Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de abril de 2024

MAL

 “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem” (Romanos‬ ‭12:21).

Acredito que o pior obstáculo para a nossa superação é quando o maior inimigo somos nós mesmos. Não se deixar vencer, diz mais a respeito de nós, do que do outro ou de qualquer outra coisa. Digo isso, porque esse capítulo, escrito aos romanos, é de uma riqueza impressionante sobre capacitação pessoal. Ha muito que aprendermos sobre isso. Não se amoldar ao padrão do mundo tem uma lógica que não pode ser negada - Deus nos deu a capacidade de experimentar a sua vontade para cada detalhe da nossa vida, por isso, assevera: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos‬ ‭12:2). A transformação para vivermos segundo o plano de Deus, é diária. Não existe um momento único, como num passe de mágica. O Senhor quer nos usar na vida de outras pessoas, e isso é maravilhoso. Por vezes, penso que isso seja a única razão de nossa existência, contudo e mesmo assim, o orgulho próprio pode ser um obstáculo quase intransponível. Paulo deixa isso bem claro, quando escreveu: “Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu” (Romanos‬ ‭12:3). O tal do “orgulho” é terrível!

O próprio Paulo sabia do grande desafio de sermos instrumentos limitados nas mãos de um Deus glorioso, santo e poderoso. Alguém diria no lugar de Deus: “Como posso fazer uma obra tão importante, com instrumentos como esses?”. Mas, em se tratando de Deus, isso é perfeitamente possível, já que o poder está nEle e não nos pobres e deficientes instrumentos. Na verdade, a ideia de “instrumentos”, tem mais o sentido de ser um recipiente onde são colocadas as “coisas” de Deus, para que as use, do que “algo” que tenha importância em si mesmo. Gostamos de achar que somos muito importantes, porém um conceito mais equilibrado sobre nós mesmos seja a ideia que 

Paulo revelou aos confusos crentes de Corinto: “Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós” (II Coríntios‬ ‭4:7). Na verdade, não somos as “bençãos” para as pessoas, isso coloca-nos no centro de importância daquilo que Deus quer fazer. O certo é pensarmos que somos os instrumentos que Deus quer usar com “amor” e “graça” no mundo. Nesse sentido, a importância está no “amor” e na “graça” de Deus. O que pode atrapalhar Deus agir dessa forma? Nada! Se em vez de focarmos na glória de quem somos e nos preocupássemos em descobrir para o que fomos criados, bem como, para que tipo de trabalho Deus nos capacitou, a fim de que o seu “amor” e “graça” fossem derramados sobre todas as pessoas, o mundo seria bem diferente.

Ele nos capacitou para agir em nome dEle. A igreja é essa coisa linda! Somos muitos, mas somos um em Jesus. Como corpo podemos realizar o que Deus quer fazer, mas se não soubermos o nosso papel na obra de Deus, não vamos agir com o “amor” e “graça”, como se fôssemos Ele. O orgulho vai atrapalhar tudo, por isso: “O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês” (Romanos‬ ‭12:9-10). E isso, para que? “Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria” (Romanos‬ ‭12:6, 😎. O poder da igreja não está no extraordinário dos nossos dons, mas na capacidade de não impedirmos que o “amor” e “graça” de Deus atinja as pessoas.

Conclusão. 

Eu queria escrever mais, porém, deixar que a Palavra fale por si só, dará todo o sentido para tudo que tentei dizer até agora. Preste a atenção nos verbos: “Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês. Nunca falte a vocês o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Tenham uma mesma atitude uns para com os outros” (Romanos‬ ‭12:10-15). Tudo o que Deus quer fazer através de nós, só pode ser impedido quando nos negamos a ser os instrumentos que se deixem ser usados pelo poder de Deus. E preste bem atenção: “Deus não joga fora as suas ferramentas que resistem aos seus propósitos, Ele as guarda para concerta-las e serem usadas em outro momento, enquanto usa outras”. E acredite - Ele as tem! Você pode ser único, sua digital diz isso, mas não é a única ferramenta. Por isso: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem” (Romanos‬ ‭12:21).



“Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem” (Romanos‬ ‭12:21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário