segunda-feira, 12 de agosto de 2024

O CAJADO

 O CAJADO 


Introdução 


PRA QUE SERVIA O CAJADO DO PASTORES?


"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; o Teu bordão e o Teu cajado me consolam" (Salmos 23.4)


*cajado | hb. מִשׁעֵנָה מִשׁעֶנֶת - (mish Ìenah ou משׂענת mish Ìeneth) | Substantivo Feminino | mish-ay-naw' | Sf. Suporte (de todos os tipos), bastão.


▪︎ O bastão é frequentemente mencionado como um símbolo de autoridade, apoio divino e proteção. Por exemplo, Moisés usou um bastão para operar milagres e liderar o povo de Israel. Além disso, o bastão também pode representar a orientação de Deus em nossas vidas, nos sustentando e nos guiando em nosso caminho espiritual.


*BORDÃO | hb. שֵׁבֶט - (shebet) | Substantivo Masculino | shay'-bet | Sf. 

Vara, cajado, ramo, broto, clube, cetro, tribo.


a) Vara, cajado

b) Haste (de lança, dardo)

c) Clube (implemento de pastor)

d) Cetro, bastão (marca de autoridade)

e) Clã, tribo


● "O TEU BORDÃO E O TEU CAJADO ME CONSOLAM": o "bordão" da Palavra, no sentido não de punição, mas da força procedente da Trindade, protegendo dos lobos e salteadores; o "cajado" das promessas e provisões para a casa (os filhos) de Deus, resgatando das covas, puxando, e empurrando.


▪︎ O cajado é frequentemente mencionado como símbolo de proteção e orientação divina. Por exemplo, o Salmo 23 fala sobre o cajado do Senhor guiando e protegendo o seu povo. Além disso, o cajado de um pastor era utilizado para guiar e disciplinar as ovelhas, mostrando o cuidado e a autoridade do próprio Deus sobre seu rebanho.


(Dicionário Strong)


O salmo 23 é um cântico de confiança que expressa o sentimento de confiança que as ovelhas têm por seu pastor, e a segurança que ele transmite através da utilização de uma vara (bastão, bordão) e de um cajado.


Em todo contexto do salmo 23, e em toda História de Israel, e dos pastores da Palestina, jamais um pastor fez uso da vara ou do cajado para punir as ovelhas de seu rebanho. A vara e o cajado nunca foram utilizados para ameaçar, maltratar, ferir, matar ou prejudicar de qualquer forma as ovelhas.


A prioridade absoluta e permanente do pastor é através de seus recursos – a vara e o cajado – oferecer totais garantia de bem estar para suas ovelhas.


O cajado e a vara somente eram usados para beneficiar as ovelhas


A vara – bordão, bastão – era uma espécie de pau grosso, resistente, compacto e pesado, de aproximadamente 60 centímetros a 1 metro de comprimento. Servia de apoio ou arma. O pastor utilizava a vara para proteger as ovelhas dos ataques dos lobos e outras feras, pois as ovelhas não têm meios próprios de defesa. As ovelhas são animais débeis, e presas fáceis para os predadores, portanto, são dependentes da proteção do pastor.


O cajado tinha aproximadamente 3 metros de comprimento e tinha a ponta curvada, como um gancho, que servia para impedir a queda das ovelhas à beira de barrancos e penhascos. Quando uma ovelha caia em um buraco, o cajado era utilizado para erguê-la, pois a ponta curva, em forma de gancho, se encaixava no peito da ovelha que era elevada de volta ao caminho.


As ovelhas não enxergam mais que 8 a 10 metros. Por isso o pastor sempre ia à frente com o cajado guiando-as por montanhas, vales, precipícios e penhascos, mantendo-as sempre no caminho seguro, evitando suas quedas ou afogamentos nas fortes correntezas.


PORTANTO VARA E CAJADO SÓ PODEM FAZER MAL PARA LOBOS E FERAS


Nunca será possível ver um pastor usando um cajado ou vara contra uma ovelha. Jesus é o Bom Pastor (João 10.11), e nunca usou a vara para punir a igreja. Então quando alguém diz que Deus está descendo o cajado na igreja, ou quando alguém traz uma mensagem muito dura, e diz que é o cajado de Deus, ou ainda quando um pastor ou pregador, diz que vai usar o cajado contra os irmãos, estas ideia são falsas e anti-bíblicas.


Mas quando um pastor recupera um crente desviado, ou quando uma mensagem conforta e dá alívio, ou ainda quando a Palavra de Deus levanta o caído, então agora sim, pode-se dizer que a vara e o cajado de Deus foram utilizados. 


(I.M. Brandão Junior)


***

REFLEXÃO 


O Salmo 23 é um reservatório inesgotável de consolo para o povo de Deus. Dessa fonte jorra copiosamente refrigério para os cansados, força para os fracos e alegria para os tristes. Jesus é o pastor divino. Ele é o bom, o grande e o supremo pastor. Ele ama suas ovelhas e cuida delas. Ele deu sua vida por elas e as guiará à casa do Pai, à bem-aventurança eterna. Jesus não é apenas o nosso grande provedor; ele é, também, nossa melhor provisão. Ele não apenas nos concede sua paz nas tormentas da vida; ele é a nossa paz. Jesus não apenas nos guia pelas veredas da justiça; ele é a nossa justiça. Jesus não é apenas pastor; ele é o nosso pastor. Aquele que está assentado no trono e tem as rédeas da história em suas mãos, pastoreia a nossa alma, alimenta-nos com sua graça e fortalece-nos com seu poder. Conhecer a ele é a própria essência da vida eterna. Andar com ele é a maior de todas as venturas. Glorificar a ele é a razão da nossa vida. Fazer a sua vontade é a maior de todas as nossas metas. Portanto, como Davi podemos alçar nossa voz e dizer que o Senhor é o nosso pastor, por isso, nada nos faltará! 


(Hernandes Dias Lopes)


***

Conclusão 


OS PRIVILÉGIOS DE SER OVELHA DO BOM PASTOR 


"O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias" (Salmos 23:1-6)


O Salmo 23 é mundialmente conhecido. Milhões de pessoas o sabem de cor. Sua mensagem tem sido bálsamo para os aflitos, consolo para os tristes e encorajamento para os que estão desalentados. Jesus Cristo é o bom Pastor que morreu pelas ovelhas (Salmo 22). Jesus Cristo é o grande Pastor que vive pelas ovelhas (Salmo 23). Jesus Cristo é o supremo Pastor que voltará para as ovelhas (Salmo 24). 


QUAIS SÃO OS PRIVILÉGIOS DE SER OVELHA DO BOM, GRANDE E SUPREMO PASTOR? 


● O Salmo 23 nos fala sobre três importantes verdades. Vamos, aqui, considerá-las:


1°. O Pastor das ovelhas (Salmo 23.1) - ''O Senhor é o meu pastor; nada me faltará''. Duas verdades são aqui destacadas: 


a) A primeira é que o nosso pastor é divino. Ele é o Deus auto-existente, onipotente, onisciente e onipresente. Ele é o Deus da aliança, o Deus de toda a graça, o nosso criador, sustentador e salvador. Nele nos movemos e existimos. 


b) A segunda verdade é que o nosso pastor é pessoal. Ele é o meu pastor. Ele tem conosco uma relação pessoal. Ele nos conhece e nos chama pelo nome. Ele vela por nós, cuida de nós e supre todas as nossas necessidades.


2°. A provisão das ovelhas (Salmo 23.2-5) - A ovelha é um animal indefeso, míope e incapaz de cuidar de si mesma. Ela necessita do cuidado do pastor. 


O TEXTO EM TELA NOS FALA SOBRE QUATRO PROVISÕES QUE A OVELHA RECEBE DO PASTOR:


a) A primeira provisão é o descanso (v. 2). O Senhor nos faz repousar em pastos verdejantes e nos leva para as águas de descanso. Ele não apenas nos provê alimento e água, mas também nos dá paz no vale. Ele não apenas nos dá o que necessitamos, mas ele mesmo nos conduz à suas fontes de provisão, fazendo-nos descansar. 


b) A segunda provisão é a direção (v. 3). O nosso Pastor nos guia pelas veredas da justiça. Se fôssemos abandonados à nossa própria sorte, entraríamos pelos atalhos perigosos e escorregadios do engano. Se seguíssemos as inclinações do nosso coração, certamente, caminharíamos por trilhas sinuosas que desembocariam em lugares de morte. Mas, o nosso Pastor nos guia pelas veredas da justiça. 


c) A terceira provisão é a consolação (v. 4). Na jornada da vida há muitos perigos. A vida cristã não é uma colônia de férias. Cruzamos desertos inóspitos e vales escuros. Atravessamos rios caudalosos e precisamos andar sobre pinguelas estreitas. Porém, mesmo que andemos pelo vale da sombra da morte não precisamos temer mal algum, porque o nosso Pastor está conosco. Sua presença é o antídoto para o nosso medo. 


d) A quarta provisão é a vitória (v. 5). O nosso Pastor não apenas caminha conosco diante das dificuldades, mas nos dá vitória contra os inimigos. Ele prepara uma mesa para nós diante dos nossos inimigos. Ele nos honra, ungindo nossa cabeça com óleo e nos dá alegria abundante, fazendo o nosso cálice transbordar.


