quinta-feira, 19 de setembro de 2024

CHORANDO

 AOS QUE SAEM ANDANDO E CHORANDO


A Palavra afirma que aqueles que viverem em Cristo serão perseguidos (2 Tm 3:12), que sofrerão perseguição por causa da justiça (Mt 5:10) e que isto envolverá não apenas o sofrimento do corpo, mas também a difamação pessoal e moral (Mt 5:11). 

 

Em meio à perseguição somos ensinados a guardar a Palavra de Deus (Jo 15:20) e à medida que a igreja é perseguida, o Senhor a fortalece para permanecer inabalável (Ef. 6:13). Em momentos difíceis, a mesma igreja que sofre é também aquela que se encontra em posição de dar grande testemunho de Cristo!

 

Em Atos capítulo 8, a igreja primitiva passou por forte perseguição. Ensina a Palavra que o sofrimento era físico, emocional e espiritual. No verso 1 o autor fala que a igreja “sofria perseguição”, usando o vocábulo diogmos que indica dor física. No verso 2 lemos que a igreja “pranteava” a morte de Estêvão, do grego kopeton que significa dor na alma – um sofrimento emocional. Por fim, no verso 3 vemos que Paulo “assolava” a igreja, onde encontramos o termo elumaineto, usado na Palavra para indicar ataque espiritual. 


Em meio a todo o sofrimento – físico, emocional e espiritual – a igreja foi dispersa por toda parte (v.1); porém, como consequência dessa dispersão, o evangelho também se difundiu, pois proclamavam a Cristo (v.4). Vemos que multidões se converteram (v.6), Deus mostrou sinais e maravilhas (v.7) e, por fim, houve grande alegria em Samaria com vidas sendo transformadas (v.8 

 

Atos 8 é um texto que narra a poderosa intervenção de Deus em ambientes improváveis. Em meio a grandes perseguições o Senhor tem produzido também grandes alegrias. Talvez, em virtude disso, quem sai andando e chorando enquanto semeia volta sempre com alegria trazendo os frutos colhidos, pela graça do Pai. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA

 UM NOVO DIA   A última pregação de Moisés foi possivelmente a mais emblemática, pois tinha como missão orientar o povo a seguir onde ele nã...