quinta-feira, 1 de agosto de 2024

AMIGOS

 O PARALÍTICO, OS AMIGOS E A FÉ

(Marcos 2:5)


Há amigos, e há aqueles mais chegados que irmãos. Em Marcos 2 vemos a linda história de um paralítico e seus amigos que se encontraram com Jesus. 


Jesus voltou a Cafarnaum e o povo aglomerou-se ao seu redor. Ele lhes pregava a Palavra. Lemos que "não havia lugar nem junto à porta" (v.2). Assim, vieram quatro homens trazendo um paralítico (v.3) e "não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico" (v.4). A resposta de Cristo chega no verso seguinte: "Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: 'Filho, os seus pecados estão perdoados'" (v.5).


Não sabemos os nomes daqueles quatro homens, nem que relação eles tinham com o paralítico. Tanto no texto em Marcos quanto em Mateus e Lucas, porém, é relatado que eles foram intencionais e insistentes em apresentar o paralítico a Cristo. E lemos que Jesus viu a fé "deles". Lucas faz a mesma afirmação (Lc 5:20). Aqueles quatro homens, portanto, tinham não apenas uma forte intenção de ajudar o paralítico, mas tinham fé que Jesus poderia cura-lo. Duas importantes considerações podem ser feitas.


Os amigos do paralítico eram companheiros de fé. Eles buscavam juntos a Jesus e criam juntos em Jesus. E, vendo as multidões e as barreiras para levarem o amigo até Cristo, foram criativos e insistentes, removendo parte do telhado para baixarem o paralítico em uma maca, ficando frente a frente com Cristo. Precisamos de amigos de fé. Aqueles que caminham conosco, creem conosco e lutam conosco. E precisamos ser tais amigos também para os outros. 


Jesus perdoa os pecados e cura o corpo. O Senhor Jesus, vendo a fé que eles tinham, primeiramente disse: "os seus pecados estão perdoados" (v5). E, sendo questionado se poderia perdoar os pecados, completou: "Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa" (v.11), "Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos" (v.12). O mais difícil não era curar o corpo, mas perdoar os pecados. Outros discípulos fizeram curas e milagres, mas apenas o Redentor poderia perdoar os pecados. Peça a Deus a cura do corpo, sempre que necessário. Mas não se esqueça que Ele veio para algo maior, transformador e permanente: perdoar os nossos pecados. Oremos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATO

 RECONCILIAÇÃO, ATO GRACIOSO DE DEUS O pecado nos separou de Deus e nos tornou inimigos de Deus. O ofendido tomou a decisão e buscar o ofens...