O envolvimento com tudo o que acontece alcançou patamares impensáveis. Os meios de comunicação possibilitam conexão instantânea com som e imagem. Em questão de segundos, tomamos conhecimento de tudo, fatos positivos e negativos. O preparo emocional necessita de atenção, caso contrário acabamos absorvendo tudo. Não tem como uma tragédia não nos afetar, mas não podemos deixar de fazer algo para ajudar na superação. Muitas pessoas assumem o sofrimento alheio como sendo seu e acaba não conseguindo se refazer. O ideal é observar sem absorver. Tal capacidade necessita ser desenvolvida, pois cada vez mais ficaremos sabendo, por áudio e vídeo, dos fatos e acontecimentos. Insisto nisso pois percebo o quanto as pessoas aumentam o sofrimento unicamente por absorver algo dolorido. Para fazer o bem precisamos ficar bem. A empatia permite que nos coloquemos no mesmo patamar daqueles que estão sofrendo. Mas esta deve ser somente uma etapa. No momento seguinte devemos sair da empatia para abraçar a compaixão, que inspira o que pode ser feito para superar tal situação. Se for para absorver que seja o bem que é possível ser feito. Absorver dinamismo, esperança e alegria. Nada de ficar absorvendo as dores alheias, que só aumentam o sofrimento e não ajudam para envolver-se na superação. O cuidado com o nosso emocional é muito importante, pois precisamos ser fortes para estender a mão aos que passam por situações difíceis. A solidariedade é um caminho bonito e necessário. Como é bom poder estender a mão e fazer algo pelo bem do próximo. A prática da caridade nos deixa para cima, serenos e felizes. Quem ajuda vive mais e melhor. Estejamos conectados com o universo das coisas boas que acontecem todos os dias e instantes. Estando bem ajudamos mais aqueles que passam por desafios. A saúde emocional precisa de atenção e cuidado
Nenhum comentário:
Postar um comentário