas, será que o texto pode ser usado desta forma:


1°. Cristo prometeu entrar no teu coração se tu abrires a porta,

2°.Tu abriste a porta pela fé, através da oração do pecador.

3°. Cristo cumpre sempre as suas promessas; portanto, Ele entrou no teu coração,

4°. A partir deste momento, estás salvo?


O problema é que, quando olhamos para o contexto do versículo 20, do capítulo 3 de Apocalipse, percebemos claramente que as palavras de Jesus não são dirigidas ao mundo, mas sim à IGREJA de Laodicéia. Jesus, está a repreender severamente os crentes, e não a pedir-lhes que O deixem entrar nos seus corações por meio de uma oração. Ele está a ordenar a crentes que se arrependam da sua apatia não são quentes nem frios, mas mornos; da sua cegueira espiritual não vêem que são miseráveis, pobres, cegos e nus; e do seu materialismo dizem que são ricos, que se tornaram prósperos e que não precisam de nada.


Neste texto, Jesus não está a chamar os pecadores ao evangelho nem a prometer a vida eterna a um grupo de incrédulos. Ele promete sim, comunhão restaurada e o galardão eterno à igreja [cristãos], se ouvirem a Sua voz e renovarem os seu relacionamento com Ele, mediante um arrependimento autêntico.

Ou seja, o contexto imediato de Apocalipse 3:20, não tem nada a ver com evangelismo. Pior, o mau uso dele torna-se perigoso quando entra em contradição com a própria Palavra de Deus, que ensina: “Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor abriu-lhe o coração para atender às coisas que Paulo dizia”. (Atos 16:14).


A palavra que Paulo usou para a palavra abrir é traduzida do grego dianoígo, que o renomado estudioso de grego, A.T. Robertson define como “abrir ampla ou completamente”. O lexicólogo de grego, Joseph Henry Thayer, dá-lhe um significado similar: “abrir mediante dividir ou separar, abrir totalmente”. Lucas usa essa palavra ao descrever o primogénito que abre o ventre da sua mãe (Lucas 2:23), Jesus a abrir a mente dos discípulos para entenderem as Escrituras (Lucas 24:45), e Deus a abrir os céus para revelar Jesus em pé, à sua destra (Atos 7:56). Nenhum desses eventos é passivo, pelo contrário, demonstram ação e poder, o primeiro da parte do Filho e os outros dois da parte de Deus Pai.


(Livro | O Chamado ao Evangelho e a Verdadeira Conversão | Paul Washer)


Concluímos 


Temos que saber manejar corretamente a Palavra da verdade. O versículo “Eis que estou à porta e bato” (Ap 3.20), não é dirigido a pecadores por um Salvador que aguarda permissão para adentrar o coração. Não. A figura aí é da triste imagem do Senhor à porta da Igreja de Laodicéia, querendo entrar nela. Imagine só tal situação!


A igreja em Laodicéia é a igreja mais apostata do Novo Testamento, ela tem todos os componentes litúrgicos de uma igreja, com formalidades e requintes de prosperidade, era uma assembléia de celebridades e tinha um bom equilíbrio financeiro, mas ao medir o fervor espiritual, Cristo detectou mornidão, ainda havia mais: falta de visão espiritual. Era uma igreja cristã sem Cristo, o dono da igreja eram os homens, Cristo estava fora desse negocio (Apocalipse 3:20) Havia uma falta de pudor espiritual dentro dela. 


Conclusão 


O QUE JESUS QUIS DIZER QUANDO DECLAROU: 'Eis que estou à porta e bato' (Apocalipse 3:20)?


Por meio do apóstolo João em (Apocalipse 2–3), Jesus dirigiu sete cartas a sete igrejas na Ásia Menor. Elas eram individualizadas cartas de instrução, repreensão e encorajamento às congregações locais. Para a última igreja, a igreja morna EM LAODICEIA, Jesus fez este apelo urgente: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo" (Apocalipse 3:20).


▪︎ A ideia de Jesus parado à porta e batendo é frequentemente usada como uma ilustração da oferta de salvação de Jesus para as pessoas: se você apenas "abrisse a porta do seu coração" e deixasse Jesus entrar em sua vida, tudo ficaria bem. Mas em (Apocalipse 3:20), Jesus não está pedindo que um indivíduo seja salvo; Ele está buscando admissão em uma igreja! 


