sábado, 14 de setembro de 2024

EMPATIA

 O que é empatia?


Em Mc 2.1-12 está escrito que quatro homens desfizeram parte do telhado de uma casa onde estava Jesus ensinando as boas novas do evangelho.


Agente sempre foca no paralítico, naturalmente por causa da benção que Jesus traz sobre sua vida, mas eu quero falar sobre esses quatro rapazes, embora a bíblia não revele seus nomes, eles deram um importante exemplo de empatia, um sentimento tão ausente em nossos dias.


Imagine chegar naquela casa absolutamente cercada de pessoas se apertando para ouvir Jesus e encontrar um modo de levar o paralítico até lá. Não foi uma tarefa fácil, eles não ganhariam nada com isso, porém o objetivo era que seu amigo fosse curado, logo a melhor solução era desfazer o telhado e descer o homem até onde Jesus estava.


Levar o homem com cuidado para cima era o primeiro desafio, um trabalho árduo, depois desfazer o teto da casa e abrir passagem para descer o rapaz. Penso que talvez eles tivessem pensado em várias outras alternativas antes de executar o plano audacioso deles, levando em consideração o fato de que nenhum deles era o proprietário do imóvel.


A empatia está no fato de que a dor daquele paralítico já havia comovido por tempo demais seus amigos, não suportando mais aquela situação e diante da certeza de uma solução iminente, eles não hesitaram.


"Perdoados estão os seus pecados"


A resposta de Jesus ao paralítico é provocativa e ao mesmo tempo maravilhosa. Ela nos mostra que a maior necessidade do homem não é física ela é espiritual, embora seus amigos queriam ver ele sair daquela cama o que ele realmente precisava era de perdão.


"Só Deus pode perdoar pecados"


Os fariseus não tiveram empatia nem pelo paralítico nem por ninguém, seu despeito pelos ensinos perfeitos de Jesus e pelas maravilhas que Ele operava cegava seu já curto entendimento não perceberam que Jesus tinha poder para curar tanto a alma ferida quanto o corpo.


Aqueles rapazes não imaginavam que todo aquele esforço terminaria daquela forma, valeu muito mais a pena do que podiam esperar. 


Empatia é quando a dor do outro dói em nós a ponto de fazermos por ele o que ele não pode fazer por si mesmo. Se essa dor não te aflige então você é como aqueles fariseus que se achavam tão melhores que os outros mas na verdade eram ocos como cacos vazios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA

 UM NOVO DIA   A última pregação de Moisés foi possivelmente a mais emblemática, pois tinha como missão orientar o povo a seguir onde ele nã...