terça-feira, 6 de agosto de 2024

PECADOR

 O PECADOR, O ÍMPIO E O ESCARNECEDOR


"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite" (Salmos 1:1,2).


O salmista usa diferentes substantivos para indicar três tipos de pessoas ou três níveis de degradação espiritual. Sabemos que todos são pecadores, mas nem todos são ímpios ou escarnecedores. Vejamos a diferença entres essas palavras:


Pecador é o que erra perante Deus, pois um dos sentidos originais do pecado é "errar o alvo". Ímpio é o que vive na impiedade, ou seja, um modo de vida alheio a Deus. O que nos leva a esta conclusão é que um dos significados da palavra “piedade”, no contexto bíblico, é a nossa dedicação ao Senhor (1Tm 4:8). O escarnecedor, por sua vez, é o zombador, aquele que profere críticas e até blasfêmias contra Deus. É o que não teme ao Senhor nem respeita as coisas santas.


Em certo sentido, do ponto de vista natural, podemos dizer que até o cristão é um pecador, mas ele não é ímpio. Por outro lado, nem todo ímpio é escarnecedor. Alguns creem em Deus e o respeitam.


Todavia, todo escarnecedor é também ímpio e pecador, havendo alcançado um estado tal, que não aceita repreensão nem ensinamento espiritual. Ele não se envergonha do pecado, mas orgulha-se dele.


Nesse sentido, a bíblia nos ensina: 


“Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará” (Provérbios 9:8).


“O filho sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão” (Provérbios 13:1).


“O escarnecedor não ama aquele que o repreende, nem se chegará aos sábios” (Provérbios 15:12).


“Lança fora o escarnecedor, e se irá a contenda; e acabará a questão e a vergonha” (Provérbios 22:10).


“Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação” (2 Pedro 3:3,4).


Todos os homens são pecadores, mas podem ser justificados por Deus, conforme está escrito:


"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus" (Romanos 3:23,24).


O Salmo primeiro mostra, exatamente, a diferença entre pecadores e justos. Na linguagem cristã, justo é o convertido, perdoado por Cristo. O homem que não caminhar rumo à justiça de Deus em Cristo, poderá avançar em outra direção, rumo à impiedade e ao escárnio, tornando-se cada vez pior espiritualmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVORCIO

 DIVÓRCIO, O NAUFRÁGIO DO CASAMENTO Deus instituiu o casamento, mas não o divórcio. O divórcio é permitido, mas não ordenado. O divórcio é f...