3°. O futuro das ovelhas (Salmo 23.6) - A ovelha de Jesus tem um ''passado'' passado a limpo. Somos lavados em seu sangue e remidos por sua morte vicária. A ovelha de Jesus tem um presente seguro, uma vez que bondade e misericórdia são como duas escoltas que nos ladeiam todos os dias da nossa vida. Bondade é o que Deus nos dá e não merecemos. Misericórdia é o que Deus não nos dá e nós merecemos. Ele nos dá graça quando merecíamos juízo. Ele suspende o castigo e nos abençoa quando merecíamos ser punidos. A ovelha de Jesus tem, também, um futuro glorioso, pois, depois que a sua jornada terminar neste mundo, irá habitar na Casa do Senhor para sempre. 


▪︎ A morte não pode nos separar do nosso Pastor. Ele preparou-nos um lugar, uma casa, um lar, uma pátria. O céu é nosso destino. Estaremos para sempre com ele. Reinaremos com ele. Desfrutaremos de sua bendita companhia para sempre e sempre num lugar onde não haverá choro, nem pranto, nem dor. Oh! Quão felizes são as ovelhas do Bom, Grande e Supremo Pastor! 


(Hernandes Dias Lopes)


A TUA VARA E SEU CAJADO ME CONSOLAM


▪︎ “A tua vara e o teu cajado me consolam” é uma declaração bíblica que fala sobre a proteção e a orientação do Senhor. O Senhor é o nosso Pastor, e nós somos suas ovelhas. Então usando a figura da atividade de pastoreio de ovelhas, podemos dizer que o Senhor nos defende com sua vara e nos orienta com o seu cajado.


▪︎ Foi o rei Davi quem disse: “a tua vara e o teu cajado me consolam” num dos salmos mais conhecidos da Bíblia. Quando escreveu essas palavras, Davi já era um homem maduro que havia experimentado de muitas formas a presença protetora e orientadora do Senhor. Por isso antes ele também declarou: “O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará” (Salmos 23:1).


A TUA VARA E O TEU CAJADO 


▪︎ Na frase: “a tua vara e o teu cajado me consolam”, a palavra “vara” traduz o hebraico shebet que nesse contexto significa “bordão”, “cetro” ou “bastão”. Isso quer dizer que na frase o salmista se refere ao bastão usado pelos pastores de rebanhos para combater animais selvagens. Nesse sentido, a vara era o principal instrumento de proteção.


▪︎ Já a palavra “cajado” traduz um vocábulo hebraico que significa “apoio” ou “suporte” e se refere ao cajado usado pelo pastor como auxílio para caminhar e também como instrumento para orientar as ovelhas. Enquanto a vara era um bastão reto, o cajado tinha uma extremidade curvada que podia se prender as ovelhas individualmente colocando-as na direção correta.


Além disso, quando o pastor recolhia o rebanho no final do dia, ele fazia com que as ovelhas, uma a uma, passassem por seu cajado para que ele pudesse contá-las e examiná-las.


ME CONSOLAM 


Ao falar: “a tua vara e o teu cajado me consolam” sem duvida o salmista tinha em mente o governo soberano do Senhor sobre seu rebanho. As ovelhas do Senhor seguramente podem descansar na providência divina; podem encontrar conforto na proteção e na orientação do Senhor.


Aqui é importante destacar que o salmista emprega essa frase ao falar sobre a possibilidade de ele andar pelo vale da sombra da morte. Tomando como figura os vales escuros que escondiam perigos que poderiam ser fatais para as ovelhas – tais como as covas que abrigavam predadores ferozes – o salmista fala das perigosas crises que os crentes passam durante suas vidas – o que provavelmente também inclui a crise final da morte.


