Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de maio de 2024

SANTIDADE

 SANTIDADE AO SENHOR


“Há daqueles que são puros aos próprios olhos e que jamais foram lavados da sua imundícia” (Prov 30:12)


É mais fácil enxergar o erro na vida do outro do que em nossa própria vida. É mais fácil ser puro aos próprios olhos do que confrontado pelo Senhor e sua Palavra. 


O verso de hoje nos apresenta uma realidade profundamente perigosa. Fala sobre aqueles “que são puros aos próprios olhos”. Trata, portanto, dos que olham para a própria vida, palavras, valores e ações e pensam que está tudo bem. Mas o verso afirma que estes "jamais foram lavados da sua imundícia”. A palavra hebraica traduzida por “imundícia” significa também 'sujeira' e ‘excremento’. É uma figura forte. 


Este é um importantíssimo alerta por alguns motivos. Menciono dois. O primeiro é relativo à nossa autojustiça, fruto do orgulho. Autojustiça é olhar para si e não encontrar erros. É também olhar para seus erros debaixo da compreensão de que todos são justificáveis. Trata-se daquele que perde a paciência, mas foi devido aos outros, que o pressionam. Explode com palavras ofensivas, mas é apenas o seu jeito de falar. Mente, mas é 'mentira branca', não tem importância. Fofoca, mas é pela preocupação do que se passa na vida do amigo. Vive endividado, mas é porque ganha pouco. É perigoso ser puro aos próprios olhos, pois devemos ser puros aos olhos de Deus, que sonda os corações e vê se há algum caminho mau. 


O segundo é relativo à falsa religiosidade. Trata-se daqueles que "jamais foram lavados da sua imundícia". São os que se passam por piedosos, religiosos, puros e retos, mas nunca se converteram ao Senhor. Talvez se acostumaram ao ambiente da vida cristã ou apreciam os valores que a fé cristã apresenta. Talvez foram criados em uma igreja e seguem participando dos cultos e encontros bíblicos como uma boa tradição. Talvez gostem de ler a Palavra e ouvir as exposições bíblicas, mas nunca de fato procuraram aplica-las à vida pessoal. São religiosos, mas não convertidos. Valorizam a dinâmica cristã, mas não creem em Cristo. Amam a igreja, como um bom ponto de comunhão, mas não o Senhor da igreja. Nunca se arrependeram de seus pecados e nunca se sujeitaram ao Senhorio de Cristo, confessando o seu Nome.  


Que o Senhor nos ajude a não sermos puros aos nossos próprios olhos, mas, santificados, nos tornarmos puros aos olhos de Deus. E aqueles que ainda não vieram sinceramente a Jesus, que o façam, com arrependimento, quebrantamento e submissão ao único Senhor e Salvador, Jesus Cristo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário