Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

ROSTO

 Naquela manhã sombria conversar com a pessoa que tinha me aborrecido muito foi difícil. Nós evitávamos olhar no rosto um do outro. Olhares desviados e frases atropeladas marcavam o momento. Mas, houve luz. Tudo se esclareceu. E o rosto apareceu. Foi possível olhar no rosto, nos olhos. Fui impactado.

O rosto e os olhos são uma espécie de alma externa. Por ali se dá a circulação da vida que vem do coração. Com sabedoria e poesia a linguagem bíblica se volta para o rosto. É fascinante ler a reconciliação de Esaú e Jacó em Gênesis: Jacó, porém, respondeu: "Se agora tenho achado favor aos teus olhos, aceita o presente da minha mão; porque ver o TEU ROSTO foi como ter visto o ROSTO DE DEUS, e tu me recebeste com agrado." (33.10). Uma experiência sagrada. Como assim? Ver o ROSTO DE DEUS? Tocante!
O Criador deixou claro que não se pode ver diretamente o seu rosto: Então tirarei a minha mão e você verá as minhas costas; mas a minha face ninguém poderá ver". (Êx 33.23). Mas, ele falava com Moisés "face a face" (Êx 33.11). Como aconteceu com Moisés, buscar a Deus é buscar o rosto, a face. É pessoal, profundo, íntimo, afetivo. Sem isso, estamos perdidos: A teu respeito diz o meu coração: "Busque a minha face! " A tua face, SENHOR, buscarei. Não escondas de mim a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu tens sido o meu ajudador. (Sl 27.8,9). A própria criação depende do rosto divino: Quando escondes o rosto, entram em pânico; quando lhes retiras o fôlego, morrem e voltam ao pó. (Sl 104.29). Lindo. Sublime. Lévinas tinha razão.
O ser humano, criado à imagem de Deus, tem no rosto a expressão máxima dessa imagem (Gn 1.26). Cada pessoa é sagrada, feita à imagem do Criador, alvo do amor do SENHOR. Alguém por quem Cristo morreu. Agora entendo Paulo: Rogando continuamente, noite e dia, para que possamos ver o vosso rosto e suprir o que falta à vossa fé ... (1Ts 3.10). Depois de visitar Roma, Genebra, Jerusalém e outros lugares "sagrados", passei a perceber a partir dessa "teologia do rosto" a inefável presença divina no rosto do próximo. Santuários e rituais podem ser motivo de profanação do próximo. Com Jacó vou repetir: o rosto é o lugar mais sagrado do mundo.
Luiz Sayão

Nenhum comentário:

Postar um comentário