quinta-feira, 19 de setembro de 2024

SEMENTE

 “A palavra de Deus é semente ao sol: ilumina a todos a quem é pregada, mas não produz frutos entre os cegos”

(João Calvino)


O homem em sua natureza é cego e surdo e possue um coração endurecido para a Verdade da Palavra de Deus, já revelada. Por isso, o homem precisa ser curado de sua cegueira, surdez e orgulho. Calvino irá dizer que mesmo que a luz seja resplandecente, para o cego, de nada adianta, pois é preciso que primeiro seja curado de sua cegueira para que possa ver o esplendor da luz! Dessa mesma forma, o surdo, não pode escutar, ainda que gritem com a mais alta voz em seus ouvidos, não fará efeito, por que para escutar é preciso curar sua audição. Isso também vale para o coração endurecido pelo próprio entendimento acerca da vida. “Todos nós somos por natureza, cegos, surdos e orgulhosos, precisamos ser curados nessas três instâncias! A Palavra só pode penetrar na mente do homem natural através da ação do Espírito Santo de Deus, que cura, revela e ilumina à sua Palavra! 


A condição primordial do homem natural frente a Palavra de Deus, não é conhecer para ser liberto, mas ser liberto para conhecer. Ele precisa de uma libertação que não é fruto nem de reflexão é muito menos de autorreflexão, mas, sim, de uma ação interna do Espírito, que com efeito, liberta o homem para o conhecimento da verdade de Deus! O verdadeiro conhecimento de Deus é de nós mesmos ultrapassa todo o pensamento teórico. Esse conhecimento não pode ser objeto teórico, seja de uma teologia dogmática, seja de uma filosofia cristã. Ele pode apenas ser adquirido pela operação da Palavra de Deus e do Espírito Santo na existência e experiências do homem natural! 


(

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA

 UM NOVO DIA   A última pregação de Moisés foi possivelmente a mais emblemática, pois tinha como missão orientar o povo a seguir onde ele nã...