▪︎ É alarmante pensar em Jesus parado do lado de fora da igreja e batendo, mas essa é a posição em que estava. A igreja de Laodiceia havia fechado a porta ao Cabeça da igreja; estavam convencidos em sua prosperidade, mas Jesus foi deixado do lado de fora. Ele era um estranho para os corações de toda a congregação.


A maioria das sete cartas continha um elogio, uma reclamação ou crítica, uma ordem e um compromisso de Jesus. Mas a igreja de Laodiceia, assim como a igreja-irmã espiritualmente morta em Sardes, não merecia palavras de aprovação de Jesus. Os laodiceianos eram culpados de autoconfiança, justiça própria e indiferença espiritual. Pior ainda, a igreja desconhecia a sua condição miserável.


▪︎ Para a congregação EM LAODICÉIA, Jesus emitiu esta crítica contundente: "Conheço as obras que você realiza, que você não é nem frio nem quente. Quem dera você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, e não é nem quente nem frio, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Você diz: 'Sou rico, estou bem de vida e não preciso de nada.' Mas você não sabe que é infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu'" (Apocalipse 3:15-17).


Em seu estado orgulhoso, satisfeito de si e espiritualmente cego, a igreja de Laodiceia era inútil no reino de Deus. Usando linguagem figurada, Jesus emitiu Seu mandamento, chamando os membros da igreja a trocarem a sua justiça falsificada pela genuína (Apocalipse 3:18). Ele chamou a igreja para ser zelosa e se arrepender (versículo 19).


O apelo de Cristo foi sincero e urgente: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo" (Apocalipse 3:20). O apelo do Senhor também foi pessoal. Ele falou com indivíduos usando palavras singulares como alguém, sua e ele. Cristo estava convidando todos na igreja a experimentarem uma comunhão íntima com Ele. E mesmo que Seu desejo fosse que toda a igreja respondesse e abrisse-lhe a porta, em última análise, cabia ao indivíduo decidir.


Jesus sabe que nem todos responderão a Seu convite e abrirão a porta para um relacionamento com Ele. Muitos, como aqueles que viviam em Laodiceia, escolherão rejeitar o Seu chamado. Mornos e com o coração endurecido, permanecerão cegos ao fato de terem aceito uma justiça falsa (Hebreus 3:7–8). Para eles, Jesus dirá: "Eu nunca conheci vocês. Afastem-se de mim" (Mateus 7:21–23). Infelizmente, não entrarão no reino dos céus.


Durante o Seu ministério na Terra, Jesus fez um grande esforço para demonstrar que a justiça chega até nós como um dom somente pela fé. Ter a justiça de Cristo, pela graça através da fé, é a única maneira de entrar no reino dos céus cf. (Romanos 3:24–25; 2 Coríntios 5:21; Efésios 2:4-8).


▪︎ Quando Jesus disse: "Eis que estou à porta e bato", Ele estava convidando os membros da igreja de Laodiceia a reconhecer sua miserável condição espiritual e receber Seu autêntico dom de salvação. Como o apóstolo Paulo, os laodiceianos precisavam perceber sua absoluta dependência de Cristo: "Na verdade, considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele perdi todas as coisas e as considero como lixo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, mas aquela que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé" (Filipenses 3:8–9).


▪︎ Para aqueles que abririam a porta, Jesus prometeu uma comunhão íntima, representada como desfrutando de uma refeição juntos. E também ofereceu esta grande recompensa: "Ao vencedor, darei o direito de sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com o meu Pai no seu trono" (Apocalipse 3:21). Essas palavras foram o compromisso de Cristo com a igreja de Laodiceia.


Hoje Jesus continua a dizer: "Eis que estou à porta e bato!" Para igrejas cheias de cristãos nominais, Ele envia Seu convite sincero à plena comunhão. Aquele que possui as chaves do reino dos céus (Mateus 16:19; Apocalipse 1:18; 3:7) chama todos a ouvirem a Sua voz e abrirem a porta para que Ele possa entrar e compartilhar uma união íntima conosco. Àqueles que respondem, Jesus Cristo garante a porta aberta da vida eterna e a recompensa de governar com Ele no céu.


(Gotquestions)


REFLEXÃO 


CONSELHO DE CRISTO À IGREJA EM LAODICÉIA 


"Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei até ele, e com ele cearei, e ele comigo" (Apocalipse 3.18-20 ACF)


Antes de examinarmos o conselho de Cristo aos irmãos da igreja em LAODICÉIA, observemos que, de todas as sete Igrejas, essa é a única em que todos os membros foram censurados pelo Senhor. Em Sardes restava uma minoria que não tinha contaminado as suas vestes; em Tiatira havia um povo que não tinha a doutrina de Jezabel; em Pérgamo alguns recusavam-se a seguir as doutrinas de Balaão e dos Nicolaítas; não há, entretanto, registro de alguém fiel entre os laodicenses.


● A igreja em LAODICÉIA foi aconselhada a sair para fazer compras: mais uma vez Cristo recorre ao contexto da cidade, e coloca-se como um Mercador. A ideia de comprar é algo semelhante ao que está escrito em Isaías 55.1: 


"Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite" (Isaías 55.1)


MAS O QUE ELES PRECISAVAM COMPRAR, SE JÁ TINHA TUDO?


1°) Aconselho-te que de Mim compres Ouro provado no fogo, para que te enriqueças: havia um ouro que só Jesus tinha, e que de fato os tornaria ricos.


2°) (Aconselho-te que de Mim compres) roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez: vestimentas de lã preta e Eles já tinham, mas faltavam-lhe uma roupa que cobrisse a vergonha que só o Messias estava vendo.


3°) (Aconselho-te) que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas: Eles estavam cegos, e apenas o verdadeiro colírio dado por Cristo faria com que vissem com clareza.


Laodicéia era uma cidade rica ontem viviam irmãos abastados, o que não impediu que Cristo dissesse:

"VOCÊS SÃO POBRE: têm roupas mas estão nus; têm colírio, mas não conseguem ver". A única moeda capaz de comprar a solução para esse drama terrível dos cristãos laodicenses era o arrependimento, e a repreensão do Senhor provava seu intenso amor por Eles. Hoje, MUITOS DE NÓS ESTAMOS SENDO CONVOCADOS POR CRISTO A IRMOS ÀS COMPRAS. 


4°) Eis que estou a porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com Ele cearei, e Ele comigo: no antigo Oriente Médio, ao visitar amigos e familiares, não era comum bater à porta, mas fazer uma anunciação de sua chegada ao aproximar-se, dessa forma, as pessoas ouviam a voz familiar e abriam as portas para receber o visitante; caso fosse; no entanto, uma situação de urgência, o que estava chegando gritava e batia insistentemente na porta, para rapidamente alertar os que estavam na casa de um fato ocorrido ou de um risco iminente.


Cristo estava urgentemente chamando e batendo na porta dos laodicenses para que Eles ouvissem sua voz e a abrissem O QUE INDICARIA ARREPENDIMENTO; uma ceia seria celebrada em comemoração à tal atitude. 


(Saullo Stan | Apocalipse de Cristo às 7 igrejas)


Pense nisso!


Todos temos ouvido evangelistas citando: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele, e ele comigo" (Ap 3.20). Normalmente o evangelista aplica este texto aos não convertidos, dizendo: "Jesus está batendo à porta de seu coração. Se você abrir a porta, ele vai entrar." No texto original, contudo, Jesus dirigiu-se à igreja. Não era um apelo evangelístico. E dai? O ponto é que buscar é algo que os descrentes não fazem em sua própria capacidade. O descrente não buscará. O descrente não baterá. Buscar é negócio dos crentes. Edwards disse: "A busca do reino de Deus é o principal negócio da vida cristã." Buscar é o resultado da fé, e não sua causa.


(Sproul)


Eis que estou a porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com Ele cearei, e Ele comigo: no antigo Oriente Médio, ao visitar amigos e familiares, não era comum bater à porta, mas fazer uma anunciação de sua chegada ao aproximar-se, dessa forma, as pessoas ouviam a voz familiar e abriam as portas para receber o visitante; caso fosse; no entanto, uma situação de urgência, o que estava chegando gritava e batia insistentemente na porta, para rapidamente alertar os que estavam na casa de um fato ocorrido ou de um risco iminente. Cristo estava urgentemente chamando e batendo na porta dos laodicenses para que Eles ouvissem sua voz e a abrissem O QUE INDICARIA ARREPENDIMENTO; uma ceia seria celebrada em comemoração à tal atitude.


PROMESSA DE CRISTO À IGREJA EM LAODICÉIA 


"Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Apocalipse 3.21-22 ACF)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DUVIDA

  QUANDO VOCÊ DUVIDA “Se você é capaz de acreditar, todas as coisas são possíveis ao crente.” (Marcos 9:23) Quando estamos lutando com a dúv...