domingo, 11 de agosto de 2024

COMUNHÃO

 COMUNHÃO SEM COMPETIÇÃO

(Marcos 9:40)


A competição entre irmãos na fé é resultado do orgulho. Germina na soberba, quando olha-se para o irmão ao lado com altivez, vendo-o como inferior. E floresce no desamor, ao colocar sobre outros o jugo que não colocaria sobre seus próprios ombros. A proposta de Cristo é comunhão em lugar de competição! 


Em Marcos 9 Jesus foi abordado pelos discípulos, que estavam incomodados com alguém que em nome de Cristo expelia demônios. Este homem, porém, não os seguia e, assim, os discípulos o proibiram de libertar pessoas possessas. Jesus os repreende dizendo que não deveriam proibi-lo, "pois quem não é contra nós é por nós" (v.40). E complementa afirmando que quem der de beber aos discípulos de Cristo, por serem de Cristo, não perderá o galardão (v.41). Por outro lado, quem fizer alguém tropeçar na fé terá grande punição (v.42). Que palavras fortes! 


Gostaria de convidá-lo a olhar ao redor, sondando o seu coração, e ver se há em você alguma raiz de competição. Talvez um velado desejo de ser melhor, maior ou ter mais que o outro. Talvez uma secreta censura a alguém, não por motivos de fidelidade a Cristo, mas simplesmente porque, de alguma forma, esta pessoa, sua vida, palavras e ações o incomodam. Ou ainda por um peso em seu coração ao observar que alguém ao seu lado recebe aplausos que, em sua percepção, deveriam ser seus. 


Cuidado com a competição! Lembre-se que cada um prestará contas a Deus, portanto você não é juiz do seu irmão e da sua irmã. Guarde o seu coração e viva uma vida santa, de comunhão sem competição, em nome de Jesus. 


Assim fazendo, você irá se alegrar com quem se alegra e chorar com quem chora. O contrário não é bíblico: alegrar com quem chora e chorar com quem se alegra. Portanto, alegre-se quando o irmão é abençoado por Deus. Alegre-se quando a outra igreja cresce. Alegre-se quando o pastor ao lado recebe a honra. Alegre-se quando alguém é afirmado, abençoado e acolhido. São as bênçãos de Deus para o outro, e as suas virão até você. Receba-as com ações de graça! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ROGAI

 ROGAI AO SENHOR DA SEARA Parte 1 Ao refletir sobre as palavras de Jesus em Mateus 9:38 (“Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalha...