sábado, 14 de setembro de 2024

PAZ


 

A ansiedade é considerada o mal do século. É a preocupação com a tragédia que pode ou não acontecer. É a projeção do pior, que encontra ninho no coração, produzindo angústia. Muitos gastam a vida preocupados se terão câncer, se o avião cairá ou se serão despedidos, angustiando seus corações com situações que possivelmente não acontecerão. Outros enchem os pensamentos de ansiedade, dia e noite, preocupados com a família, as finanças e o futuro, não encontrando momentos de paz. 

 

Provérbios nos ensina que "A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra" (Prov 12:25). A palavra "abater" (shachah) significa deprimir, colocar abaixo. Indica que a ansiedade tem o potencial de retirar a alegria, o ânimo e a paz dos nossos corações. Mas o texto faz o contraste e ensina: "mas a boa palavra o alegra". Se as preocupações podem matar, a boa palavra dá vida! 

 

Alguns ensinos parecem claros. Primeiro, cuidado com a ansiedade! Ela tem o potencial de retirar a alegria e nublar o significado de sua vida. Ela promove a angústia e a morte. Abate o coração, mesmo do mais experiente e maduro. Se o seu coração anda ansioso, leve o assunto a sério e coloque-o perante o Senhor, pedindo libertação. 

 

Segundo, busque a "boa palavra" que alegra. Ela se encontra nas Escrituras e na boca daqueles que a confessam. Assim, ouça menos os que falam de suas próprias ideias e ouça mais aqueles que falam de valores cristãos. Leia mais a Palavra e procure seriamente aplicá-la em sua vida. 

 

Terceiro, fale com o Senhor sobre a sua ansiedade. Como lemos: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças" (Fp 4:6). Portanto, a oração, com confiança em Deus, é o antídoto para a ansiedade. E o resultado é lindo: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus (Fp 4:7). Ore e substitua a ansiedade pela confiança em Deus. 


Quarto, cuide de seus pensamentos. Não controlamos o contexto, aquilo que acontece à nossa volta. Não controlamos as pessoas, o que fazem e dizem sobre nós. Mas controlamos nossos pensamentos. Em Cristo, você deve parar de alimentar o seu coração com pensamentos ansiosos. À medida que você guarda os seus pensamentos, você guardará também as suas emoções. Faça guerra contra a ansiedade e busque a paz de Deus! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA

 UM NOVO DIA   A última pregação de Moisés foi possivelmente a mais emblemática, pois tinha como missão orientar o povo a seguir onde ele nã...