domingo, 18 de agosto de 2024

CHORO

 VALENTES TAMBÉM CHORAM


"....O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" (Salmos 30.5 ACF)


O dicionário online wikipédia define o choro em sua fisiologia como: “O choro, pranto (choro em excesso) ou ato de chorar ou lacrimejar é um efeito fisiológico dos seres humanos que consiste na produção em grande quantidade de lágrimas dos olhos, geralmente quando estão em estado emocional alterado como em casos de medo, tristeza, depressão, dor, saudade, alegria exagerada, raiva, aflição, etc. O sistema límbico, sistema do cérebro responsável pelos sentimentos, associa um estímulo emotivo com aqueles que já temos guardados, gerando algumas respostas, sendo que uma delas é o choro. Depois disso, várias substâncias envolvidas no processamento das emoções, como noradrenalina e serotonina, e. g., são liberadas. Através do sistema nervoso independente (responsável por ações como piscar dos olhos) causarão a contração da glândula lacrimal, liberando a lágrima”.


Ainda continua explicando o processo fisiológico do choro: “Esses fenômenos neurológicos e endocrinológicos são relacionados ao instinto de defesa do ser humano. Pode-se dizer que há alguns tipos de choro: o resultante de algum tipo de emoção espontânea ou simulada e o intermitente ou persistente, que pode surgir sem motivo e indica uma possível doença como depressão, por exemplo”.


Todos nós choramos! O choro tem acompanhado a humanidade, choramos por diversos motivos. Alguns ruins e outros extremamente bons. Quem nunca se sentiu triste e chorou? Quem nunca se sentiu amargurado e chorou? Quem nunca se sentiu alegre e chorou de alegria? A bíblia está repleta de pessoas que choravam. Homens, mulheres, reis, rainha, governadores, sacerdotes e profetas choraram. Alguns constantemente e outros um pouco menos. O profeta Jeremias é conhecido por ser um profeta chorão. Jesus chorou por algumas vezes também e falar isso espanta muita gente..


Jesus chorou pois era homem como todos nós. Tinha sentimentos e sentia dor. Jesus era 100% homem e 100% Deus. Chorou no Getsemani e neste dia o seu choro foi tão intenso que o seu suor transformou-se em gotas de sangue devido ao seu grande sofrimento (Lucas 22:44). Chorou ao ver Lázaro morto e suas irmãs chorando (João 11). Chorou por Jerusalém que o rejeitou (Lucas 19:41).


Fato é que valentes choram. Só os mortos não choram mais! Então você valente, que tem chorado assim como eu, existe uma bem aventurança para aqueles que choram! (Mt 5.4)


Conclusão 


O CHORO PODE DURAR UMA NOITE INTEIRA, MAS A ALEGRIA VEM PELA MANHÃ


A tempestade não dura a vida inteira. A dor não lateja o tempo todo. O sofrimento não tem permissão para nos fustigar sem pausa. Há interlúdios de refrigério. Os montes estão ao lado dos vales. Há conforto na dor. Há consolo no sofrimento. Há esperança nas lágrimas. Há refrigério na aflição. Depois do choro vem a alegria. Depois da tempestade vem a bonança. Depois da cruz vem a coroa! Não se renda ao desespero. Não se entregue ao ceticismo. Não se capitule ao sofrimento. Essa tempestade vai passar. O sol vai voltar a brilhar e um tempo novo de refrigério virá da parte de Deus sobre sua vida 


▪︎ O que não podemos é viver abatidos e amargurados porque o espírito firme irá te sustentar na doença e o abadito é insuportável (Proverbios 18:14)


Pense nisso!


▪︎ "Bem-aventurados são os que choram, porque (somente) *eles* serão consolados" (Mt 5.4 LTT)


▪︎ "CHORAM" não se refere a qualquer choro (de chorão, de injustiçado, de doenças e dores, dos hipócritas Judas e Esaú (podem ter sentido remorso (mero desgosto porque nem tudo saiu como planejado) mas nunca se arrependeram biblicamente): Refere-se ao choro bíblico, primeiramente em real arrependimento e horror pelos próprios pecados, depois o choro sensível ao coração de Deus e às reais necessidades do próximo.


▪︎ Para aqueles que passam pelo vale da sombra da morte, o pranto durará algumas tenebrosas e terríveis noites, mas em meio a essa escuridão logo se ouvirá o SUSSURRO do Pai: “Eu estou contigo. Nesse momento não posso lhe dizer por que, mas um dia tudo terá sentido. Deixe Eu te abraçar nessa hora de dor”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA

 Eu sei que hoje é um dia difícil. Um dia em que a saudade aperta mais um pouco. Eu sinto a mesma coisa. Aqui do outro lado não posso recebe...