sexta-feira, 13 de setembro de 2024

ARTE

A sabedoria é a arte de viver a vida na perspectiva da Palavra de Deus. Não significa ter conhecimento intelectual. Há gente com muito conhecimento, mas vive cometendo tolices. A sabedoria é viver no centro da vontade de Deus, e tomar as decisões corretas. A sabedoria é encarnar Cristo em nosso viver diário. Cristo é a nossa Sabedoria (1Co 1.30).


Em Tg 3.13, lemos uma pergunta: “Quem entre vós é sábio e tem conhecimento?”. A reposta vem na sequência: “Mostre suas obras pelo seu bom procedimento, em humildade de sabedoria”. Observa-se que ser “sábio” significa ter um “bom procedimento”. O adjetivo “bom” ou “condigno” (ARA) (gr. kalos) significa “bonito de olhar, excelente em sua natureza e características”. O sábio é aquele que tem um comportamento admirável.


A sabedoria se expressa em nossos relacionamentos pessoais. Sábio é aquele que se relaciona bem com as pessoas. Não à toa, Tiago volta a falar sobre sabedoria imediatamente depois de falar sobre o poder da língua (Tg 3.1-12). Em Provérbios, uma das colunas de uma vida sábia é o uso apropriado da língua. Aqui em Tiago 3.13-18, a sabedoria tem a ver com estancar o orgulho, a inveja e o espírito faccioso que promove intrigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA

 UM NOVO DIA   A última pregação de Moisés foi possivelmente a mais emblemática, pois tinha como missão orientar o povo a seguir onde ele nã...