Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de abril de 2024

AFETIVO

 

 

Este novo amanhecer nos faz lembrar que, hoje, estamos nos despedindo do mês de fevereiro... Gratidão aos céus por este mês que nos proporcionou tantas coisas... As férias passaram e, aos poucos, a normalidade se instala e o ritmo provoca satisfação... Vivamos bem no tempo que Deus nos concede... Feliz dia! “Responsabilidade afetiva é importante. Não brinque com sentimentos.”  O cuidado, quando exercitado amorosamente, acaba perpassando o todo da existência. Durante um tempo somos cuidados. Depois, somos chamados para cuidar e, no entardecer da vida, precisamos ser novamente cuidados. Fico admirado com o cuidado dos pais em relação aos filhos. É algo extraordinário perceber o desenvolvimento de uma criança, sob o olhar cuidadoso de seus pais. Não posso deixar de citar que nem todas as crianças têm garantido o acesso à dignidade. Sinto uma dor no coração quando acolho crianças sem alguém para chamar de mãe ou de pai. A falta de um colo influencia diretamente no equilíbrio e, consequentemente, na felicidade das pessoas. A responsabilidade dos pais e da família deveria ser monitorada pela sociedade. Sem querer discriminar, penso que muitos pais não estavam preparados para serem pais. Ainda bem que a escola cumpre um papel extraordinário, além do seu específico, que é o ensino. Estamos em fase de aumento da consciência em relação ao valor da vida, do meio ambiente e do patrimônio imaterial. Porém, quando paramos para analisar a responsabilidade afetiva quase nos assustamos com o que os humanos andam fazendo por aí. São inúmeras as dores afetivas, quer seja por uma traição ou por um mundo de mentiras e ofensas. Brincar com sentimentos é tão ou mais grave do que uma lesão física. Ouço cada história que fico abismado com a falta de sensibilidade de muitas pessoas. Mas a vida é justa na hora da retribuição. Quem machuca nunca sai ileso, é só deixar o tempo fazer seu inevitável papel de devolver o que foi entregue. A responsabilidade afetiva vale para a vida em família, para os laços de uma amizade, para o exercício profissional e, também, para o autoconhecimento. Tomara que a maturidade não se atrase e que um novo tempo amanheça, permitindo aos humanos um profundo aprendizado: respeitar os sentimentos. Responsabilidade afetiva deveria estar no currículo de todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário