terça-feira, 13 de agosto de 2024

DOUTRINA

 ATAQUES À DOUTRINA

(Marcos 11:18)


Em Marcos 11 encontramos as pessoas admiradas e sendo edificadas com os ensinos de Jesus. Lemos: "Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei ouviram essas palavras e começaram a procurar uma forma de matá-lo, pois o temiam, visto que toda a multidão estava maravilhada com o seu ensino" (v.18).


A palavra "ensino" vem do grego 'didache', traduzido também por "doutrina" em algumas versões. Era o conjunto dos valores e práticas que Jesus ensinava. Esta é uma palavra que se repete no Evangelho de Marcos, dizendo que as pessoas estavam "maravilhadas da sua doutrina" (1:22) e que Jesus ensinava "muitas coisas por parábolas" em sua doutrina (1:27). Ela se repete abundantemente em todo o Novo Testamento referindo-se aos valores das Escrituras, dos ensinos de Jesus e dos apóstolos. Gostaria de chamar a sua atenção para este assunto no dia de hoje, pois a doutrina bíblica está sob ataque. 


O ataque das emoções. Vivemos dias em que as experiências são mais valorizadas que a doutrina. O que sentimos, e não o que cremos, tende a mostrar a rota daquilo que devemos ser e fazer. Há um grande perigo neste caminho, pois nossos sentimentos nem sempre estão alinhados com a nossa fé, com a Palavra e com a vontade de Deus. Nossas emoções são um presente do Senhor para nós e devemos valorizá-las profundamente, mas não são a bússola que nos mostram o caminho de vida. A doutrina, aquilo que o Senhor nos afirma em Sua Palavra, sim. 


O ataque do outro evangelho. Paulo, falando sobre o perigo de dar atenção àquilo que não é ensino de Cristo, alerta os cristãos na Galácia sobre o "outro evangelho" (Gl 1:6). Cuidado com aquilo que é encantador e faz você sentir-se muito bem, mas não vem da Palavra e não é alimentado pelo Espírito Santo em sua mente e coração. São palavras cativantes ao seu ego e apelos que lisonjeiam a sua alma, mas não são palavras de Cristo. Aliás, Cristo fora da Palavra não é verdadeiro cristianismo. É misticismo. 


O ataque da instantaneidade. Em outras palavras, é a busca por tudo de forma imediata, instantânea, sem gastar o devido tempo no processo. Assim, muitos não leem mais a Bíblia de forma pessoal e didática, buscando compreender os seus ensinos e aplicá-los. Em lugar disso, preferem ouvir um vídeo de 30 segundos que fala algo sobre a sua fé. Sem nos aprofundarmos na Palavra, leitura, exposição, reflexão e aplicação na vida diária, seremos rasos na doutrina, nos ensinamentos de Deus para cada um de nós. Que o Senhor nos ajude a nos "maravilharmos" com os ensinos de Jesus todos os dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOSSOS

 Não somos necessariamente aquilo que os nossos pais disseram que somos, nem tampouco aquilo que enxergamos no espelho natural, ou observand...