segunda-feira, 12 de agosto de 2024

PERSEVERE

 PERSEVERE

(Marcos 10:1)


Iniciar é uma tarefa difícil, mas perseverar é o maior desafio. Isto se aplica a muitas coisas da vida, como uma dieta, exercícios físicos, estudos e trabalho. E também na vida devocional, ministério pastoral e evangelização. O maior desafio é perseverar. 


Em Marcos 10 encontramos Jesus, após muitas idas e vindas, multidões, curas, pregações e atenção a todos. Ele certamente estava exausto. Este verso chama a minha atenção, pois diz: "Jesus saiu daquele lugar e foi para a região da Judéia e para o outro lado do Jordão. Novamente as multidões se reuniram ao seu redor, e ele as ensinava, como era o seu costume" (v.1). 


Perante as multidões, vemos que Jesus "as ensinava". E o fim do verso nos diz: "como era o seu costume". Parte do ministério de Jesus era o ensino e Ele usava todas as oportunidades para cumprir o seu chamado. Ele ensinou aos seus discípulos de forma particular, e também às multidões com milhares de pessoas. Ele ensinou de forma direta, dando orientações objetivas, e também usou parábolas e analogias para que compreendessem. Ele ensinou lendo as Escrituras e também explicando as Escrituras. Ele ensinou pelo que falava e pelo que fazia. Ensinou de forma confortável, sendo cuidadosamente ouvido, e também sendo apertado pelas multidões e contrariado pelos opositores. E mesmo agora, na Judéia, exausto pelas constantes viagens, Ele continuava a ensinar. Jesus é nosso modelo de perseverança. 


Persevere em sua vida com Deus! Independente da configuração do seu dia, não deixe de ler a Palavra, nela refletir, orar e ter um tempo de adoração. Buscar ao Senhor e adorar o Seu nome é o seu maior propósito de vida. Faça disto o seu valor e o seu costume, assim como Jesus. 


Persevere em seus alvos! Poucas coisas importantes são conseguidas de forma imediata e com pouco esforço. É necessário esforço e trabalho constante para que a semente plantada possa germinar. E se um dia falhar na perseverança, não desanime: continue no dia seguinte. 


Persevere no amor! Relacionamentos pessoais, especialmente os mais complexos, demandam um amor continuado. Persevere na atenção, oração e comunhão com aqueles que Deus colocou em sua vida, sejam família, equipe, amigos ou irmãos. Em tudo que é importante e vem de Deus para você, persevere!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRA

  Um dos maiores equívocos que cometemos é limitar a obra de Deus à nossa experiência. Julgamos que tudo quanto Deus quer e poder fazer em n...