Então o vale da sombra da morte é a imagem de um lugar propício para alguém ficar apavorado. Mas o salmista confessa que sob os cuidados do seu Pastor, não há nada que ele possa temer. Ele admite ser uma ovelha indefesa, mas sabendo o seu Pastor está ao seu lado, de fato ele não precisa ter medo de mal algum. Por isso ele completa dizendo: “a tua vara e o teu cajado me consolam”. Essa é uma declaração explicita de que o Senhor reina mesmo no vale da sombra da morte, e suas ovelhas são confortadas pela proteção de sua vara e pela orientação de seu cajado.


Sem dúvida podemos dizer que todas essas coisas apontam para Cristo. Ele é o Pastor capaz de nos proteger e nos orientar. Ele não é um pastor covarde que abandona suas ovelhas, e muito menos um pastor descompromissado que não conhece as ovelhas que possui. Mas Ele é o Pastor que dá a vida por suas ovelhas (João 10:11-15). Com sua vara Ele afugenta todos os predadores que buscam tragar aqueles que lhe pertencem, de modo que ninguém é capaz de destruir o seu rebanho.


▪︎ Ele é também o Pastor que conhece minuciosamente cada uma de suas ovelhas. Com seu cajado Ele direciona suas ovelhas para onde elas devem ir e recupera aquelas que tentam explorar caminhos estranhos. Então todos os redimidos podem se juntar ao salmista e dizer: “a tua vara e o teu cajado me consolam”. Debaixo da proteção divina, verdadeiramente não há nada que possa amedrontá-los.


(Daniel Conegero)


***

Pense nisso!


O cajado também servia para guiar a ovelha quando ela tendia a ir para um caminho errado.


O Salmista transita para uma imagem de viver com o Pastor. É uma imagem de provisão, cuidado e segurança eterna. É a ideia de viver com o Bom Pastor agora e para sempre.


● O Salmo 23 é uma bela poesia sobre o cuidado de Deus com seus filhos, comparando-o a um pastor que cuida de suas ovelhas com carinho e apreço. O Salmo fala da provisão que o Pastor dará, que não deixará faltar nada; fala de descanso e renovação de forças que o Pastor provê; fala também do guia que o Pastor será, mostrando o caminho certo…


Às vezes podemos pensar que a ovelha do Salmo 23 é alguém que somente recebe bênçãos e não tem nenhuma parte que lhe cabe. Alguns chegam a pensar que este Salmo nos autoriza a pensar que a vida do crente é apenas brindada com coisas agradáveis, e que as coisas que não gostamos não acontecerão, e que o Pastor do Salmo é uma espécie de benfeitor que nos dá tudo que queremos, que gostamos e que pedimos.


UM GRANDE ENGANO! 


▪︎ Primeiro, porque o Salmo deixa claro que pode existir na vida da ovelha um “vale da sombra da morte” (Sl 23.4). Certamente podemos comparar este lugar a algo que não gostamos. Gostamos dos pastos verdejantes e das águas tranquilas, mas não do vale da sombra da morte. Mesmo assim ele está lá, passaremos por ele; o Pastor não nos livra dele. O Pastor nos leva até ele e nos acompanha na travessia.


▪︎ Segundo, existe uma parte que cabe a ovelha: “não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.” (Sl 23. 4). Confiança plena no Pastor, mesmo na escuridão. A ovelha não amaldiçoa o Pastor, nem murmura contra Ele, apenas confia e passa pelo vale escuro certa de que tudo aquilo está sob o controle do querido Pastor.


A ovelha está certa de que nada a afastará do Pastor. Compromete-se a ser fiel em qualquer situação, independente das circunstâncias, seja nas águas tranquilas ou no vale da provação. O Pastor é o mais importante e não o seu bem-estar: “e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.” (Sl 23. 6)


Esse é o compromisso da verdadeira ovelha com seu Pastor: Confiança e dependência em qualquer situação. Sem exigências, sem determinações ao Pastor, sem revolta, sem murmurações. Apenas confiança e dependência plenas.


VOCÊ É ESTA OVELHA?


A vara e o cajado portanto representam uma série de cuidados que o Pastor tem para com suas ovelhas.


 "Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor" (João 10.14-16 ACF)


▪︎ "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai" (João 10:27-29 ACF)


▪︎ "Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus, grande pastor das ovelhas" (Hebreus 13:20 ACF)


▪︎ "O Verdadeiro Pastor tem duas vozes: Uma para chamar as Ovelhas, e outra para espantar os Lobos Devoradores" - (Calvino)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOJE

 O “PAI NOSSO” - I “Assim, pois, é que haveis de orar: Pai Nosso que estais nos Céus; santificado seja o vosso nome. Venha a nós o vosso rei...