segunda-feira, 19 de agosto de 2024

EU

 EU SOU

(Marcos 14:62)


E Marcos 14 encontramos Jesus perante o Sinédrio, logo após ter sido preso. Eles tentavam encontrar um motivo para entregá-lo aos romanos, pedindo a sua morte. Lemos que "muitos testemunhavam falsamente contra Jesus" (v.56) e o sumo sacerdote tentava incitá-lo a responder algo que o condenaria. Em certo momento pergunta: "És tu o Cristo, o Filho do Deus Bendito?" (v.61). E vemos que "Jesus respondeu: Eu sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do céu" (v.62). Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes e afirmou que Jesus havia blasfemado, "e todos o julgaram réu de morte" (v.64). 


Mas o que Jesus falou que causou tanta revolta aos seus perseguidores? 


Primeiramente, Ele afirmou ser o Messias. A expressão "Cristo" aponta para o Messias prometido nas Escrituras, enviado por Deus para libertar o seu povo. Tal afirmação causou indignação entre todos que o perseguiam, pois esperavam que o Messias viesse de dentro da ordem religiosa judaica, alguém alinhado com os poderosos da religião. 


Em segundo lugar, Ele afirmou ser Deus. Ao responder "Eu sou", Jesus provavelmente os fez lembrar das palavras do Senhor Deus em Êxodo 3:14 ("Eu Sou o que Sou"), e logo após se identificou como o "Filho do Homem" que se assentaria "à direita do Todo-Poderoso". Jesus, assim, apresenta a sua divindade. Este foi o fato que, acima de todos os outros, gerou indignação entre os religiosos e o povo, acusando-o de blasfêmia.


É fundamental que possamos, portanto, reafirmar a nossa fé a cada dia em Jesus Cristo, reconhecendo-o como Ele é. Neste evangelho de Marcos vemos que Ele é o "Filho de Deus" (Mc 1:1), "Senhor" (Mc 1:3), "Santo de Deus" (Mc 1:24), "Cristo" (Mc 8:29), "Filho do Homem" (Mc 8:31), "Rei dos judeus" (Mc 15:2), "Rabi" (Mc 9:5), "Jesus de Nazaré" (Mc 10:47), "Filho de Davi" (Mc 12:35) e "Eu sou" (Mc 14:62). 


É fundamental que possamos relembrar que Ele é o Messias prometido para a salvação de todo aquele que crê; e também o Deus encarnado, Eterno, Senhor de todos, Todo-Poderoso, Santíssimo e Glorioso, que andou em nosso meio para viver a nossa morte e nos dar vida em abundância. Seja Ele eternamente exaltado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ERROS

 Aprenda com seus erros!  Se o leite ficar ruim, vira iogurte. O iogurte é mais valioso que o leite. Se piorar, torna-se queijo e queijo é m...