domingo, 18 de agosto de 2024

LONGE

 NÃO SIGA JESUS DE LONGE

(Marcos 14:54)


Pressões, tentações e armadilhas podem nos levar a seguir Jesus de longe. Em Marcos 14 encontramos o Senhor Jesus em um momento ímpar, sendo preso e julgado pelo Sinédrio. Mais ao fim do capítulo, lemos o triste episódio de Pedro negando a Cristo. E poderíamos pensar: o que fez com que um discípulo tão chegado negasse a Jesus? 


Pedro havia caminhado com Cristo por três anos e viu Jesus fazer todas as coisas: pregar a Palavra, curar os enfermos, expulsar os demônios e amar os aflitos. Pedro já havia testemunhado sua lealdade a Cristo várias vezes. Ele amava e cria em Jesus. Portanto, o que o levou a negá-lo? A resposta possui muitos pontos, mas chamo a sua atenção para um deles, que se encontra em Marcos 14:54: “Pedro seguira-o de longe até ao interior do pátio do sumo sacerdote e estava assentado entre os serventuários, aquentando-se ao fogo”. 


Lembre-se que logo antes, no Getsêmani, quando Jesus foi preso, lemos que “então, deixando-o, todos fugiram” (v.50). Ninguém permaneceu com Ele. Espantados e temerosos, todos fugiram! Inclusive Pedro. 


Ele não se distanciou muito e, como vimos, seguia Jesus de longe. E foi justamente nesta circunstância que ele, pressionado, negou o Mestre três vezes. Uma vez respondeu “não o conheço” (v.68) e logo depois repetiu “não conheço esse homem de quem falais” (v.71). Como alguém que caminhou com Jesus lado a lado, viu o Senhor fazer todas as coisas e ouviu dele todas as palavras de vida, foi capaz de negá-lo? Creio que parte da resposta encontra-se em nosso verso de hoje: Pedro seguia Jesus de longe (v.54). 


Não siga Jesus de longe! Busque na Palavra, na oração e na adoração uma vida aos pés do Salvador. Caminhe com irmãos e irmãs que amam e seguem a Cristo. Alimente-se das palavras de Jesus para que você possa estar sempre aos seus pés, bem pertinho dele. 


Não siga Jesus de longe! Não negocie a sua fé e não deixe de afirmar aquilo que crê. Não ceda às pressões, opressões, zombarias ou perseguições. Mantenha-se fortalecido na Verdade da Palavra e, pelo poder do Espírito Santo, confesse o nome de Jesus em qualquer cenário. 


Não siga Jesus de longe! Não seja um cristão morno, sem devoção nem compromisso, deixando de lado o esplendor de uma vida aos pés de Cristo, ouvindo de perto as suas palavras e se alimentando do seu amor. Portanto, siga Jesus de perto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELACIONAMENTOS

Os relacionamentos mais íntimos podem adoecer. As amizades mais próximas podem se acidentar nos rochedos das decepções e das mágoas. As pala...