Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de abril de 2024

NOVO


 

Acordando aos poucos e acolhendo este novo dia... Que a paz e a paciência nos acompanhem e que a alegria não tome distância... Feliz dia! “Talvez não cheguei aonde planejei ir. Mas cheguei, sem querer, aonde meu coração queria chegar sem que eu soubesse.” (Rubem Alves). Quando penso na minha vida, tarefa diária, me sinto como um caminheiro atento e desejoso de estar em movimento. Gosto de decifrar a existência como uma infindável caminhada, sempre no rumo da realização. Tenho um cuidado maior com o meu propósito, pois não posso viver de qualquer jeito. Se estou vivo é por um motivo e uma causa, que precisa de clareza e de prioridade. A vida é preciosa demais para ser desperdiçada ou ser vivida sem entusiasmo e determinação. É evidente que nem todos os dias são bons e agradáveis, mas não podemos nos encolher no interior do desânimo ou da depressão. Em tais momentos, é necessário impor-se para fazer valer a continuação da vida. Mesmo tendo motivos para desanimar ou para largar tudo, é necessário continuar e aceitar que algumas coisas sejam sem solução. É claro que poderia ser diferente, mas temos que ter paciência conosco mesmo e consciência de que tudo vai passar. E passa mesmo. Mas, em alguns momentos, a dor existencial é enorme e persistente. Ainda bem que passa e nos deixa mais maduros e experientes, pois outras crises virão. Escutar a voz do coração é uma tarefa intransferível, pois ele sempre tem muito para desabafar. A consciência precisa de atenção, mas o coração é aquele que mais sofrer, pois sua disposição é ser sempre muito intenso. Não tem outra saída: quanto mais amamos, mais sofremos. É incrível esta dualidade amor-dor. Mas não é qualquer amor que sofre, somente um amor profundo e verdadeiro conhece as lágrimas. Pode até durar uns dias este desconforto, depois a vida se refaz e segue em frente, pois o caminho é longo. Já tive muitas surpresas com o meu coração: ele me levou para lugares que eu não tinha pensado, além de me colocar dentro de ambientes necessitados de uma palavra amiga e de paz. Só que nunca deixo o coração ficar muito tempo longe da razão. Essa dupla me equilibra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário