quarta-feira, 7 de agosto de 2024

MOMENTO

 É MOMENTO DE PARAR

(Marcos 6:31)


Vivemos em um mundo frenético. As informações, interações e demandas estão presentes 24 horas por dia. São, sem dúvida, grandes oportunidades de servir, trabalhar, receber a provisão de Deus e também abençoar outras pessoas. Há, porém, momentos de parar. 


Em Marcos 6 encontramos Jesus e seus discípulos lidando com demandas gigantescas. Jesus os havia enviado em duplas para se espalharem pela região (v.7-13), chamarem o povo ao arrependimento (v.12), curarem enfermos e expulsarem demônios (v.13). Eles retornaram até Jesus contando tudo o que “haviam feito e ensinado” (v.30) e estavam tão ocupados que não tinham tempo nem para comer” (v.31). Jesus lhes disse: “Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto” (v.31). Procuraram, assim, “um lugar solitário” (v.32). 


Há momentos de engajar e há momentos de parar. As pausas regulares são extremamente importantes em nossas vidas, e destaco alguns motivos. 


As pausas são momentos de renovar as forças. Somos limitados, e assim também é a nossa energia, seja física, mental ou emocional. Não conseguimos lidar com grandes demandas por tempo prolongado sem renovarmos as forças. É importante parar. Desligar-se das demandas do dia para descansar, recuperar o fôlego, a força e o ânimo. Desligue o celular e leia um livro. Afaste-se do Whatsapp e faça uma boa caminhada. Saia do meio da roda das demandas e vá para uma roda de amigos. Cada um para de maneira diferente, mas é preciso parar, de tempos em tempos, para renovar as forças. 


As pausas são momentos de reflexão. É difícil refletir em dias agitados. A reflexão requer, por natureza, um lugar tranquilo, tanto o ambiente quanto o coração. Estou convencido de que alguns dos maiores erros de nossas vidas resultam da falta de reflexão. Somos levados apenas a agir e reagir, sem refletir. É importante, porém, parar para observar de forma mais cuidadosa o que Deus está falando, fazendo e ensinando. 


As pausas são momentos de adoração. Não é preciso parar para adorar. Ao contrário, devemos adorar ao Senhor com tudo o que somos e tudo o que fazemos em todo o tempo. Mas é importantíssimo ter tempo apenas para a adoração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGO

 "Eu digo que aqueles que fazem pouco do pecado e que nunca sofreram por conta dele, talvez possam saber que sua fé não é genuína. Tais...