sexta-feira, 2 de agosto de 2024

BEM

 FAÇA O BEM 

(Marcos 3:5)


Não é difícil fazer o bem quando nos encontramos em situações ideais e confortáveis. Se temos mais do que precisamos, não é difícil ajudar o necessitado. Se quem precisa é um amigo chegado, nosso coração tem alegria em colaborar. Mas e quando estamos sob pressão? E se o necessitado for o nosso inimigo? E se estivermos no limite? 


Em Marcos 3 encontramos Jesus curando um homem que tinha uma mão atrofiada: "'Estenda a mão'. Ele a estendeu, e ela foi restaurada" (v.5). Este seria mais um milagre de Jesus, se não fosse o contexto opressor que o rodeava. Lemos que "alguns estavam procurando um motivo para acusar Jesus" (v.2) e observavam se Ele faria algum milagre no sábado, que entendiam não ser permitido. A intenção era encontrar algo para acusá-lo de blasfêmia. Jesus ficou indignado e "profundamente entristecido por causa do coração duro deles" (v.5). E, assim que curou o homem, "os fariseus saíram e começaram a conspirar com os herodianos contra Jesus, sobre como poderiam matá-lo" (v.6). 


Você há de concordar que neste caso seria mais fácil não fazer o bem, não curar o enfermo. Jesus evitaria as críticas, o confronto e o perigo de morte. Talvez você e eu nos encontremos em uma situação em que, mesmo em diferentes proporções e contexto, seja mais fácil não fazer o bem. Você não se expõe, não se envolve no problema que o outro tem, não precisa buscar discernimento para saber o que fazer e o que não fazer, e não corre o risco de ser criticado e questionado pelos demais. É mais fácil não fazer o bem. 


A proposta de Cristo, porém, é outra. Envolve amar os inimigos, correr riscos para ajudar o aflito e em tudo partilhar sobre as verdades do Reino. Faça o bem! Busque oportunidades, ore por discernimento, dê os passos necessários e, segundo a vontade do Senhor, abrace e ajude aquele que precisa. Não faça isto para receber agradecimentos, ser elogiado ou notado por outros. Aliás, procure fazer o bem de forma discreta e sempre cobrindo com oração tudo o que faz. Portanto, faça o bem, mesmo quando for difícil! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CUIDAR

 Cuidar é especialidade do Senhor. Ser escudo e broquel daqueles que O servem faz parte do agir de Deus. Todos os que o Senhor escolheu e ch...