Total de visualizações de página

sábado, 13 de abril de 2024

ENCONTRO

 

  O sábado é sempre estiloso, voltado para a alegria... A vida precisa de intervalos saudáveis... Que seja um dia muito feliz! “O outro não é uma parte que nos falta. O outro é o outro. O outro não é responsável pelo amor que não brotou. O amor é meu. E o tempo da compreensão, também.” (Gabriel Chalita). A responsabilidade afetiva anda ganhando espaço e consistência. Com a facilidade proporcionada pelas diferentes formas e ferramentas de comunicação, o privado deixou de ter respaldo e as questões pessoais, muitas vezes, ganham proporções que comprometem a dignidade. A maioria acha que pode dizer tudo o que pensa e postar tudo ao bel prazer. O afeto é intenso, mas também frágil, por isso necessita de uma atenção maior, um cuidado mais do que especial e um toque de respeito. Alguns sentimentos podem ser confusos e levar as pessoas a dizerem, pensarem e fazerem coisas que nem sempre refletem a realidade. Ter respeito pelas emoções dos outros, principalmente com aqueles com os quais nos relacionamos, é essencial para a felicidade dos outros e para a nossa realização emocional. Concordamos que a carência anda alcançando picos preocupantes, mesmo assim é necessário acessar com cuidado o espaço afetivo do outro, além de cuidar de si mesmo para não se machucar emocionalmente. A responsabilidade afetiva não serve apenas para relações amorosas, mas também para todos os laços que vamos entrelaçando com o passar dos dias. O encontro com o outro precisa de uma atenção especial, pois o outro não é uma parte que nos falta. O outro é o outro e não é responsável pelo amor que não brotou e nem floresceu. O amor próprio é condição para construir uma relação afetiva saudável. Ninguém deveria mendigar amor, como alguém que anseia por um pedaço de pão. Para amar é necessário ser inteiro e, principalmente, íntegro. Às vezes, fica a impressão é de que o amor não é amado. De nada adianta culpar os outros pelo amor que não foi correspondido. O amor precisa de um tempo de compreensão e de muita maturidade. Temos um longo caminho pela frente, pois somos simples aprendizes do amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário