domingo, 15 de setembro de 2024

CRISTÃOS

 “Os cristãos devem se avaliar diariamente para ver seu grau de humildade, e o amor praticado com o próximo.”(Jonathan Edwards)

Orgulho: um inimigo secreto 


[Por Jonathan Edwards]

 

1 Pedro 5.5-6   


O orgulho, por causa de sua própria natureza, é muito mais difícil de ser discernido do que qualquer outra corrupção. O orgulhoso é uma pessoa que tem uma opinião muito elevada de si mesma. Diante disso, há alguma surpresa constatar que uma pessoa que tem uma opinião muito elevada de si mesma não saiba disso? Ela pensa que a opinião que tem de si mesma é justa e, portanto, não é muito elevada. Se os fundamentos da opinião de si mesmo desmoronassem, ele deixaria de ter tal opinião. Todavia, por causa da natureza do orgulho espiritual, ele é o mais secreto de todos os pecados.

Não há outro assunto em que o coração seja mais enganoso e insondável; e não há nenhum outro pecado no mundo em que os homens confiem tanto. A própria natureza dele é trabalhar a autoconfiança e afastar qualquer suspeita de qualquer mal de qualquer tipo. Não há pecado tanto maligno quanto este no que diz respeito a sigilo e sutileza, aparecendo, em muitas formas, que não são detectadas nem suspeitadas. O orgulho espiritual assume muitas formas e formatos, um abaixo do outro; envolve o coração como as camadas de uma cebola: quando você arranca uma, há outra embaixo.

Portanto, precisamos ter a maior vigilância inimaginável sobre nossos corações com respeito a este assunto e clamar com mais fervor ao grande Perscrutador de corações por Sua ajuda. Aquele que confia em seu próprio coração é um tolo. Visto que o orgulho espiritual, em sua própria natureza, é tão secreto, não pode ser tão bem discernido pela intuição imediata da própria coisa. É melhor identificado por seus frutos e efeitos, juntamente com os frutos contrários à humildade cristão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA

 UM NOVO DIA   A última pregação de Moisés foi possivelmente a mais emblemática, pois tinha como missão orientar o povo a seguir onde ele nã...